quinta-feira, 11 de maio de 2017

[Resenha] Mônica e Enzo e todos os dias - Denise Flaibam

Descontrolados,

          Ouvi alguém pedindo resenha nacional?! Tenho o prazer de trazer para vocês hoje a resenha da autora parceira Denise Flaibam. Foi o meu primeiro contato com a escrita dela com Mônica e Enzo e todos os dias, vamos saber o que achei?!


Título: Mônica e Enzo e todos os dias
Autor(a): Denise Flaibam
Gênero: Romance/Ficção/Literatura Nacional
Páginas: 281
Compre: Amazon
Leia os dois primeiros capítulos no Wattpad
Sinopse: Mônica gosta de rotinas. Ela aprendeu a evitar situações desconfortáveis por causa delas. Com dezessete anos, cinco irmãos, um talento nato para a fotografia e uma paixão antiga pelo Enzo, o maravilhoso goleiro do time da escola, Mônica está muito bem, obrigada. Contudo, um mal entendido coloca Mônica como fotógrafa oficial dos jogos, o que significa encontrar com o astro do time de futebol, consequentemente o amor da sua vida (e o fã clube alucinado dele) várias vezes no dia. Passos bem calculados se tornam uma sequência de incidentes inesperados, como encontros nas festas da escola e sorrisos apaixonados. Espera aí... O Enzo, apaixonado por ela? De repente, Mônica precisa lidar com as reviravoltas da vida adolescente, coisas que até então tinha conseguido evitar. Mônica e Enzo e Todos os Dias é a história de um amor surpreendente e cheio de possibilidades. Será que a Mônica vai conseguir fugir dos seus medos para viver esse primeiro amor?
          Como sou apaixonada por música e adoro livros que contenham uma playlist, segue abaixo as músicas que nos fazem adentrar ainda mais em toda a trama e torna a leitura ainda mais agradável. Clique na imagem para ser redirecionado e ouvi-las.


          Agora que estamos mais no clima, vamos saber um pouco mais sobre esse romance maravilhoso!
          Começamos conhecendo Mônica Garcia, ela mora com a família que consiste em quatro irmãos, uma tia meio louca e os pais que estão em processo de separação há muito tempo em uma cidadezinha do interior chamada Lagoa Feliz. Seus pais tentaram se reconciliar algumas vezes e uma delas resultou em seus irmãos trigêmeos Tampa, Suzana e Henrique que são os mais novos e cheios de energia, além de sua irmã Lílian e seu irmão Teodoro, ambos mais velhos.

"Eu sou a única cursando o Ensino Médio, graças aos céus. Só de pensar em ter as três pragas caçulas comigo já me dá arrepios. Ah é, os trigêmeos: Tampa, Susana e o Henrique têm dez anos. Meus pais enfrentaram certos problemas com a fertilidade agressiva dos Garcia."

          Mônica é uma garota bem tímida nada acostumada a ter atenção voltada para si. Tem grande paixão por duas coisas: a primeira é a fotografia onde se sente realizada; a segunda tem nome e sobrenome sendo Enzo Daniel Spozito da Silva, o goleiro e capitão dos Dragões que é o time de futebol da escola. É o garoto mais simpático que ela poderia conhecer.

"Para os meus dois melhores amigos, o que eu sinto é uma "paixonite" perfeitamente controlável, como a que todo mundo nutre pelo Enzo."

  

          Ela está quase se formando no ensino médio e faz cerca de dois anos que conheceu Enzo em um esbarrão que deram na rodoviária da cidade e desde então ela nutre esse sentimento por ele. Está sempre acompanhada de seus dois grandes amigos Rodolfo, o dramático; e Ruth, a Girl Power enigmática.

"– Para falar com o Rodolfo nesta semana, a inspiração tem que vir dos dramas teatrais. Se você conseguir conjugar a segunda pessoa com perfeição, talvez tenha a total atenção dele em tempo integral."

  

          Mônica ama muito fotografar e está tentando ter destaque no jornal estudantil da escola. O que ela não esperava é ser incumbida de acompanhar e fotografar os treinos e jogos dos Dragões. Assim será inevitável se encontrar com Enzo e ela teme pelos seus sentimentos. Esses encontros nos prometem muitas surpresas e descobertas.

"Eu ajusto a câmera, migrando os olhos dos lances para as configurações, e acho que, sem querer, permito o uso do flash. Quando ele dispara e eu percebo, abaixo a câmera correndo, mas gelo escorre pelas minhas costas ao ver Enzo virando o rosto na direção da arquibancada."


          Se precisasse definir o livro em apenas uma palavra, eu diria que é apaixonante. Ele foge um pouco do gênero que a Denise costuma nos agraciar que é a fantasia, mas creio que ela surpreenderá muitos com esse livro que me lembrou as comédias românticas que tanto gosto, sendo extremamente divertido acompanhar as trapalhadas de Mônica por causa de sua timidez.
          Fiz a leitura rapidamente, demorando cerca de dois dias para finalizar por causa do resto da vida (se não tivesse que trabalhar creio que terminaria em uma só sentada). Isso pelo fato de a escrita da Denise ser muito cativante, leve e todo o enredo ser muito realista. Pude imaginar vários adolescentes passando pelo que Mônica e Enzo passaram facilmente, se aventurando nas descobertas do primeiro amor. Além disso, sua família tem problemas que são palpáveis e verossímeis, tornando-nos muito mais próximos a todos. Não tive em nenhum momento a sensação de as situações serem forçadas.
          Os personagens desde o início me cativaram e, no decorrer do enredo, podemos ver que amadurecem de forma natural, descobrindo com acertos e erros o que é certo ou errado, o que os faz bem ou não. São muito dinâmicos e no final estamos conectados a todos de alguma forma. O romance entre os protagonistas vai surgindo como quem não quer nada e nos embalando conforme seu ritmo, não é aquele instalove que estamos acostumados a ver no gênero. Pela personalidade de Mônica, eles acabam trocando bilhetinhos e isso me lembra muito quando estava estudando, onde havia aquele receio, o frio na barriga e a troca de olhares antes de tudo.
          Mônica e Enzo e todos os dias é um livro que aborda as descobertas e dificuldades do primeiro amor, além de discutir de forma muito aberta e leve problemas familiares e o quanto a união entre eles é importante para resolvê-los e também sobre homossexualidade, nos fazendo dar muitas risadas mas também chorar e refletir sobre tais assuntos. Nos mostra também a diversidade de raças e etnias através do casal protagonista, já que Mônica é ruiva e Enzo negro, sem preconceito e enaltecendo as características físicas de ambos. Não há dúvidas que indico para os fãs de um bom romance divertido.
          Deixo vocês agora com algumas curiosidades sobre o livro.

        
  
          Já conheciam a obra da Denise? Leram algum de seus livros? Se interessaram por Mônica e Enzo e todos os dias?

Bjux e até a próxima Descontrolados?

24 comentários:

  1. Olá! Que delicinha de livro! Eu também adoro filmes de comédia romântica, reclamo dos clichês, mas tô sempre lá vendo uma nova! hahaha
    Não conhecia a autora, cliquei no seu marcador e vi que ela tem várias obras, né!? Que legal! Viva a literatura nacional!!!
    Fui lendo sua resenha e pensando em meus alunos...Seria talvez esse um bom livro a ser trabalhado em sala de aula? Por conta das questões que o livro aborda? Fiquei bem pensativa quanto a isso e com vontade de conhecer mais, pois, me pareceu ser exatamente o tipo de livro que traz ótimas questões para levar aos alunos através de uma leitura prazerosa.
    Beijinhos, Michele!

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliza,
      Eu adoro um bom clichê e estou sempre procurando leituras assim, não enjoo.
      Ela tem várias obras sim, mas a maioria é do gênero fantasia (que amo demais também) e espero que possa acompanhar as próximas resenhas que trarei das obras da Denise.
      Acho legal que tenha levantado a questão sobre ser trabalhado em aula e creio que seria interessante sim, até porque é muito divertido e dá para discutir sobre os temas que mencionei sem o menor problema.

      Excluir
    2. Ah, obrigada pelo esclarecimento, Michele! Vou deixar anotado e procurar saber mais pra levar pra aula, sim!

      Excluir
  2. Ah! Esqueci de comentar que adorei a curiosidade sobre os capítulos que começam como os de Friends <3 Minha série queridinha pra sempre! Me fez lembrar da criação do próprio nome do meu Blog! Inicialmente todos os meus posts iriam começar com "Aquele/Aquela" também, acabou que ficou só no nome do Blog! hehe.

    Agora sim, beijos!!! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que nunca assisti Friends, mas depois que li a obra fiquei curiosa para conhecer. E também muitas pessoas elogiam bastante.
      Acho que em breve tentarei assistir. Que legal saber um pouco mais sobre a criação do nome do seu blog! O meu surgiu por causa do meu marido que fala que quando começo a ler fico descontrolada e não consigo parar, não dando atenção a ele (risos). Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Assista Friends!!!! <3 hahahaha Pois é... Chamaria apenas "Epifania", pelo próprio significado da palavra, por ser um termo que tem muito a ver com Clarice Lispector (minha autora preferida pra sempre rs) e muitas outras coisas. Mas, na época, quando criei o Blog, na hora de colocar o endereço já tinha esse nome registrado (e não usado #raiva kkk). Aí pensando no que eu poderia acrescentar, na hora lembrei da série e achei que poderia ser uma maneira, também, de brincar com o nome, deixando mais "leve".

      Meu marido também reclama ahahhaha É nosso vício, né!? Não tem jeito... Adoro o nome do seu Blog, me identifico! kkk

      Excluir
  3. Oi Michele, o livro parece ser muito bom e gosto de se ler. Adorei as curiosidades e a playlist. Eu não sou de ler e ouvir música ao mesmo tempo, mas gosto de conhecer a playlist.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Nossa parece ser um livro delicioso de ser lido daqueles que vamos dar várias risadas e também nos colocar no lugar do personagens e enteder o que estão passado ..
    Com certeza irei anotar a dica é ler assim que possível.

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros com referencias musicas, de séries e tudo mais. Me sinto muito mais conectada com a história.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Ainda não conhecia esta Autota, mas só de saber que contém muitas musicas na história, sei que iria amar. Sua resenha também me cativou bastante e com certeza ele irá para a minha interminável lista.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Michele, tudo bem?
    Confesso que li a sua resenha muito por cima pois esse livro é uma das minhas próximas leituras e eu fiquei com medo de pegar algum spoiler hehehe. Pelo que li tenho certeza que é um livro pelo qual eu vou me apaixonar, romance e comedia romântica fazem exatamente o meu estilo e confesso que estou super ansiosa por essa leitura.
    Amei a sua resenha , espero curtir o livro assim como você
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Já tinha ouvido falar desse livro tinha um tempinho e apesar de ser infanto-juvenil, a sinopse tinha me conquistado de uma maneira única. Fora a playlist que eu amei e ser romance que curto. Só fiquei meio assim por ser série né, mas dá pra relevar. Adorei conhecer mais sobre a história e dica anotada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, menina apesar de não ler muito o gênero, super me identifiquei com a personagem,adoro música e fotografia, só me falta um Enzo na vida hehe. A história ficou bem fofa. Adorei as curiosidades tbm!!! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá! Nunca li nada da autora, mas sempre vejo elogios sobre seus livros. Não conhecia a história desse, mas achei super fofa! Não tenho o hábito de ler comédias românticas, mas adoro essas que tem uma pegada teen, falam sobre o primeiro amor de forma leve e divertida. Não tem como não lembrar da própria adolescência. Leria com certeza!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oii. Tudo bem?
    Não conheço o trabalho da autora, mas vejo que ela recebe vários elogios.
    O livro tem uma pegada teen que não costumo ler, mas acho super válido como recomendação para minhas priminhas.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  12. Oiii Michele tudo bem?
    Eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, estou sentindo falta de livros clichês e sei que seria uma ótima pedida, sua resenha ficou ótima.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Li o primeiro livro da autora porque vi ela na bienal de são paulo em 2014 e achei ela super fofa, amei a escrita, mas não me identifiquei muito, achei uma leitura realmente pra pré- adolescentes e adolescente. Ainda não li esse, vi que estava gratuito na amazon e baixei, mas não li. Gostei da sua resenha. Quem sabe na próxima.

    ResponderExcluir
  14. Oi, querida!
    Sua resenha ficou cativante, o livro deve ser apixonante mesmo, eu amei a capa, tudo muito fofinho, visivelmente para o público adolescente, mas que certamente deve conquistar os adultos.

    ResponderExcluir
  15. Oi!!!


    Adoro comédias românticas e fantasias, talvez me identifique com autora que não conhecia. A estória de Mônica e Enzo parece bem promissora, principalmente por abordar o amor adolescente. No momento não tem como adquiri, mas colocarei na minha lista e espero que o livro me agrade e consiga ler esse em dois dias, assim como você. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. ah, parece ser uma história bem teen mesmo, e agradável de se ler... curti várias musicas da playlist... mas não sou de ler com frequencia o gênero...
    bjs...

    ResponderExcluir
  17. Michelle sua postagem ficou linda, parabéns. Sou muito visual e adoro quando a blogueira expõe seu texto junto com as imagens, acredito que fixa mais no leitor a mensagem principal. Enfim amei conhecer uma pouco mais dessa obra totalmente inovadora do estilo da Denise, que já conheço e adoro.
    Vou aproveitar o kindle Unlimeited que fiz e baixar essa história.
    Espero conseguir ler em breve. Beijos e valeu pela indicação!!!!

    #euleionacional
    💞🤓😘💞 leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  18. Que fofo o seu post, ficou muito com cara de adolescente que vai descobrindo o amor com uma pessoa famosa. Na verdade de início me pareceu meio a música Eduardo e MÕnica mas vi que é bem diferente. Gostei um monte das colagens que você fez.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  19. Eu já tinha visto o livro pelas redes sociais e achei super fofo e tua resenha reforçou isso sabe? to curiosa em ler parece tão meigo.

    ResponderExcluir
  20. Michele, Adorei a premissa do livro.
    A história é bem o tipo que me agrada.
    Adorei a Mônica e fiquei curiosa para ler, sem contar que não leio muitos livros com playlist.

    ResponderExcluir