sábado, 13 de maio de 2017

[Resenha] Insônia (Nefilins Vol.01) - Mari Scotti

Descontrolados,

         Trago hoje mais uma obra da autora parceira Mari Scotti, que literalmente tem muito a ver com o que ela causa na gente (risos). Estou parecendo um zumbi desde que iniciei a leitura da série Nefilins tentando terminá-la o quanto antes porque estou amando. Já estou no terceiro volume e hoje vou falar sobre o primeiro volume, Insônia.


Título: Insônia (Série Nefilins Vol. 01)
Autor(a): Mari Scotti
Gênero: Fantasia/Literatura Nacional
Páginas: 324
Compre: Amazon
Sinopse:  Suzanna foi a única sobrevivente do acidente que matou seus pais, salva por alguém que ninguém acredita existir. Quando está perto de completar dezoito anos, coisas estranhas passam a acontecer envolvendo este homem misterioso. Dois rapazes surgem em sua vida, que parecem saber muito mais sobre ela do que revelam. O que ela desconhece é que uma simples escolha poderá alterar o destino de sua alma.  


          Não canso de dizer que sou apaixonada por fantasia, ainda mais quando é sobrenatural. Falou em anjos caídos então... Quase me desespero tentando ler o quanto antes. Já li a série Fallen, a Hush Hush, a trilogia Halo e todas apresentam anjos caídos, nefilins e seres celestiais. Ainda não tinha lido nada do tipo nacional e estava extremamente ansiosa, com as expectativas bem altas e, graças aos deuses e à escrita maravilhosa da Mari, não me decepcionei.
        Suzanna era muito nova quando perdeu seus pais em um acidente de carro quando viajavam de Sorocaba, onde moravam, para visitar os avós dela em São Paulo. Tinha apenas oito anos quando isso aconteceu e ela lembrava de muito pouco desse dia: apenas de alguém com olhos cinzas penetrantes que a obrigou a olhar para ele enquanto a salvava. Desde então ela vive na casa de seus avós Alfredo e Catarina.

"Um som de algo se chocando misturou-se ao da minha voz. Na sequência, senti meu corpo chacoalhando, sendo lançado para o banco da frente e puxado de volta pelo cinto de segurança. Minha cabeça bateu no vidro e vi tudo escurecer."

          Agora Suzanna está prestes a completar dezoito anos. É uma menina muito doce, um tanto imatura e ingênua mas de personalidade forte. Desde o acidente, ela enfrenta estranhos pesadelos e também muita dificuldade para dormir. Levanta-se sempre durante a madrugada e tem o hábito de ler, normalmente debaixo de um carvalho da casa vizinha.

"Rotineiramente, perdia o sono por volta das três da manhã, e me iludia ao ter esperança de continuar dormindo, o que nunca acontecia."

         Em uma dessas noites, quando se encontra embaixo da árvore, é surpreendida por um belo e misterioso rapaz chamado Pietro que a orienta a voltar para sua casa e tentar dormir. Um pouco assustada, resolve voltar. No dia seguinte, descobre que ele é seu novo vizinho e que seus avós convidaram a família dele para o jantar. Seus encontros com Pietro acabam tornando-se rotineiros e Suzanna acredita estar se apaixonando por ele.

"Seus olhos são escuros e gélidos e ele me encara assustado, talvez por eu ter gritado. Levantei-me apressada, sentindo cada músculo do meu corpo trêmulo."

         Suzanna está no último ano do ensino médio e tem uma melhor amiga chamada Bruna. Elas são bem diferentes, mas se entendem muito bem. Ambas são surpreendidas em uma segunda-feira com um novo aluno chamado Arthur. O garoto também apresenta aquele ar todo misterioso, é divertido e irritante ao mesmo tempo. Arthur e Pietro parecem não se gostar muito e Suzanna não consegue entender o motivo, ficando no meio das desavenças entre eles. Aos poucos, os três começam a conviver cada vez mais tempo juntos e Suzanna terá várias surpresas tanto sobre descobertas de seu passado quanto em acontecimentos no seu presente, deixando um futuro incerto pairando.

"Acredito, às vezes, que este vazio dolorido que me inunda nas madrugadas é porque sobrevivi e eles nao. O estranho é que, da mesma forma que esse pensamento me sobressalta, outro o sobrepõe e parece não ser meu: Você não pode morrer, você sobreviveu para um propósito."

          Vou começar falando dos personagens! Gostei muito tanto de Pietro quanto de Arthur. O mistério em torno deles sobre quem é o mocinho e quem é o vilão me deixou muito curiosa e a Mari consegui trabalhar muito bem isso. Cada um apresenta características muito bem desenvolvidas e distintas, mas ambos tem um jeitinho meio sarcástico que me fascinou. Já a Suzanna me deixou um pouco dividida quanto aos meus sentimentos por ela, afinal algumas vezes apresentava-se forte e inteligente mas outras era uma completa porta e não via (ou não queria ver) coisas que estavam bem à sua frente. Amei que a autora quebrou um pouco da tradição ao criar uma personagem que não segue os padrões, com um cabelo que ela chama de fuá e que está sempre demonstrando ter vontade própria.
          A descrição dos cenários é uma conversa à parte. Foi muito bem desenvolvida toda a ambientação e consegui me visualizar em cada local pelo qual a trama se passa, descrito na medida certa para não se tornar uma leitura maçante mas sim envolver o leitor e transportá-lo até lá. Li a versão no formato digital e tenho que dizer que a revisão está impecável, a diagramação é simples e bonita. A capa, meu bem, acho maravilhosa e tem tudo a ver com o enredo, já que contém penas brancas e negras simbolizando a divisão entre o bem e o mal, sendo que nossa protagonista encontra-se em meio a tudo isso.
          Desde as primeiras palavras, me conectei rapidamente ao enredo e estava ávida pelas páginas. Fiz a leitura em menos de um dia e não conseguia parar de ler enquanto não terminei ele, sendo que já engrenei no segundo e terceiro volumes em seguida. A escrita da Mari é cativante, de fácil entendimento, bem leve e envolvente. A narrativa é feita em primeira pessoa e alternada entre alguns dos personagens que compõem o enredo, como Pietro e Arthur além da de Suzanna. Gosto bastante desse tipo de narrativa, pois me conecta ainda mais aos personagens por me mostrar quais os seus sentimentos e como estão enxergando os acontecimentos.
         Se você, assim como eu, é apaixonada(o) por tramas que envolvam anjos, anjos caídos e nefilins e ainda apresenta várias reviravoltas está aqui uma boa dica de obra nacional que apresenta tudo isso e que com certeza você, meu descontrolado, não poderá deixar passar despercebida! Já tiveram algum contato com a escrita da autora? Gostam de obras com tal premissa?

Bjux e até a próxima Descontrolados!

33 comentários:

  1. Resenha incrível, parabéns!!!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro mas ele parece ser bom. Eu não li nenhum livro que você citou kk Acho Fallen, por exemplo, um livro muito famoso e eu tento fujir de livros assim, talvez por pensar que eles sejam muito superestimados, sei lá. Mas preciso ler algo desse tipo, urgente kk é sempre bom tirar suas próprias conclusões, né?

    ateoriadaslaranjas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitoria,
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha. Eu li Fallen quando não era tão famoso assim. Também não gosto de ler coisas que estão sendo muito comentadas pelo mesmo motivo. É bom ter sim sua própria experiência e espero que aproveite a dica e goste tanto quanto eu!

      Excluir
  2. Olá, não conhecia a obra e fiquei interessada no enredo. Parece ser uma leitura empolgante. Adorei a dica e já estou anotando aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Realmente é uma leitura bem empolgante e cheia de reviravoltas, e o melhor é que é de autora nacional!!! Espero que tenha a oportunidade de fazer a leitura e que goste.

      Excluir
  3. Olá me parece ser um livro que prende atenção do leitor, gostei muito da resenhas detalhada e de fácil entendimento, a capa do livro me passou certo medo e suspense, beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive a oportunidade de ler alguma coisa da Mari Scotti, mas gostei da premissa deste aqui e você conseguiu esmiuçar o livor, me deixar curiosa, mas não revelar as grandes surpresas. Adorei a resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu já tinha visto a capa deste livro (gosto bastante!), mas não sabia muito sobre ele ate ler a tua resenha!

    Bem, espero vir a fazer a leitura, mesmo que não seja fanático pelo tema... Ah, e acho ótimo que tenhas lido com tanta avidez!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Michele! Nunca li nada da autora, mas tenho bastante curiosidade de ler seus livros, inclusive esse. Já sabia que se tratava de um romance fantástico com anjos e, apesar de não ser minha fantasia favorita, acredito que seja um livro muito bom. Espero poder ler em breve e me fascinar tanto com a leitura quanto você. Sua resenha aumentou muito minha vontade de pegá-lo logo para ler! rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Ainda quero ler algo da Mari Scotti, já li muitos comentários bons sobre ela. Também sou apaixonado por fantasia e a premissa desse livro parece ser bem interessante, apesar de ter achado um pouco clichê de inicio. Adorei sua resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe,
      Realmente lendo somente essas informações parece meio clichê, mas é porque não posso revelar muito mais para não estragar a leitura de vocês. É muito mais do que isso e cheio de reviravoltas. Quando você pensa "Ah, agora tá tudo certo" a Mari insere um novo elemento que ai você fala "Nossa, isso vai dar merda hein (risos)".
      A escrita dela é viciante e espero que sendo fã de fantasia não deixe essa dica passar.

      Excluir
  8. Também adoro livros de Fantasia e Sobrenatural juntos. Também adorei Hush Hush, mas não consegui ler Halo, e não gostei de Fallen, por isso fico meio com o pé atrás com livros com essa temática Nefilin. Mas fiquei curiosa para ler esse livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. OI Michele, assim como você, anjos despertam meu total interesse, e não costumo dispensar livros com este conteúdo. Já li Nefilins e gostei muito. Gosto da escrita da Mari, que não fica enrolando em suas tramas. Agora tenho que ler a sequência.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Eu não li sua resenha porque estou com esse livro para ler e resenha, por isso não quero pegar nenhuma influencia. Adoro a Mari e já li outro livros dela e não tenho duvidas de que esse deve ser maravilhoso. amo o gênero e estou ansiosa para ler <3 Essa capa é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    QUE CAPA É ESSA??? AMEI!
    Adorei o tema que o livro aborda, e já fiquei tentada a iniciar a leitura.
    Ótima dica, um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Michele, poxa, ao contrário de você, a única experiência que tive com o tema não foi das melhores e sempre passo esse tipo de leitura. Mas que bom que você gostou da obra, e o mais bacana é ser de uma autora nacional. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Que resenha é essa mulher?! Também adoro fantasia e colocar sobrenatural só sobrepõe dois gêneros que amo <3 Fiquei bem tentada em ler e parece que os personagens são demais. Ambientação feita de modo certa é uma das melhores coisas né? Viajamos mesmo na história haah Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Michele!
    Depois que li a trilogia Halo comecei a evitar de ler histórias de anjos caídos, mas com a premissa desse livro fiquei instigada. Curto muito quando não sabemos quem é o vilão, quem é mocinho, e acabamos sendo surpreendidos ao se revelar a verdadeira personalidade dos personagens, portanto vou adicionar á minha lista!
    Tenho visto apenas bons comentários sobre a Mari, então acho que vou gostar :)

    ResponderExcluir
  15. Pelo que pude ver, os personagens da história são bem construídos. E isso é muito bom, porque acaba deixando o leitor muito mais mergulhado na trama. Eu achei bacana a premissa, apenas de nunca ter lido nada sobre anjos e anjos caídos, sério. O que posso dizer é que vou dar uma chance e, se gostar continuo a história. Com certeza, esse poderá ser uma boa primeira impressão e contato com livros que tem esse tipo de personagens míticos.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oieeee! Menina, amo quando gostam dessa série! Foi minha primeira e tenho um carinho enorme pelos personagens, até pela Suzanna que também tem o poder de me deixar confusa sobre o que sinto por ela hahaha. Obrigada por compartilhar com tanta paixão suas impressões sobre o livro. Espero que esteja curtindo as reviravoltas só último. Beijos. Mari

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom?
    Primeiramente, um livro ambientado no Brasil!! Amei!!
    Espero poder conferir a obra em breve, também AMEI fallen e adoro fantasia, ainda mais envolvendo anjos e coisas do tipo. Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Tenho esse livro e afirmo que me sinto envergonhada de não ter lido ainda. E lendo a sua resenha me afundo no poço de arrependimento. Estou perdendo um livro fascinante!! Tenho que consertar isso.
    Abs
    Nizete

    ResponderExcluir
  19. Olá, voltei comentei aqui, gostei muito da resenha, fora todo o suspense que a capa transmite.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tenho que confessar que essa é uma obra que eu tinha um certo interesse por se tratar de uma escrita pela Mari Scotti, mas até ler sua resenha eu não tinha me encantado a ponto de querer ler. A única parte que eu fiquei meio receosa é essa história dos dois meninos, acho que por sempre ter essa coisa de anjo bom e mal eu acabei meio que enjoando... mas gostei de que não dá para saber de cara quem é quem. Me interessei bastante e com todo a certeza irei ler em breve! Obrigada por escrever com tanta paixão sobre a história, foi isso que me fez querer ler.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  21. Gente, acho que essa é a indicação que eu mais vou aproveitar de hoje! :PP - as outras que me perdoem.
    SOU APAIXONADA POR FANTASIAS, SE INCLUI ANJO ENTÃO, ME SOCORRE!
    Já me identifiquei nas primeiras linhas da resenha quando vi que você também sofre do mesmo mal que eu haha
    Achei a história incrível, ainda mais por ser nacional! Nunca li nada parecido nacional e sempre ficava me perguntando se era só eu que estava por fora ou se isso não tinha sido inventado ainda haha
    Com certeza vou procurar o livro para comprar, obrigada pela dica <3
    (já que você gosta de fantasias assim, já leu a série da Queda dos Anjos, da Susan Ee? É MA-RA-VI-LHO-SA. JURO. Vai valer todo o seu tempo.)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  22. Li resenhas de outros livros dessa autora, gostei bastante do que li, tudo positivo. Esse é a primeira vez que vejo e a capa é bem atraente.

    Como você, amo fantasia, haha! Também gostei bastate de Hush Hush, então é legal ver um livro com uma temática semelhante, nacional!

    òtima indicação, ainda quero ler algo dessa autora um dia!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  23. Nacional com a temática de anjos? Acho que isso é novidade. Nunca li nada do tipo, mas o jeito com que você falou da história, parece ser muito bem escrita. Deu vontade de conhecer o tema pelas mãos de um dos nossos.

    ResponderExcluir
  24. Olá! ainda não conhecia esse livro mas parece ser bem interessante. Gosto bastante de livros com essa temática. Vale a pena conferir, bjoo

    ResponderExcluir
  25. Olá!!
    Já tinha lido uma resenha desse livro, e ela também ressaltava várias qualidades do livro e da autora.
    O enredo me interessou, pois pareceu envolver mistérios sobrenaturais, junto a uma trama adolescente, mas que não me pareceu tão clichê...
    Espero ter a oportunidade de conhecer melhor esse livro.
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Michele.

    Eu ainda não tive oportunidade de ler essa série sobre anjos da Mari. Eu adoro a escrita da Mari por que as histórias não são clichês e são totalmente envolventes. Vou adicionar na lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  27. Michelle do céu que resenha maravilhosa foi essa!!??? Adorei!!!! Já li alguns livros da Mari e sou apaixonada pela escrita dela, estou tentando me organizar para fazer como você fez e ler essa série toda ainda esse ano. Você lê super rápido, parabéns viu!!??
    Também gosto de histórias com anjos, li a série Fallen completa, gostei mas espera mais. Li Hush Hush e achei perfeita!!! Agora pretendo ler essa série da Mari para conferi o que ela criou de inovador. Pela sua resenha vi algumas semelhanças com as outras séries citadas, mas nada que desanime afinal deve ter sido inspiração.
    Enfim valeu pela dica de leitura e fico no aguardo da outras resenhas. Beijos 💕💋💋💕

    🤓😉😘😍

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  28. Olá Michele,
    Já li os livros de romance de época da Mari e adorei a forma como ela escreve. Não curto muito anjos caídos e etc, mas essa série desperta minha curiosidade, pois todos os personagens parecem ser amores e eu quero saber por qual eu poderia me encantar mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Nossa, sua resenha ficou bem completinha! A capa me deu medo porque lembra a menina do filme O Chamado, mas a sinopse deu um leve ar de suspense.

    Greice Negrini
    Blogando Livros

    ResponderExcluir