quarta-feira, 28 de setembro de 2016

[Resenha] O Penúltimo Capítulo - Clarice Pessato

Descontrolados,

          Hoje trago para vocês uma resenha que simplesmente não sabia como começar. Isso porque a obra me tocou muito e quando isso acontece é difícil escolher o ponto inicial para expor a opinião. O livro O Penúltimo Capítulo foi cedido gentilmente pela autora parceira Clarice Pessato e é uma biografia dela.


Título: O penúltimo capítulo
Autora: Clarice Pessato
Gênero: Biografia
Editora: Imprensa Livre
Páginas: 208
Sinopse: Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia de sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica.
Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto d’Ele e executar seus propósitos em nós e através de nós.


          O livro inicia contando um pouco da vida de Clarice quando ela tinha 18 anos e acabou se envolvendo em um acidente automobilístico onde 29 pessoas ficaram feridas. Uma delas era Clarice que teve que lutar pela vida porque ficou em coma em estado grave.
          Após a família dela saber que havia ocorrido uma lesão na medula espinhal ocasionando a tetraplegia (ou quadriplegia é quando uma paralisia afeta todas as quatro extremidades, superiores e inferiores, juntamente à musculatura do tronco. À impossibilidade de mover os membros associam-se, em grau variável, distúrbios da mecânica respiratória, podendo causar demência leve) começa uma busca pela melhora de Clarice tentando diversas formas possíveis de tratamento e nunca desanimar da cura. Clarice faz fisioterapia e algumas cirurgias necessárias, mas nada surte muito efeito para a almejada melhora definitiva.
          O livro nos traz uma visão de tudo que acontece antes, durante e após ao acidente não necessariamente nessa ordem porque haviam algumas memórias misturadas em cada fase; mostrando todas as provações que a família passa para tentar se reestruturar com a nova condição que a vida lhes impôs.


" Em nossa rotina, poucos param para olhar ao redor e avaliar com atenção os próprios passos. Não temos tempo para apreciar as pequenas coisas e sentir empatia para com as pessoas que estão bem perto de nós. Mas, ao sermos sacudidos pelas perdas e frustrações, somos obrigados a parar."

          É incrível notar que desde o primeiro instante Clarice não desanimou muito menos perdeu as esperanças e continuou lutando, tendo orgulho de quem é e de quem se tornou. Em certo ponto da obra, podemos ver a aproximação de Clarice com Deus e como isso auxiliou para que ela se tornasse quem é, como a fé a instruiu nesse caminho que não lhe faltou pedras e acalentou seu coração nos momentos difíceis e de dúvidas.


"O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica." (Sl 119.50)

          Disse que o livro me tocou muito pelo fato de ter uma tia que era paraplégica e, desde o primeiro trimestre, não vive mais entre nós. Claro que eu tinha uma visão que a vida dela não era nada fácil após ter se acidentado na escada de casa e ficando em uma cadeira de rodas, mas é fato que jamais havia pensado com tamanha profundidade no assunto.
          Confesso que quando era criança, meus pais me levavam bastante para visitá-la, mas conforme fui ficando mais velha isso mudou. Já não íamos com tanta frequência e quando estávamos com ela, muitas vezes não sabíamos como nos portar, ficávamos sem graça e talvez até incomodados. Isso é um dos pontos altos que achei acerca da obra de Clarice, pelo fato da abordagem em relação às crianças com o que é diferente.


- Luíza querida, eu não posso sentar sozinha. Eu preciso de ajuda - disse. E com algumas palavras tentei explicar porque não conseguia sentar.
- Eu não sabia - disse Luíza.
Ela estava me dizendo que não tinha notado que eu tinha alguma deficiência ou dificuldade. Para ela eu era normal."

          Foi uma leitura muito densa para mim e não conseguia ler muito sem me sentir emocionada ou até mesmo culpada pela forma que agíamos com minha tia. De cara não havia entendido muito bem o sentido da capa e qual sua ligação com a trama, mas a partir de determinado momento, parei e olhei-a novamente e vi que fazia todo o sentido e combinava perfeitamente com a obra. 


"Nós somos pecadores e precisamos nos transformar, como uma lagarta. Quando aceitamos Jesus, um casulo é construído para ocorrer a metamorfose, a mudança de vida, então saímos do casulo como borboletas."



          Espero que muitos ainda possam ter o prazer de fazer essa leitura, pois como a própria Clarice nos diz, ela tem o intuito de espalhar a semente e ser uma benção.


Bjux e até a próxima Descontrolados.

66 comentários:

  1. Adoro esse tipo de livro, que é tão maravilhoso, ao ponto de você não saber nem por onde começar a resenha. E que história, hein! Fiquei curioso para ler ao livro, para ver toda a superação que a Clarice teve que passar, e de como a família foi e é uma parte fundamental nessa batalha.
    E adorei esses trechos que você escolheu, mostra o tema de maneira clara, sobre o que o livro aborda e também sobre tudo que a Clarice sente. Vou procurar ler o livro futuramente.
    O Pequeno Leitor

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da maneira que abordou o livro, sei como é difícil fazer resenha de um livro que toque tanto a gente. Esta ótimo, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Michele

    O livro tem uma excelente premissa e o protagonista bem forte. Não conhecia a obra, mas tentarei ler nas férias por ser uma leitura bem densa.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Hey, Mi!
    Uau! Que resenha, que história, que livro!
    Já tinha visto o livro e escutado alguns comentários a respeito da obra, mas nunca tinha prestado muita atenção. Até ler sua resenha...
    Que história forte e emocionante. Sua resenha já me emocionou, então imagina só o livro? Amei!!
    Mil beijokas :* entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que bom você ter se identificado com a obra, sinto por sua tia. Acho a capa do livro linda, mas o discurso ideológico cristão não me anima muito pela leitura.

    ResponderExcluir
  6. Olá, gosto muito desse tipo de livro, denso, emocionante e que nos faz refletir sobre nossa vida. A autora realmente é uma guerreira e só de ler sua resenha já me emocionei, ficou linda! Imagino como foi fazer essa resenha, tem livros que leio e mexem tanto comigo que não sei como resenhar, parabéns pela resenha, bjs!!

    ResponderExcluir
  7. É tão bom lermos um livro que não sabemos nem como começar a resenha do tanto que mexeram conosco né? Mas olha, mesmo não sabendo como começar a sua resenha está linda. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Acho a temática do livro bem intensa e apropriada e por saber que é um relato real, fico emocionada, mesmo antes de ler. Mas já vi indicações que este livro tem uma pegada de fé e isso me incomoda um pouco, por isso ainda não li.
    Sua resenha está bem pessoal, é legal ver esse lado também!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Se eu tivesse tempo escolheria esse livro amanhã, mas infelizmente tenho uma listona pela frente. Sua resenha está ótima, espero conhecer a obra algum dia.
    Beijo
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Michele.

    Que história forte de apreciar e sua resenha mostrou que irei emocionar bastante quando eu ler ele, pois adicionei na minha lista. Outro detalhe que gostei foi você citar uma acontecimento da sua vida, deu um toque especial na resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um livro que deixará suas marcas em quem ler e, com certeza, fará do leitor alguém melhor. É uma estória de vida e um exemplo de superação diante de tantas dificuldades, como mostra o final do book trailer. Eu simplesmente adorei a dica, ainda não conhecia a autora.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  12. Oi Michele,

    Já li algumas resenhas desse livro e o sentimento geral que ele tem despertados são sempre positivos. Isso tem despertado em mim o interesse em ler esse livro, que com certeza ira me tocar também.
    Entendo muito bem quando você deu o seu relato pessoal. Acho que esse sentimento de não saber como se portar é bem normal, pelo menos comigo sempre acontece isso. Não pela questão da deficiência, mas o medo de dizer ou fazer alguma coisa que vá magoar aquela pessoa.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Gosto de livros que nos façam pensar, que nos faça melhor que ontem.
    Adorei a resenha e dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu não li nenhum livro com esse tema, e achei bem interessante essa forma como foi contada. Deve ser um livro com uma história bem emocionante, e tenho certeza que deve ser daqueles de chorar.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Eu realizei a leitura desse livro recentemente e é uma obra que mexe com a gente, a capa é linda e a história da Clarisse também.

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? Não sei se leria o livro, mas achei muito profundo o modo como ele te marcou, comigo não teria o mesmo efeito, afinal cada um vive uma experiência diferente com um livro, mas fico feliz de saber que ele significou tanto pra ti.

    ResponderExcluir
  17. Hello! Tudo bem?
    Nossa, que livro bom é esse eu nao conhecia?!!
    To chocada!
    Eu nem sabia dele e lendo a resenha fiquei curiosa demais, vi que mta gente gostou e super recomenda tb.
    Vai ficar como uma meta de leitura com certeza.
    Otima resenha!
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  18. Oi, Michele
    Que linda resenha. Adorei a premissa do livro. Gosto quando temos uma história que nos faça refletir e que mostre o poder da fé na vida das pessoas. Acho que iria adorar o livro. Amei a dica.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    A sua resenha ficou muito boa.
    Eu já vi muitas pessoas falando muito bem desse livro, mas como não curto biografias, a história em si não me interessa muito.
    Porém achei bem bonito o modo como ele te atingiu.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/09/a-lista-resenhadesafio.html

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Já vi algumas resenhas sobre esse livro e parece realmente ser bem impressionante! Gosto muito de histórias onde as pessoas não desanimam, apesar de suas condições. Isso nos dá uma nova vontade de levantar e fazer alguma coisa, não?
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá Michele,
    Estou muito curiosa e relação a esse livro, pois a história parece ser muito tocante e isso me agrada bastante.
    Gostei muito de conhecer sua opinião e saber que a Clarice não desanimou depois que sofreu o acidente, acho que o desânimo é péssimo. Tenho um primo, de segundo grau, que sofreu um acidente e é paraplégico, mas ele não aceita isso, sabe? Se faz de coitado e diz que quer morrer, mas a vida não é assim, não é? Só vamos na hora que devemos ir. Sinto muito por sua tia.
    Parabéns pela resenha, por ter falado com o coração e obrigada por me apresentar a essa obra.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  22. Que resenha linda ): Entendo muito como o livro nos toca ao ponto de não sabermos como falar a respeito ;-; Me interessei demais pela história e achei a capa maravilhosa! Toda a luz pra você <3

    ResponderExcluir
  23. Que história incrível!!!!
    Quero um dia ter o prazer de conhecer mais afundo essa história, esse livro parece ser emocionante.
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oiee ^^
    Parece ser mesmo um livro muito tocante e emocionante, mas eu não sei se o leria. Acho interessante e invejo as pessoas que têm fé em muitas coisas, e em Deus, seja quem ou o que Deus seja para elas, pois eu não sou assim. Então não acredito muito, por isso acabo não lendo livros assim.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  25. Li várias resenhas desse livro e todas me deixam bastante emocionada pelo que o enredo trata. Deve ser uma daquelas leituras que realmente refletimos bastante. Gosto desse tipo de livro e quando tiver oportunidade vou querer conferir a história, pois nunca li nada que tratasse sobre a paraplegia.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  26. É tão bom quando uma história nos toca profundamente,nos faz refletir e repensar nossas atitudes e pensamentos,ainda mais quando o assunto é próximo da nossa realidade.Por mais doído que seja,é transformador ler um livro assim.

    bjsss

    ResponderExcluir
  27. Olá Michele!
    Eu já li esse livro e também achei a leitura densa e emocionante. Clarice tem uma história de vida incrível e esse testemunho merece ser conhecido por muitas pessoas que já pensaram em desistir. Foi o primeiro que li sobre a tetraplegia e amei cada momento da leitura. Fico feliz em saber que você tenha gostado também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Oii,

    Já tinha visto uma outra resenha sobre o livro, e lembro que a blogueira também ficou sem palavras com essa história. Tenho que dizer que achei a história bem emocionante e envolvente e estou bem curiosa em ler esse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá flor, uma coisa que faço com pouca frequência é comprar livros pela capa, confesso que prefiro adquirir mais pelo enredo, fora aquelas edições especiais que a capa é apaixonante, mas confesso que essa obra eu compraria apenas pela capa, mesmo não sabendo absolutamente nada sobre ela, acho muito enigmática.

    Mas agora com essa resenha, eu compraria pelo conjunto da obra :)


    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Oi.

    Livros que abordam superações sempre são bem vindos. Apesar do tema ser bem delicado e sempre me sensibilizar muito, fiquei curiosa para ver como foi que a autora contou a história. Adoro biografias e adoraria ler essa.


    beijos =)

    ResponderExcluir
  31. Oi, Michele!
    Eita, essa biografia então traz mais do que a história da autora, né? Traz uma lição de perseverança muito boa também. Parece uma história muito emocionante mesmo - e muito enriquecedora também, vou colocar na minha lista!
    BJs

    ResponderExcluir
  32. Oii, tudo bem? Sempre leio e ouço comentários muito positivos sobre essa obra, e depois da sua resenha minha vontade de ler só cresceu. Minha irmã mais velha é paraplégica, então acho que a leitura irá me tocar de uma forma bem especial. Espero ter a oportunidade de fazê-la.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Olá! Adorei a sua resenha e acho que a história deve ser realmente muito densa e de difícil leitura, exatamente porque não estamos acostumados a agir com naturalidade quando um acidente torna tetraplégico alguém a quem amamos. Esse livro está em minha estante aguardando leitura e vou agiliza-la pois adorei a forma como nos conta sobre ela, adoro livros de histórias reais, mesmo que contenham dramas e tenhamos que ler aos poucos.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi Michele, sua linda, tudo bem?
    Já li algumas resenhas desse livro, ele já está na minha lista. Fiquei admirada com a forma como ela encarou as consequências da sua lesão. Com certeza é um exemplo de coragem, determinação e fé. Essas pessoas sempre acabam mexendo muito comigo, nos dão inspiração e vergonha também, por não darmos valor às vezes ao que temos. Não vejo a hora de ler. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Gostei bastante, com certeza é uma história intensa e bonita. Não se sinta mal por conta da sua tia, as coisas são como são, mesmo que agora você veja que faria diferente, isso que é bom nos livros, eles abrem nossos olhos e nossa mente.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  36. Eu já li o livro e acho ele de uma sutileza sem medidas, a história é linda <3

    ResponderExcluir
  37. Não tenho vontade de ler o livro simplesmente por não gostar de biografias, mas não duvido que ele tenha muito a ensinar para qualquer leitor e pode ser que um dia eu mude de ideia. Deve ter sido muito especial a leitura pra você por ter o caso da sua tia, mas com certeza deve ser capaz de tocar a todos.

    ResponderExcluir
  38. Olá,

    Confesso que quando você disse biografia, fiz cara feia, pois realmente não é um tipo de livro que gosto de ler. Mas após ler sua resenha, gostei muito de toda a história da autora e como os sentimentos dela são expostos, acredito que vale a pena ler a obra para um enriquecimento pessoal e também reflexivo. Sua resenha está maravilhosa.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  39. OI!!!

    Tudo bem?

    Essa obra a narrativa me atraem muito, entretanto para ler preciso estar "equilibrada" emocionalmente, pois sem que vai abalar minhas estruturas. Entretanto não deixaria de ler, só aguardaria o momento propício. Imagino como tenha ficado, pois ter um quadro semelhante na família nos levam a recordações e reflexões e nem sempre boas. Obrigada pela dica. beijos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  40. Michele, eu não leio biografias, elas não conseguem me prender, mas achei essa bem tocante.
    Clarice parece mostrar de uma forma bem emotiva o que aconteceu com ela, com certeza é impossível não se emocionar.
    Fiquei bem curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  41. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por aí, mas nunca parei para dar muita atenção, o que me arrependo agora, porque pela sua resenha é uma obra incrível. Bom, achei interessante ser uma biografia e imagino que deve ser tocante ler mesmo. Acredito que é aquele tipo de livro que a gente termina com um aprendizado enorme, né? Enfim, eu espero um dia ter oportunidade de ler.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  42. Oi, Michele!

    Infelizmente eu não sou fã de biografias, por isso passo a dica... mas, por mais que eu não seja fã, amei a sua resenha! Super bem escrita, tenho certeza de que pessoas que gostem desse gênero vão dar uma chance ao livro só por conta da resenha.

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Olá!

    Bom... Acho que biografias são sempre muito tocantes pelo fato de ser sobre a vida de alguém.
    Li "Como eu era antes de você" e tive uma noção sobre esse assunto, mas é como você disse, não sabemos como agir diante disso e ficamos sem graça.
    Adorei como descreveu a resenha contando sobre o caso da sua tia, isso permite um toque a mais de sensibilidade quando lemos.
    Beijos ⚓

    ResponderExcluir
  44. Não sou muito de ler biografias, mas às vezes acabo me aventurando por esse tipo de leitura. Sobre essa hora, achei bem comovente e imagino o quanto tenha te emocionado, levando em consideração a sua experiência. Imagino que a autora aborde o tema com simplicidade e de forma bem sensível. Acho que vale a pena a leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  45. Olá!
    Não sou muito de ler Biografias, acho interessante,mas não me animo muito de pegar e conferir. A história da Clarice é triste e é difícil imaginar tal situação. Mas imagino que deve ser uma leitura fantástica onde podemos ver com clareza as dificuldades.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  46. Oie, tudo bem??? Já tinha lido outras resenhas e sempre quis ler esse livro. A temática é bem emocionante, e superações sempre mexem comigo. Acho essa autora muito foda e com certeza vou ler esse livro e me emocionar e refletir com cada etapa vencida. Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Oi
    Adoro biografias e sempre que tenho oportunidade, leio.
    Conhecia esse livro por conta de outras resenhas que li, mas a sua foi muito emocionante. Senti seu envolvimento com a tragédia da personagem. Mas deve ter sido incrível ver a superação e a oscilação de sentimentos te acompanhou de perto né?
    Espero ter oportunidade de ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  48. Oie...
    Confesso que não sou fã nenhum pouco de biografias... já tinha lido outras resenhas da história e apersar de ser linda e tocante.. não me despertou a atenção.
    Entendi todo o seu envolvimento com a história, mas ainda sim, não o leria :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  49. Adoro essas histórias que nos tocam. Talvez sejam essas que enriquecem nossa cultura. O que me broxou um pouco foi a questão de ser biografia. Raramente leio algo do gênero ou me desperte o interesse. E foi o caso desse. Queria ter esse tocante para quem saiba eu leia.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Olá!

    Meu Deus, olhando essa capa eu jamais imaginaria essa história tão profunda e cheia de superação. E fico ainda mais sensibilizada ao saber que a história é sobre a vida da autora mesmo. CARAMBA. Não sei se eu teria tamanha coragem de escrever minha história sendo ela como a dela, cheia de dor. Mas fico extremamente feliz ao saber que ela deu a volta por cima e superou isso demais. ^^

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  51. Só tenho o costume de ler biografias de pessoas que eu realmente conheço e admiro. Não conhecia esse e não sei se leria, principalmente pelo teor "pesado" da profundidade da situação, mas a capa é lindissima!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  52. Oie!!!
    Não nos ensinam a lidar direito com o que é diferente, apenas nos falam que devemos aceitar, mas não nos explicam direito como.
    Talvez por isso, mesmo quando adultos, não saibamos lidar com certas situações e isto nos gera um misto de sentimentos confusos. Vimos isso acontecer nas paralimpíadas, onde pessoas que entregavam as medalhas e as lembranças do evento ficavam sem saber como cumprimentar os atletas ou até aonde colocar as tais lembranças!
    Então acho de extrema importância livros abordando este assunto, pois nos ensinam muito.
    Valeu a dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  53. Oi Michele, tudo bom?
    Que ótimo que o livro te tocou tanto e você enxergou essa situação de maneira diferente. Uma pena não ter lido antes ou sua tia ainda estar entre nós, talvez essa leitura tivesse te ajudado muito nessa situação.
    Eu particularmente não leria por não ser um tipo de livro que eu goste, mas desejo sucesso a autora e muita felicidade em sua vida!
    beijos

    ResponderExcluir
  54. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro. A forma com que vc descreveu que a personagem não perde as esperanças, muito menos a fé mostra que não é um enredo bobo.
    linda resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  55. Oi Michele, já havia ouvido falar dessa obra e já tinha achado interessante, mas o que você relatou aqui nos faz pensar em muitas coisas e perceber como é importante valorizarmos a nossa vida e agradecermos todos os dias por tudo o que somos.
    Muito bonita a sua resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  56. Fico muito feliz que vc tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura fofa que termina deixando um sorriso no rosto da gente. Acho a capa desse livro a coisa mais fofa. Espero ter a oportunidade de lê-lo, logo.
    A escrita da Clarice é demais, não tem como você não se envolver com os personagens e com toda a história.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  57. Oi. Não conhecia essa obra ainda e também não tinha ouvido falar dessa autora. Parece ser muito interessante esse livro, deve trazer uma ótima história e reflexões. Vou anotar o nome e tentar ler depois.

    ResponderExcluir
  58. Oi, Michele!
    Já conferi outras resenhas sobre esse livro e todas são sempre tão positivas! Também, pudera, uma história tão delicada, impactante e real assim certamente deve nos marcar muito durante a leitura. É um tema realmente denso, e apesar de não ter lido o livro propriamente, já assisti filmes igualmente baseados em histórias de pessoas reais e me emocionei da mesma forma. Feliz saber que a autora encontrou em Deus o seu refúgio, consolo, esperança, fé, e desejo-lhe muitas bençãos mais!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  59. Oi Michele
    Nossa esse livro é bem forte né? Aliás a vida real é assim!
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve, essa história da Clarice nos ajuda a ver que o imprevisto sobrevem a todos, uma moça tão nova e tinha uma vida inteira pela frente! :(
    Mas o importante é que ela achou um porto seguro para a ajudar a superar, e foi Deus e ela não desanimou, nos dando uma grande lição! Realmente esse é um tipo de livro, que pelo menos uma vez, todos nós deveriamos ler!
    Linda resenha!
    Super Bju!

    ResponderExcluir
  60. Oi, como está?
    Uma belíssima resenha de um livro que de imediato achei estupendamente maravilhoso! Ainda mais porque a honrada Clarice dá uma verdadeira lição de vida ao nos contar sobre seguir em frente quando tudo parece se perder.
    Dona Clarice:Mulheres como você merecem todos os aplausos!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  61. Olá! É muito gostoso ler um livro que mexa tanto com a gente e que traga uma história emocionante assim, adorei a forma como você relatou essa experiência de leitura. Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  62. Olá Michelle, que livro mais tocante, com certeza uma leitura que tem muito a dizer, eu tenho um tio paraplégico que sofreu acidente de carro, e na época foi muito difícil, eu era pequena mas via seu sofrimento, hoje porém ele é muito ativo. Mas esse livro com certeza traz uma reflexão muito intensa, e leria com certeza. Dica maravilhosa. Bjs

    ResponderExcluir
  63. Ola Mi lindona que livro inspirador, que nos renova a fé, pelo visto a leitura será de muitas emoções e uma grande lição de vida. Não conhecia o livro e já anotei a dica para me emocionar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  64. Ah, o que dizer sobre minha vontade incontrolável de conferir logo, de pertinho, "O Penultimo Capítulo" ?

    Sempre que leio alguma resenha sobre, mais aumenta minha admiração por esta biografia.

    Tocante e comovente, deve ser um livro que todos deveriam ter na cabeceira da cama, pois tenho certeza que nos proporciona inúmeras reflexões.

    Espero não demorar muito a ler, pois a cada comentário sobre, mais aumenta minha admiração por esta obra!

    ResponderExcluir
  65. Oi flor, já tinha visto sobre o livro, mas não sabia o real sentido dele e seu conteúdo, é tão diferente quando lemos algo que nos toca não é? Gostaria de ter a chance de ler, sua resenha ficou ótima.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  66. Nossa que legal.
    Eu sei como é difícil escrever uma resenha de um livro que toca muito a gente.
    Parabéns

    ResponderExcluir