quarta-feira, 29 de março de 2017

[Resenha] Paixão e Crime - João Paulo Balbino

Descontrolados,

          Hoje trago para vocês a primeira obra que leio em parceria com a Luva Editora e tenho que dizer: que leitura! Obra nacional e um dos poucos romances policiais que li. Vamos saber mais?!


Título: Paixão e crime
Autor(a): João Paulo Balbino
Gênero: Romance policial/Literatura Nacional
Páginas: 110
Sinopse: Paixão e Crime. Duas palavras distintas, porém tão próximas. Não seria surpresa se você conhecesse ao menos uma história envolvendo ambas. Mas qual o elo entre elas? E quais barreiras morais uma pessoa seria capaz de transgredir por uma paixão? Sara – renomada psicóloga – ao manter um caso às escondidas com o namorado de sua paciente, jamais imaginaria que ele seria misteriosamente assassinado, o que a coloca em um dilema: contar o segredo e destruir sua carreira de sucesso, ou ficar em silêncio e despontar como a principal suspeita? Já Helena, serial killer que ganha a vida se prostituindo, descobre que sua última vítima mortal parece estar viva. Mas como? Protagonistas de um dos trabalhos mais elogiados do escritor João Paulo Balbino, essas são duas das quatro personagens cujas histórias se interligam de forma surpreendente no decorrer de Paixão e Crime, desafiando a capacidade investigativa do leitor. Após sucesso na Amazon, a obra recebe agora uma versão impressa, reeditada e ampliada.
          Antes de mais nada, vamos ter um gostinho do que é possível encontrar na obra através de seu Book Trailer! Confiram:


          A obra nos traz uma coletânea de quatro histórias que se interligam de alguma forma ao final do livro. São romances com uma pitada bem dosada de violência e suspense.


          Paixão e Crime se inicia com um personagem que não se identifica, mas que tem posse de quatro fitas cassete contendo cada uma relatos de um crime. Chegamos a esse ponto porque seu sogro de 76 anos de idade e que está em suas últimas semanas de vida por causa de um câncer em estado avançado tem um hobby meio macabro: colecionar fitas cassete com relatos e depoimentos de crimes, já que era policial aposentado.

- É um hobby macabro que eu tinha - explicou. - Trabalhei por muitos anos como policial e tive acesso a depoimentos. Muitas dessas fitas são gravações que eu mesmo coletei. Gostava de ouvi-las vez ou outra. Não sei porque, mas gostava. Estou contando isso para você pois chegarão até essa caixa após a minha morte, e eu não tenho coragem de jogá-la fora.

          Nosso personagem é incumbido de dar fim a todo esse material após a morte do sogro e, ao cumprir essa missão, acaba encontrando um papel em meio àquelas fitas que lhe chamou a atenção por se tratar de um nome e número de telefone. Intrigado resolveu guardar e, após certo tempo, entrou em contato com a pessoa que se chamava Antônio e era um antigo amigo de seu sogro sendo que ambos faziam parte do que chamavam de Clube dos Relatos. Antônio forneceu-lhe as quatro fitas de crimes que se complementavam.

- Meu filho, ainda tenho o hábito de guardar depoimentos - confessou.

          O personagem não aguenta a curiosidade e acaba ouvindo os depoimentos e resolve transcrevê-los e assim conhecemos essas quatro histórias que são ambientadas em cidades brasileiras e que apresentam personagens bem diversificados, porém com algo em comum: cometeram crimes passionais.

DILEMA DE MORTE 


Aqui conhecemos Sara, uma psicóloga divorciada que, ironicamente, luta contra a depressão e sempre precisa vestir sua máscara de felicidade. Certo dia, consulta-se com ela Carmen e Sara acaba conhecendo seu namorado. Sara termina se envolvendo com o namorado dela e acontece o que ninguém contava: o rapaz é assassinato e Sara torna-se a principal suspeita. Há aqui o recurso do "Quem matou..." nos envolvendo em um mistério agradável de desvendar e que o autor consegue manter até quase o desfecho.

"Da minha casa para o meu trabalho, caminhava dois quarteirões, tempo mais que necessário para vestir a máscara de mulher feliz que apresentava a meus pacientes."

MISTERIOSO HOMEM EM MINHAS FOTOS 


Anita é uma mulher de 31 anos que não é muito de se relacionar seriamente com ninguém, porém conhece através da internet um rapaz chamado Jonas que está mexendo com a sua cabeça e para se certificar com quem está se metendo resolve contratar um detetive particular para investigar a vida de seu pretendente. Durante seu trabalho, o detetive acaba por perceber que há sempre um homem misterioso em algumas fotos tiradas de Anita e isso acaba se tornando sua maior preocupação.

"Ricardo puxou a cadeira para mais perto de mim. Pegou a foto em que eu aparecia almoçando e apontou para a ampla vitrine do restaurante que dava para a rua. Lá, havia um homem em pé de casaco azul e boné preto".    

HELENA F. PROSTITUTA E SERIAL KILLER 


Helena F teve o inicio de sua vida bem conturbada e acabou virando prostituta e intitula-se também serial killer. Essa segunda parte de sua vida onde tudo fica ainda mais alucinante e perigoso iniciou-se com um dos seus clientes pedindo-lhe para que fizesse cortes superficiais enquanto acontecia o programa. Helena sentiu tanto prazer com a prática que simplesmente não se aguentou e queria mais, muito mais. A partir de então, escolhia muito bem suas vítimas e a cortava até a morte, tomando vários cuidados para não ser descoberta. Porém, em um dado dia ela descobre que talvez não tenha apagado todos os rastros e que talvez uma de suas vítimas ainda esteja viva. A história é contada pela própria Helena e temos o vislumbre de sua natureza fria e calculista.

"Certa vez, um cliente trouxe uma faca para que eu o cortasse de leve durante o sexo. Aquela experiência me transformou: a cada pequeno corte que eu fazia, sentia um prazer que orgasmo nenhum até então tinha me dado"      

PROPOSTA INDECENTE


Último relato da obra e o que achei que teve um fundo mais passional do que os outros. Miguel após uma grande desilusão amorosa acaba conhecendo Glória e ela é a responsável por acender uma fagulha de esperança nele em relação ao amor. Porém, Glória é casada com Roberto e isso destrói mais uma vez o coração de Miguel. Mas nem tudo está perdido e seu grande amor tem uma solução para todos os problemas: uma proposta tentadora e irrecusável. O que Miguel não sabia é que nem tudo sairia como o planejado.

"Tenho uma ideia já há um tempo. Preciso de coragem e ajuda para executá-la. Talvez você possa... - Glória parou sem concluir a frase " 

          Cada subtrama tem seus personagens bem característicos e suas peculiaridades. E a cada um deles somos surpreendidos com os acontecimentos, ficando ávidos por saber como será o desfecho.
          Nos deparamos com uma escrita competente, direta e instigante juntamente com textos bem desenvolvidos, fazendo com que a leitura seja rápida. Todo o suspense que deixa-nos envolvidos com os acontecimentos faz com que se tenha uma tremenda curiosidade de saber onde tudo se complementará e de uma forma muito sútil. O autor ainda deixa um grande gancho para uma possível continuação com o desfecho proposto. 
           O que mais chamou minha atenção é como fui fisgada logo no inicio pela trama pelo fato dela ser bem dinâmica e verossímil. Afinal, quem nunca viu algo parecido na vida real ao assistir a um noticiário.
           Confesso que o livro fez-me sair da zona de conforto e gostei muito da leitura, de modo que não tem como não indicar para aqueles que assim como eu busca uma leitura diferenciada, rápida e envolvente. Vocês gostam de literatura policial/suspense? Já leram a obra? Conhecem o trabalho da editora?

Bjux e até a próxima Descontrolados!

26 comentários:

  1. Oii
    Achei a capa super linda, mas esse livro não me encheu os olhos, não é um livro que eu leria. Porém gostei muito da sua resenha.
    Grande abraço;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  2. Oi, não conheço a editora e também não conhecia a obra. Mas gostei muito da sua resenha e também do livro. Ele é diferente porque se passa no Brasil e como você disse é bem parecido com o que assistimos todos os dias nos noticiários.
    Eu leria esse livro apesar de não ler muito suspense, mas o diferencial dele me atraiu.
    ótima resenha, beijos

    ResponderExcluir
  3. Hey, Michele!

    Caramba, que resenha ótima!
    Adoro livros policiais e esse me parece ótimo.
    Nunca li nada do João Paulo, mas espero ter a oportunidade de poder ler esse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante a sinopse... não sei se vou lê-lo, mas que me chamou atenção chamou kkk! e livros policias que envolvem romance no ponto certo fica melhor ainda!!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não é meu estilo de leitura favorito, mas achei interessante o fato de serem 4 personagens que de certa forma estão ligados no final, me lembrou aquela série da Globo. Achei bacana ter um pouco de romance, assim não fica na mesmice.
    Beijos
    Resenha de Peça-Me o Que Quiser

    ResponderExcluir
  6. Olá,adoro descobrir que temos ótimos escritores nacionais desse gênero. Fiquei muito animada com esse enredo.E adorei vc ter escolhido essa resenha para nos presentear. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho tamanha vontade de realizar a leitura dessa obra que você nem imagina e agora lendo sua resenha minha curiosidade aumentou de tamanho, parabéns pela resenha Michele, me deixou bem curiosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu sempre vi resenhas e postagens sobre esse livro, e sempre me bateu aquela curiosidade, adorei a sua resenha!
    Dica anotada, um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Não me deixou curiosa, mas não é um livro desconhecido. Já tinha lido uma resenha sobre ele. Beijos e sucesso com o blog! Muito bacana a postagem.

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  10. Começar já entrando no clima através do book trailer foi muito bom!!! Que legal que a leitura foi boa para você, ainda mais por você ter saído de sua zona de conforto. Eu gostei e vou anotar sua dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Michele,
    Esse livro parece ser muito bom, confesso que não conhecia o autor e agora estou bem instigada a ler a obra dele. Me agradou bastante a forma como o livro é organizado e como os relatos chegam a mão do personagem.
    Dica super anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie! Eu não conhecia a obra, mas parece possui um enredo fantástico! Todos os contos me parecem sensacionais, mas o que mais chamou minha atenção foi Dilema de Morte. Fiquei muito ansiosa para conhecer a história de Sara através da sua descrição. Que bom que a leitura de conquistou do início ao fim!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Já tinha visto esse livro em outros blogs e achei super bacana a premissa! E como gosto de um bom policial... já está na minha lista, espero ler em breve, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  14. Uau. Eu adoro livros do gênero, que envolvam mistério e investigação por assim dizer.
    Achei interessante as histórias se cruzarem e fiquei curiosa quanto a isso.
    Preciso de leituras rápidas no momento e sinto que esse poderia ser o livro. Obrigada pela dica :D

    ResponderExcluir
  15. Não sou muito fã de policial não, às vezes me arrisco mas só quando é algo com bem pouca violência e muita investigação, e mesmo que você tenha dito que a obra tem uma pitada bem dosada de violência pela descrição das histórias fiquei com um pouco de receio de ler, não me interessei por elas, mas que bom que curtiu!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Muito bom conhecer um livro policial, ainda mais nacional. Dica mais que anotada!
    Gostei como as histórias mesmo que separadas, se entrelaçam no fim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu não gostei da capa do livro, por isso, se não fosse sua resenha, seria uma obra que passaria batida, pois conforme ia lendo o texto, ia me identificando com os enredo.

    ResponderExcluir
  18. Oi Michele!
    Não conhecia o livro, mas gostei de que, ao final, as histórias se juntam de alguma forma.
    Eu adoro policial e suspense, acho que gostaria do livro sim. Não conheço o trabalho da Luva Editora e seria bem legal começar com esse livro. Quem sabe em breve!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro mas fiquei super interessada! Adoro quando temos subtramas que no final se unem em uma única trama, ainda mais quando envolve suspense. Outro ponto que achei super legal é o livro ser ambientado em cidades brasileiras. Saber que a trama é bem dinâmica e verossímil só acabou de me convencer. Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Nossa! que leitura incrível!! O livro me pareceu maravilhoso e por ser totalmente meu estilo, eu já estou super querendo ler!
    Sua resenha está muito bem estruturada! Amei tudo!
    Já vai para minha listinha de próximas leituras!! <3

    Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá! Li esse livro e curti bastante os contos que o autor escreveu! Sem contar que esse hobby é basante peculiar né. Achei muito bom, muito bem escrito e o final bem surpreendente. Beijos!

    ResponderExcluir
  22. O conto Helena F me fez lembrar o livro Christiane F hahaha enfim, o primeiro conto foi qual me pareceu mais interessante!
    Já havia visto resenhas desse livro em outros blogs e achei a premissa bem boa, embora não curta muito contos. De fato é um hábito bem estranho colecionar esse tipo de coisa rs.

    ResponderExcluir
  23. Olá Michelle, fiquei muito empolgada com a premissa desse livro, por que adoro romance policial, e claro sendo uma novidade nacional que vc curtiu, fico mais curiosa para ler. Bjkas

    ResponderExcluir
  24. Oi Michele, sua linda, tudo bem?
    Eu cresci lendo tramas policiais, gosto muito de investigações, de adivinhar o culpado. Não gosto muito de histórias independentes no mesmo livro, mas como nesse caso, elas histórias de alguma forma lá no final serão ligadas, fiquei curiosa. Dica anotada. Sua resenha ficou ótima!!!

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu amo romance policial! Li algumas resenhas sobre o livro e eu nem conhecia a editora...
    Fiquei com muita vontade de ler <3

    ResponderExcluir
  26. Olá Michele! Estou começando a ler romance policial e estou gostando muito. Adorei a premissa do livro, espero lê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir