sábado, 30 de setembro de 2017

[Resenha] Romance em San Marino (Livro I) - Lídia Rayanne

Descontrolados,

        Vamos de um romance de época para lá de acolhedor com o intuito de aquecer nossos corações nesse final de semana que promete ser chuvoso (pelo menos onde moro)?! E o melhor de tudo: da nossa linda literatura nacional! Estou falando de Romance em San Marino da autora parceira Lídia Rayanne!


SOBRE A OBRA: 


Título: Romance em San Marino - Livro I
Autor(a): Lídia Rayanne
Gênero: Romance Histórico/Literatura Nacional
Páginas: 511
Compre: Amazon
Fanpage - Instagram - Skoob Site
Sinopse: Ela havia nascido para ensinar. Ele, para governar. Só precisavam que o destino os unisse…
Em meio às guerras napoleônicas, a pequena república de San Marino ainda permanece livre com as graças do Imperador Bonaparte. Mas a paz que reina no Monte Titano não se aplica a Ângela Olivério. Pressionada por seus pais para aceitar um casamento arranjado, a jovem de 19 anos se pergunta quem em pleno século XIX aceitaria se casar com uma professora cheia de sonhos idealistas. As inquietações também não abandonam Marco Casali. Comprometido com a bela Alessa Vicini e filho de um dos governantes mais importantes de sua geração, o galante rapaz se sentia preparado para substituir o lugar do pai no Conselho de San Marino. Isso até o dia em que foi envergonhado diante de seus mais importantes líderes. Como ele poderia se tornar o capitão-regente de um país cuja história e povo mal conhece? Depois de um inesperado encontro, Marco descobre em Ângela a mentora improvável de que precisa. Sob a promessa de que ele lhe conseguirá uma audiência com os próprios capitães-regentes, Ângela aceita a missão de instruí-lo nos preceitos da República sem saber que, terrível e irreversivelmente, seu coração seria arrebatado logo por ele — um rapaz destinado à outra garota. Mas o que ambos não imaginam é que, à medida que lutam contra o sentimento crescente entre eles, a chegada de dois estrangeiros ameaça a liberdade de San Marino.

         Começamos com a adrenalina já lá em cima com algumas cenas de acontecimentos futuros da trama: uma alucinante fuga. O momento histórico são as guerras napoleônicas e o local onde tudo acontecerá é San Marino, uma republica que consegue se ver livre dos conflitos (por enquanto) e também distante da corrupção através de seu modo de governo.

"Ao conhecer a república mais antiga da Europa, foi impossível não ficar encantado por ela. Que sociedade possuía dois capitães-regentes que só ficam no poder durante seis meses? Sem contar a força do Conselho. E Bonaparte permitiu que a república permanecesse independente."

         Após esse momento nos é apresentado Marco Casali, um rapaz vaidoso e de condições que pretende seguir os mesmos passos do pai na política e fazer com que San Marino torne-se um local ainda melhor através de suas práticas, mas crê que não conseguirá fazer isso sozinho visto que seu conhecimento é um tanto quanto vago sobre a história de San Marino de modo que pretende procurar ajuda para tal.

"Preciso de um mentor. Alguém desconhecido, com quem eu não tenha nenhum vínculo emocional. Mas por mais que se esforçasse, Marco não conseguia pensar em ninguém com essas qualidades."

        Por outro lado, passamos a conhecer Ângela Olivério de 19 anos e sua família composta por Renato, Laura e Augusto; pai, mãe e irmão mais novo, respectivamente. Ângela é uma idealista, bem à frente de sua época e com uma personalidade bem característica, é professora de várias crianças das mais diversas idades. Não deixa de defender o que acredita ser o correto e acaba por se prejudicar um pouco com isso já que não é bem vista pela grande maioria do povo de San Marino. Vive se metendo em confusões por seus ideais.

" 'Por que você fez isso?' O irmão perguntou, aborrecido. 'Porque você tinha que se meter em discussões de novo?' "

        Em meio a uma confusão formada, Marco acabou tendo um vislumbre do conhecimento e inteligência de Ângela, o que o fez pensar que havia encontrado a solução para seu tormento: uma mentora! Ele faz o pedido para Renato de que sua filha o ensinasse sobre história e política e a partir de então eles começaram a encontrar-se todos os sábados onde Ângela dava aulas para as crianças. Mas nem tudo são flores e logo de início houveram alguns atritos entre mentora e aluno.

"Pouco me importa se ele é um Casali. Nenhum ser humano deveria abrir a boca para falar todas aquelas bobagens! Argh! Onde já se viu isso? O filho de um governante dizer que San Marino não passa de um ponto no mapa do Império Francês!"

        Marco e Ângela passam então a compartilhar conhecimentos diversos também durante seus encontros aos sábados, indo desde esgrima até mesmo aulas de dança. Tornam-se cada vez mais próximos e essa proximidade começa a causar vários questionamentos em ambos. Vários outros personagens nos vão sendo apresentados e eles desencadeiam uma série de acontecimentos secundários muito misteriosos que com certeza deixará você, meu caro leitor, com a curiosidade à flor da pele!

“Eu não me importo mais se ela é meu nebuloso ponto de interrogação. Eu só não consigo mais conviver com a ideia de que ela seja meu grande ‘e se’.”

         Fazia um bom tempo que não fazia a leitura de um romance de época e Romance em San Marino veio para me relembrar o quanto gosto do gênero. Simplesmente fiquei encantada com todo o desenvolvimento que a obra teve. Cada linha escrita por Lídia tem um propósito, mesmo que não entendamos prontamente qual seja. No desenrolar das páginas fica aquele mistério gostoso frente aos acontecimentos e o que virá a seguir que nos faz ler essas 511 páginas rapidamente, sem nem notarmos.
        Ângela com certeza virou minha queridinha para a vida. Destemida mesmo em momentos extremamente complicados, simplesmente não abaixa a cabeça e defende seus ideais com unhas e dentes. Ainda assim consegue ser doce e nos envolver com sua simplicidade e sinceridade. Marco de início me irritou um pouco por aparentar ser bem fútil, mas então somos apresentados a outro lado dele e então também nos apaixonamos. Personagens muito bem desenvolvidos assim como os outros que são inseridos.
         A autora explana muito bem o momento que passa a ser tenso na história de San Marino e os dilemas políticos que passará, além de relacioná-los com os problemas de cada personagem. Há também, no meu ponto de vista, algumas sutis críticas que pude perceber em relação às diferenças sociais, a falta de acesso à escola, além também da falta da segurança e descaso dos governantes para com seu povo. Isso para mim torna a trama mais verossímil, nos aproximando das personagens.
        Gostei muito da oportunidade de conhecer essa obra maravilhosa e indico para todos aqueles que adoram mistério, romance, intriga e um leve toque de comédia para amenizar a tensão, tudo na medida certa o que torna a leitura cativante e envolvente. É difícil falar mais sobre ela e não dar spoiler, pois são vários acontecimentos determinantes ao futuro tanto de San Marino quanto dos protagonistas, mas espero ter passado de modo satisfatório o quanto essa obra é encantadora e surpreendente.
        E se vocês, assim como eu, ficam doidas (os) para ler a continuação dos livros, fiquem tranquilos que segundo livro já já será lançado. Se não me engano a previsão é para Novembro. Ainda bem, pois que desfecho foi esse hein dona Lídia?!? (risos)
        Então me respondam aí: quem aqui adora romance de época? Já leram Romance em San Marino? Ficaram curiosos para lê-lo?

Bjux e até a próxima Descontrolados!

20 comentários:

  1. Ahhhhh, que resenha deliciosa, Michele!
    Fico super feliz que San Marino tenha te conquistado e por você ter captado toda a essência da história ❤
    E sim, em Novembro sai o fim da duologia *u*

    ResponderExcluir
  2. Oie! Amei a resenha, sensacional. Esse é o tipo de livro que gosto, não sei pq mas amo uma história que se passe em séculos passados haha os personagens parecem muito bem estruturados, gosto de livros que tenham críticas politicas e sociais ainda que sutis, pq assim não mistura as coisas e não destorce a ideia principal, gostei! bjs

    ResponderExcluir
  3. Romance de época está muito hype ultimamente!
    É tanta resenha que vejo que se eu não amasse o estilo, estaria louca!
    não conhecia essa obra e nem a autora, mas já posso dizer que adorei.
    Vou anotar a dica!

    Beijo!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, que bacana! Eu ja lí alguma coisa a respeito de San Marino, sempre achei o lugar bem pitoresco e agora vejo esse romance. Achei bem legal a premissa e o fato da autora ter escolhido esse lugar e sua história como pano de fundo. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei este romance e toda a atmosfera que envolve os personagens. A Lidia criou um enredo diferente do que estou vendo, o mocinho não é um bad boy e ambos tem uma áurea de inocência que eu achei muito fofo. Super curiosa pela continuação.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Romance de época é bem gostoso de ler ainda mais na época da Revolução Francesa, um dos meus períodos prediletos da história. Ângela Olivério é uma personagem muito interessante por ser uma professora já com muito idealismo, torço muito por ela e Marco! Emocionante!

    ResponderExcluir
  7. fiquei curiosa com esse livro, tenho tido muito pé trás com os romances na Amazon, li mais dezenas esse ano mas poucos achei com bom enredo e boa escrita. Vou dar uma conferida neste :)

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, cheguei até mesmo a ficar curiosa com a leitura, ainda que não seja um gênero que curto muito.
    E esse book trailer? Que gracinha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tudo bom?
    Nossa esse livro esta na minha lista a meses, muitas pessoas já me indicaram ele e falam maravilhas, bom acho que agora não tem como correr vou ler ele também kk
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem?
    Confesso que estou começando a ler romances de época agora, e já fiquei muito curiosa com a premissa da estória. Ainda mais por ser de nacional. A capa também é muito linda, e já quero saber mais e tomara que eu também goste.
    ótima resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Já sou apaixonada por romances de época e para melhorar tudo Romance em San Marino é nacional, daí meu coração pulsa freneticamente. Amo quando podemos enaltecer nossos escritores. Achei muito bacana o fato de Angela ser uma mulher forte e que não aceita simplesmente as coisas, personagens femininas assim que nao abaixam a cabeça me deixam extremamente feliz e motivada. Quero muito ler todos os livros, que venha logo novembro pq sinto que vou devorar esse rapidamente!

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto de romances de época, mas ainda não conhecia o livro nem a autora. Que bom que ela soube bem unir os problemas da época com os dilemas de cada personagem. Esse início eletrizante mostrando cenas futuras também é bem interessante. Que bom que o próximo volume já está pra ser lançado. Fiquei interessado.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler romances de época, mas nunca tive coragem de começar, não sei porque!
    Gostei muito dessa resenha, o livro realmente parece ter do realmente muito bom, ainda mais que ainda está no primeiro volume.

    ResponderExcluir
  14. ola tudo bem ? Adoro os romances e esse em particular me chamou bastante atenção, nunca li romance de epoca mais me interresso pela historia , a revolução Francesa e sou fã de livros nacionais. Bjssd

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a sua resenha! Romance de época com protagonista a frente do seu tempo é sinônimo de sucesso. Fiquei com vontade de acompanhar a história da Ângela, ainda mais sabendo que ela é professora e defende seus ideais. Gosto de tramas que envolvem mistério!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem a autora, mas adorei a premissa.
    Gosto muito de romances de época, mas não lembro de ler nenhum que traga um contexto político como esse. Achei bem interessante e sua resenha me deixou muito curiosa para ler. Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oiiii! Adorei a sua resenha... daquelas que a gente lê imaginando o resto da historia! Adoro livros com intriga hahahaha prendem super a atenção!

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha! Estava a procura de romances de época e achei um justamente em um período histórico importante. Pode ter certeza de que está na minha listinha.

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Amei sua resenha, li poucos livros de época e esse atiçou minha curiosidade. Você escreve de uma forma cativante, que nos faz querer conhecer a obra rapidamente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Ola, tudo bem? Amo romances de época!Muito mesmo! E ele ainda tem uma trama e ideia tão diferente. Gostei muito do fato de abortar os dilemas políticos. Gosto muito de romance que tem algo a mais.
    Obrigada pela dica,
    bjus

    ResponderExcluir