segunda-feira, 5 de junho de 2017

[Resenha] Poker com o Diabo - Italo Guimarães

Descontrolados,

          Mais uma resenha de obra nacional!! Hoje vamos falar de Poker com o Diabo do autor parceiro Italo Guimarães. Confesso que pela sinopse já tinha certa ideia de como seria a obra, mas fui surpreendida com tantos sentimentos que ela conseguiu despertar. Ficou curioso(a)?! Então continue lendo para entender o motivo!


Título: Poker com o Diabo
Autor(a): Italo Guimarães
Gênero: Suspense/Literatura Nacional
Páginas: 106
Editora: Garcia
Compre: Amazon e Editora
Degustação no Wattpad
Sinopse: O Diabo estava entediado em seu mundo, então decidiu fazer um jogo memorável: Uma partida de Poker! Selecionou a dedo seus adversários entre os residentes do inferno para que o jogo fosse perfeito. O Prêmio? A liberdade do sofrimento eterno! Mas quem conseguirá vencer o Senhor do Abismo? Sem trapaças... apenas a Sorte. Nesta história de suspense e horror pessoal descubra como a alma humana pode esconder segredos mais obscuros do que pode-se imaginar. Na mesa do Diabo, as cartas dão as regras.
          O que vamos encontrar nesse livro é exatamente o que a sinopse nos diz.  O Diabo estava com um tremendo tédio enquanto tomava seu costumeiro copo de uísque e fumava seu cachimbo. E então veio a brilhante ideia de escolher a dedo alguns desafiantes para uma partida memorável de poker para animá-lo e, claro, também dar a alguém a chance de deixar a vida de dor e tormento que viviam suas almas no inferno.

"- Mas as atitudes que todos vocês tiveram em vida me divertiram tanto, que achei justo da minha parte dar-lhes uma chance de saírem daqui."

         Os escolhidos para participar desse jogo são: Giuseppe Andollini (agiota), Lilian Brokeheart (modelo), Joseph Shatner (pastor), Verônica Slain (parteira), Jack Osbourne (policial) e uma criança que tem seu rosto coberto por uma antiga máscara médica e o corpo, também coberto, por um amontoado de tecidos. Essa criança seria a responsável por uma inesperada surpresa que o Diabo preparou para um dos jogadores.

"- Não teremos apenas uma cereja, mas sim duas! - disse o Diabo, entregando a ficha escolhida para o garçom."

          Cada um deles terá a sua vez de jogar uma partida com o Diabo utilizando-se do estilo head's up (parte final do poker, quando apenas dois jogadores sobram à mesa para a disputa do prêmio final). As cartas não serão dadas por ele, mas sim pelo mérito de suas atitudes em vida e serão determinantes tanto para a salvação quanto para a condenação, sendo que o próprio Senhor do submundo será o carrasco a partir de então das almas que não se salvarão.

- Cada uma destas fichas é a representação da alma de vocês, e a situação é simples, se vencerem, a alma de vocês estará livre do tormento e será entregue ao Reino de Deus."

          Então, um de cada vez terá sua partida e suas almas encontrarão seu destino final até que sobrem somente dois personagens compondo a mesa além do Senhor das Trevas (a surpresinha!!) e que devem apostar um contra o outro para selar o fim da partida.

"- Não pode ser verdade! Não mesmo! Só pode ser uma trapaça ou mentira sua... - dizia o policial, inconformado com o que via."

         Desde que o Italo me enviou o livro, eu estava louca para fazer a leitura e me arrependo por não a ter lido assim que chegou! Creio que ele seja uma releitura extremamente moderna e fluida de O auto da barca do inferno e da qual o autor diz ter se baseado. Trata-se de um drama bem sombrio com excelente teor de suspense que, além de conseguir prender a atenção do leitor do início ao fim, apresenta crítica social e julgamentos morais das atitudes em vida e que elas são as principais responsáveis por nosso destino ao final dela.
         Após a apresentação de quem serão os adversários do Diabo, cada capítulo seguinte irá contar a história de um dos jogadores e, claro, ocorrerá a partida decidindo o destino de suas almas. Cada carta que é posta na mesa representa a personalidade ou as atitudes do passado do personagem. Adorei conhecer um por um e descobrir o que os levaram ao inferno e é nessa parte que nossas emoções afloram. Nos perguntamos a cada frase que lemos se os escolhidos realmente merecem estar onde estão, afinal aparentemente são pessoas de bem e é ai que nos é pregada a peça! As cartas nos revelam os pecados/erros cometidos por cada um e saber de alguns deles é praticamente um soco no estomago. Todos foram muito bem construídos e terminei a leitura querendo conferir as partidas de poker de cada um dos indivíduos do inferno!
         Calma, se você assim como eu, não apresenta conhecimentos do jogo não precisa se desesperar. O primeiro capítulo é exatamente uma explicação de fácil entendimento sobre o poker e suas origens, assim como alguns exemplos de jogadas e quais delas são as mãos mais fortes. O livro também conta com notas de rodapé elucidando demais palavras específicas do jogo que são inseridas.
         O elemento surpresa envolvendo a criança é mantido até quase o desfecho da obra e isso faz com que devoremos as páginas para descobrir logo porque ela é a cereja do bolo. Há então o acontecimento que, ao mesmo tempo, partiu meu coração como também o alegrou e simplesmente não havia como o final ser diferente.
        Quanto à parte física eu estou encantada! A capa é muito bonita e chamou minha atenção desde o meu primeiro contato com ela. Combina perfeitamente com o enredo proposto. Em relação à diagramação, está impecável!! Cada mudança de capítulo tem um detalhe que remete ao baralho (simbolo do naipe de espadas) e no decorrer da trama temos as cartas que fazem parte das partidas para melhor entendimento e complementação do que está acontecendo. Apresenta folhas amareladas, tamanho da fonte e espaçamento entre linhas agradáveis à leitura. O trabalho de revisão está muito bem feito e não me deparei com nenhum erro.


        O livro pode até ser curto sendo lido em apenas algumas horas como eu o fiz, mas apresenta uma carga bem extensa para reflexão. Afinal, nem tudo o que parece ser certo realmente o é, basta olhar mais de perto e perceberá isso!
        Não há dúvidas de que indico a obra para todos aqueles que buscam uma leitura rápida, regada a suspense, com críticas sociais e que ainda lhe convida a sentar à mesa tomando um copo de uísque e jogando um belo carteado!
        Já conheciam o Italo? Ficaram interessados em acompanhar as jogadas do Senhor das Trevas?

Bjux e até a próxima Descontrolados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário