quarta-feira, 5 de abril de 2017

[Resenha] Dragão de Gaia - Joe de Lima

Descontrolados,

          Hoje trago para vocês mais uma resenha de obra nacional e preciso dizer que estou virando fã de carteirinha do autor!!! Já resenhei Arcanista e Armamentista do autor parceiro Joe de Lima que fazem parte da Trilogia Vera Cruz e ando bem ansiosa pois ele tem trabalhado último volume Ativista (quero logo!!). Mas enquanto esse terceiro volume não sai, ele resolveu nos agraciar com Dragão de Gaia. Vamos embarcar juntos nessa viagem?!


Título: Dragão de Gaia 
Autor(a): Joe de Lima
Gênero: Ficção Científica/Fantasia/Literatura Nacional
Páginas: 215
Capa: Renato Moraes
CompreAmazon
Fanpage - Skoob - Goodreads
Sinopse: Orbitando o planeta Proxima III, Gaia é uma lua cheia de verde e de vida. Sob a organização da Iniciativa Gaia, a lua é uma imensa reserva ambiental, onde plantas e animais em risco de extinção podem viver livres e prosperar. Uma espécie, porém, precisa da ajuda da Iniciativa: os dragões. Seguindo os passos de sua falecida mãe, o casal de irmãos Ayla e Luca Teoh decidem reunir uma tripulação e partir numa viagem para um planeta distante, onde esperam encontrar um dragão vivo, e levá-lo para a reserva. Pelo caminho, Ayla e Luca encontram inteligências artificiais, planetas oceânicos, animais raros e mundos diferentes, mas que ao mesmo tempo são semelhantes. À bordo da nave Hermes, os Teoh vão partir numa jornada envolvente, que remete à Era de Ouro da ficção cientifica.
          Primeiramente, para entrar no clima da trama, vamos de playlist da obra disponibilizada por Joe e conhecer um pouco do que ele ouvia enquanto escrevia Dragão de Gaia! Se você ficou curioso para saber onde cada uma das músicas se enquadra na trama, basta acessar o blog do autor Desatinos por Escrito que você saberá!


          Agora que já estamos mais ambientados com a trama, vamos conhecê-la a fundo!
          Começamos conhecendo a família Teoh, composta por Ayla, seu irmão Luca e seu pai Ed que vivem na estação espacial Sagan, localizada no Sistema Próxima Centauri. Ayla é doutora em zoologia e dedica grande parte de seu tempo na Iniciativa Gaia, uma reserva ambiental que tem como objetivo a preservação de plantas e animais em risco de extinção e faz esse lindo trabalho ao lado de seu pai. Luca está indo pelo mesmo caminho da zoologia, porém também tem grandes habilidades como piloto e é responsável pelas excursões turísticas que ocorrem em Gaia.

— Há cinquenta anos, essa lua foi adquirida por uma organização não-governamental para ser  convertida numa reserva ambiental, um refúgio para espécies ameaçadas de qualquer canto da galáxia. Em toda Gaia, não existe nenhuma estrutura erguida por mãos humanas e as únicas pessoas com permissão para vir aqui são os membros da Iniciativa Gaia e turistas, como vocês.

          Ayla tem um objetivo bem específico: o Projeto Dragão. Sua mãe Yvi infelizmente faleceu em uma viagem interestelar por causa de um projeto parecido e é por isso que Ayla tem grande vontade de concluir tal missão e conseguir transportar um dragão do sistema Gliese 581 até Gaia e assim salvá-lo de uma possível extinção.

— Acho que será mais interessante ir direto ao ponto principal: nosso convidado de honra — Ayla
pressionou uma das fotos. A imagem passou a ser exibida no ar — Essa é uma foto tirada via satélite da superfície do planeta primitivo Gliese IV. O Sistema Gliese 581 é desabitado e nossas informações são limitadas, mas sempre suspeitamos da presença de dragões nesse planeta. Essa imagem, acabou com as dúvidas.


          Ayla faz a apresentação de seu projeto a três patronos que decidiriam se tal viagem seria viável, se traria lucros e se a patrocinariam. Com a aprovação do Projeto Dragão, Ayla começa então a planejar os tripulantes que farão parte da Hermes, a nave que será utilizada nessa viagem interestelar que terá duração de quase um ano. É claro que seu irmão Luca, por apresentar conhecimentos em duas áreas primordiais para a viagem não poderia ficar de fora.

— Sua irmã tem razão, isso é importante — a outra mão de Ed tocou o ombro de Ayla. — É a
oportunidade de uma vida para um zoólogo e para um piloto. Não se desperdiça uma chance assim. E depois, se você estiver pilotando aquela nave, vou ter certeza de que sua irmã voltará sã e salva.

          É chegada a hora da partida, todos estão ansiosos pelas surpresas que terão pela frente, dos mundos e seres que irão conhecer e se realmente conseguirão completar a missão e voltar sãos e salvos à Sagan. Quer saber todas essas respostas?! Então corre para garantir seu exemplar, pois o livro já se encontra na pré-venda!! Basta clicar na imagem abaixo.


          Fico até sem palavras para descrever o quanto eu gostei de fazer essa leitura! O Joe tem uma escrita que me cativa, me encanta e me envolve. Gosto muito de ficção científica, mas foi a minha primeira experiência com um livro que se passasse no espaço e o mais legal de tudo é que não me senti perdida, pois o autor consegue escrever toda a parte mais técnica de como funciona uma nave ou como funciona um buraco de minhocas (técnica capaz de "dobrar o universo" para que a viagem seja mais rápida) de uma forma que torna-se fácil o entendimento.
          E aí alguns podem falar: gosto de livros que apresentem temas relevantes, que não seja uma leitura vazia. Pois bem, em pouco mais de duzentas páginas o autor aborda a necessidade de  preservação ambiental, importância das relações familiares, importância de trabalho em equipe e ainda por cima nos mostra que são válidas todas as formas de amor: homem com homem, mulher com mulher, homem com mulher e até mesmo homem com inteligência artificial (risos). Sem contar que pode abrir os olhos de muitos quanto a respeitar e aceitar as diferenças de cor, raça, etnia e costumes. Afinal aqui conheceremos personagens morenos, azuis, verdes, lilases e mais uma infinidade que o arco-íris ficaria com inveja.
          Está achando pouco?! Vamos então saber sobre os personagens! Simplesmente são cativantes cada um a seu modo, apresentam características bem peculiares e definidas. Cada um tem a sua importância no decorrer da trama e várias vezes me peguei sorrindo com Luca que é muito carismático.

          O Joe gentilmente me cedeu a obra em formato digital e eu não posso reclamar de absolutamente nada. A revisão está muito bem feita, o tamanho e espaçamento da fonte são agradáveis à leitura e a diagramação está maravilhosa. A cada início de capítulo sabemos o local onde estão e o tempo de viagem nos dando assim a sensação de um diário de bordo, característica que gostei bastante porque acaba nos aproximando ainda mais de tudo o que está acontecendo e me senti dentro da Hermes, contemplando a galáxia. E não posso deixar de colocar dois quotes maravilhosos que fiquei apaixonada, afinal sou formada em Química e para mim tudo pode ser explicado por números!

— Não fui programada para apreciar a beleza — ela fez gestos expansivos. — O que vejo é uma
grande harmonia matemática, um equilíbrio perfeito entre ordem e caos.

— Por acaso sabe o que é o amor no cérebro humano? É a soma de três neurotransmissores:  dopamina, epinefrina e norepinefrina. Cada emoção humana pode ser convertida num conjunto de
impulsos neurais e bioquímicos. Pode me provar que um sentimento gerado por um algoritmo é menos real que um sentimento gerado por química?

          O desfecho não poderia ser melhor! Mais um final aberto que consegue me conquistar, dando margem à uma possível continuação. O autor falou que seria um volume único, mas não custa ter esperanças e vai que ele muda de ideia (risos).
          Não tenha dúvidas de que indico a leitura para todos aqueles que buscam uma obra com reviravoltas, apontamentos de vários temas relevantes e uma bela viagem interestelar atrás de um belo dragão, o Dragão de Gaia.

Bjux e até a próxima Descontrolados!

29 comentários:

  1. Não conhecia esse livro e confesso que essa obra me chamou um pouco de atenção! Vou procurar aqui para ler, pois depois de tudo o que você falou quem não vai querer ler "Não é mesmo?". Ótima resenha continue assim.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia a obra nem o autor. Confesso que a premissa em si não me chamou muito a atenção, mas gostei muito da sua resenha e dos pontos que você ressaltou. Talvez eu leia futuramente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Nossa que máximo. Conheço a escrita do autor e é realmente maravilhosa. Esse livro me parece ser muito bom. Cheio de ação e fantasia.
    Dica anotada,vou dar um pulo na Amazon e ver se consigo comprar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii Michele Lopez!
    Esse livro parece ser bom para quem curte realmente ficção cientifica, não gosto muito, mas adoro fantasia, o livro em si não encheu os meus olhos e não tocou o meu interesse, porém achei os quotes interessante, não conhecia o Joe de Lima, e não sei se leria essa obra futuramente. Sua resenha está ótima, nos contou de certa forma mais sobre o livro e achei bem interessante as músicas.
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Uhummm, adorei a playlist, e já vou lá conferir onde cada música se encaixa na história.
    Me encantei com essa proposta, gosto muito de ficção científica e essa tem um grande diferencial. Além do mais trabalha assunto de peso, então dá pra unir o útil ao agradável.
    Quero, preciso desse livro.
    Amei a dica, e já anotei.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Menina eu não conhecia essa obra mesmo e confesso pra ti que até fiquei interessada, é meio fora da minha zona de conforto e creio que seja por isso que me senti atraída, sou apaixonada por ficção científica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    que livro fantástico. Achei muito curioso, um livro desenvolver uma viagem tão encantadora como Ayla e Luca. E claro a criatividade do Joe também foi bem longe e bem escrita.
    Quando se escreve uma aventura dessas precisa pensar em muita coisa. Adoro histórias com Dragões, vou comprar o livro para ter a experiência da leitura.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Olhando para a capa, não seria um livro que eu compraria, mas depois de ler a sua resenha, com toda a certeza é um livro que quero muito ler!
    Adorei a dica, um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Não é o tipo de livro que eu estou procurando pra ler no momento, mas gostei da playlist!

    ResponderExcluir
  10. Oi Michele, pode ser besteira, mas acho importante em um enredo de ficção científica o autor saber explicar de forma clara e simples algo mais complexo, justamente para que o leitor não fique "boiando" ou mesmo entediado com as explicações. Fiquei feliz de ver que é isso que encontramos neste enredo. Como eu não conhecia o livro, já estou anotando sua dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha bem detalhada. Não me interessei pelo livro, mas adorei conhecer o autor. Adoro conhecer autores nacionais *-*

    ResponderExcluir
  12. Quando olhei pra capa desse livro não imaginei que fosse ter coisas de aspaço e tal! Mas acho que vou pular essa dica! Mas brigado mesmo assim!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. nossa, que resenha bem detalhada :D
    confesso que pela capa não me atrai mas lendo sobre o enredo notei que é um livro que poderia me agradar...

    gosto de finais em aberto,dão margem pra minha imaginação hahahahaha
    bjs...

    ResponderExcluir
  14. Olá, olha,realmente achei a premissa do livro bem construída, não é a toa que vc gostou da escrita do autor. Parece ser uma história bem interessante e com a playlist tudo fica mais divertido neh... Muito bom! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi tudo bem,
    Muito legal a premissa da obra, mas infelizmente não é bem o tipo de leitura que tem me despertado o interesse no momento. A obra me pareceu ser muito bem desenvolvida e gostei muito da ideia da Playlist, pra mim leitura e música é uma das melhores uniões que existem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Hm... Não gosto do muito do gênero, mas achei os temas abordados interessantes demais...
    E parece que tudo foi muito bem pensado e detalhado com riqueza, não me admira você ter gostado tanto.
    Acho que não é uma leitura para mim no momento, mas não descartaria a hipótese de lê-lo no futuro :)

    ResponderExcluir
  17. Apesar de eu gostar de ficção científica, não gosto muito de livros sobre dragões, tampouco que lidam com a temática ambiental porque, geralmente, eles acabam caindo numa narrativa bem maçante. Pode não ser o caso desse, e, pelo que tu falou, não o é, mas mesmo assim... Não me atraiu. :(

    ResponderExcluir
  18. Oi, Michele!
    Lançamento interessante. Sou muito apegada à literatura fantástica, mas ficção científica em si ainda não me cativou tanto, foram poucas obras do gênero que li até agora, e essa, no caso, parece ser uma ótima pedida para continuar o gênero sem dar de encontro com grandes explicações técnicas, já que você falou que a obra tem uma narrativa fluida e o autor explica tudo de forma mais compreensível. Legal que, mesmo numa história fictícia, ele teve o cuidado de abordar questões tão importantes e atuais como preconceito, preservação ambiental e a importância da família, dentre outros. Fiquei visivelmente curiosa agora de conferir a leitura, valeu muito a dica! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  19. OOi!
    Não conhecia o livro, e confesso que inicialmente também não em interessei, porem, lendo sua resenha a vontade foi surgindo aos poucos. kkkk Fiquei curiosa com algumas coisas e o fato de ter gostado tanto aumentam os pontos dele comigo. haha
    Dica anotada.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  20. Oii!
    Não sei se foi só aqui, mas a playlist não abriu :/ ficou só um espaço em branco entre os parágrafos.
    Não conhecia o livro nem o autor, mas que legal que a leitura tenha te cativado tanto assim! É ótimo ver o quanto os "nossos" autores estão conquistando público. O livro não é do gênero que costumo ler, portanto por enquanto eu passo a dica.

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Abril você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  21. Olá Michele, pela sua resenha o enredo do livro parece ser bem diferente e empolgante, adoro quando o autor consegue situar bem o leitor e não nos deixa perdidos em meio ao enredo *-* Dica anotada, espero ter a chance de lê-lo em breve.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  22. Oi Michele!
    Não conhecia esse livro ainda mas achei bem interessante pelo que li na resenha. Ficção científica não é lá meu genero favorito, mas gostei da trama que ele criou, essa coisa de transportar um dragão e tal, dá pra ver uma mistura de elementos qe aparentemente funciona.
    Fiquei bem curiosa e espero poder ler um dia.
    beijo

    ResponderExcluir
  23. Não gosto muito do estilo literário, mas a capa está linda e seu entusiasmo na resenha me deixou até com vontade de me aventurar... rs
    Eu odeio quando gosto muito do livro e o autor diz que não tem continuação!!
    Parece que eles gostam de nos torturar, não é mesmo??? huhauhuaa
    Parabéns pela leitura e resenha! Vou anotar essa dica!

    beijinho!!


    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá! Ainda não conhecia mas parece bem interessante.
    Vou anotar a indicação. Espero ler em breve.
    super bjooo

    ResponderExcluir
  25. Olá, que obra bacana, não conhecia...
    Sua resenha ficou show, já anotei a dica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Oie!
    Acho que a capa não faz jus a história que parece ser. Pela capa, apesar de ter uma ilustração boa, pensei que era um livro infantil. Mas pela sua resenha, fiquei curiosa, apesar de fantasia não ser o meu forte rs.
    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Olá Michele!
    Fico tão feliz de saber que vc gostou, claro que já virei fã do autor desde da trilogia Vera Cruz e esse ainda não li. Sua resenha ficou incrível e logo mais na semana que vem começo a ler. Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Michele, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro ficção científica, e adoro dragões. Então, fiquei super empolgada para fazer parte da tripulação dessa nave. O que aconteceu com a viagem da mãe para ela não conseguir sobreviver?? Será que eles conseguirão trazer um dragão sãos e salvos??? Parece ser emocionante. E as mensagens são lindas. Conhecia esse autor da trilogia vera cruz que é muito elogiada. Por isso dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adorei, me lembra um pouco star trek, que sinceramente ADORO kk. Gostei da premissa e queria ler =/ certeza que eu amaria o/

    ResponderExcluir