Vamos de resenha?! Hoje trago para vocês, como o próprio título da postagem já anuncia, a resenha de Lavínia e a Árvore dos Tempos do autor parceiro Lucinei M. Campos. Preciso dizer que essa leitura foi encantadora e mágica. Continue lendo e descubra o porquê!
Título: Lavínia e a árvore dos tempos
Autor(a): Lucinei M. Campos
Gênero: Fantasia/Infantojuvenil/Literatura Nacional
Páginas: 236
Editora: IndependenteSinopse: Se você se visse cercado por seres nunca vistos antes, como uma fada homem rabugenta, que carrega uma peixeira e detesta humanos? Aconteceu com Lavínia, uma menina de nove, quase dez anos, um pouco diferente das meninas de sua idade que teve sua vida transformada, ao receber uma fada distinta a qualquer criatura mágica conhecida. Laus detestava seres humanos, e por esta razão, teria de cumprir pena ao seu lado por todos os males feitos contra os mesmos. O que seria um presente para a menina era um castigo para ele, que para entrar no nosso mundo teve que tocar seu dedo num livro que o transformaria em um típico morador da região escolhida. Mas, por engano, tocou num lugar bem oposto à terra da menina. Assim, seu nome, sua varinha, suas roupas, se modificaram completamente. Laus passou a ser Lorivaldo, e sua varinha, uma peixeira. Juntos, vão desvendar os segredos da imponente Árvore dos Tempos, que dá pergaminhos no lugar de frutos, e onde surgem nomes de pessoas importantes para a história da humanidade. O que pode revelar traços de coisas misteriosas e em comuns que há entre os dois e o mundo dos quais pertencem.
Começamos conhecendo Lavínia (Vina) e onde mora: a cidade Maravilhosa. Mas por enquanto não há quase nada de maravilhoso na vida da nossa protagonista. Ela é bem solitária convivendo quase que praticamente só com seus pais, Lucas e Gisele, e seu grande amigo Léo.
"No fim da tarde surgia um amigo para visitá-la, um dos poucos, ou um dos únicos. Um menino que morava na rua de trás."
Os seus companheiros de sala vivem perseguindo-a e também excluindo-a de suas vidas. Sim, Lavínia sofre bullying e a cada dia precisa desenvolver técnicas e planos mirabolantes para não cruzar com seus companheiros, tanto na escola quanto no caminho que leva e traz até ela.
"Na hora da volta para casa devia sempre trocar de rua, nunca passar pelos mesmos lugares. Esse era o cotidiano da jovem menina."
Com o tempo, ela infelizmente constatou que o isolamento acabava sendo sua proteção e sempre procurava estar longe de todos, encontrando alguns cantos por onde se esconder nas imediações da escola. Um desses cantos era uma área aos fundos do colégio, onde sempre fazia suas refeições. Um belo dia após ser mais uma vez perturbada na sala de aula, ela vai para o seu refúgio entristecida e também com muita raiva comer o seu lanchinho e acaba por presenciar um fato inusitado: um passarinho verde que estava com as asas abertas de um modo curioso, aparentando estar machucado.
"A criatura continuou a encará-la, até que seu rosto, ainda úmido com a lágrima que havia rolado rumo a seu queixo, deixou perder uma gota próxima ao pássaro."
Por determinado tempo, Lavínia acabou esquecendo o que a aborrecera e se sentiu em paz. Mas algo diferente estava para acontecer e culminou na aparição de Lorivaldo (Laus), uma fada rabugenta que odiava os humanos e com aparência de um soldado do filme Guerra de Canudos, onde a sua varinha era uma peixeira!
"Suas roupas agora eram uma camisa de manga comprida, coberta por um colete de couro marrom; uma calça surrada, do mesmo material; e um par de butinas também de couro, só que bege, com trançados até a canela. Em sua cabeça, um chapéu meia lua, com algumas fitas em cada lado."
Como puderam perceber, Lorivaldo não é uma fada igual as que idealizamos e foi escolhido para passar um ano ao lado de Lavínia por ter aprontado muito. A partir desse encontro não irão faltar aventuras com goblins, boitatás, faunos, ninfas, curupiras, titãs e muitos outros seres míticos e perigosos.
Lavínia é uma garota forte e de bom coração que teve de enfrentar diversas situações complicadas e mostrou-se muito madura ao tomar suas decisões. Ela e também todos os outros personagens que compõem a obra foram muito bem desenvolvidos, tendo cada um suas particularidades e personalidades. A amizade entre ela e Léo é muito bonita (e rara) de ser vista, gostaria que mais laços assim existissem na vida real.
A leitura foi cativante e a escrita do Lucinei conseguiu me prender do início ao fim, tentando desvendar os mistérios que circundavam Lavínia. Isso fez com que a leitura fosse muito rápida, levando apenas algumas horas para sua conclusão. A narrativa feita em terceira pessoa me agradou bastante e a diagramação e revisão estão muito bem feitas, sendo que no decorrer da leitura podemos entender mais a fundo e relacionar tanto o título quanto a ligação da árvore que está na capa com a vida de Lavínia.
O livro faz parte de uma série e em breve trarei também a resenha do segundo volume Lavínia e a Magia Proibida.
SAIBA ONDE ENCONTRAR OS LIVROS DO AUTOR:
Lavínia e Árvore dos Tempos e Lavínia e a Magia Proibida:
- Diretamente com o autor, nas redes sociais
- Na livraria virtual Sanfer Livros
- Em livrarias do estado do Rio: Leitura, no Rio de Janeiro (ParkShopping, Shopping Nova América, Shopping Américas, Shopping Bangu, Shopping Metropolitano); Gutenberg, em São Gançalo (Partage Shopping); Itatiaia, em Duque de Caxias (Shopping Grande Rio) e Café com Letras, em Nilópolis (Centro).
Violeta não Sabe Amar:
- Disponível na Amazon
- Diretamente com o autor, nas redes sociais
- Na livraria virtual Sanfer Livros
- Em livrarias do estado do Rio: Leitura, no Rio de Janeiro (ParkShopping, Shopping Nova América, Shopping Américas, Shopping Bangu, Shopping Metropolitano); Gutenberg, em São Gançalo (Partage Shopping); Itatiaia, em Duque de Caxias (Shopping Grande Rio) e Café com Letras, em Nilópolis (Centro).
Violeta não Sabe Amar:
- Disponível na Amazon
Indico a leitura para todos os públicos que procuram uma leitura doce, leve, cheia de magia e que quebra alguns paradigmas sobre o que esperamos ser uma fada de modo bem descontraído e inteligente. E vocês, meus queridos descontrolados, já leram alguma das obras do Lucinei?
Bjux e até a próxima Descontrolados!
Oi Michele!
ResponderExcluirQue resenha linda!
Eu ainda não li os livros do Lucinei Campos ( não consegui na verdade) rs
Ganhei em um sorteio Lavínia e a Magia Proibida , minha cunhada se apaixonou pela sinopse e capa e quis ler até pq quer fazer do meu sobrinho um leitor compulsivo como a tia rs
ela fez resenha para o blog.
Parece ser uma delicia a leitura dessa série e também divertida. Espero ler em breve. Bjs
Oi Marcia!
ExcluirQue bom que gostou da resenha! Eu amo infanto-juvenis, mas não leio tanto quanto gostaria. A leitura é muito gostosa e estou bem ansiosa para ler o segundo volume!
Espero que seu sobrinho siga os passos da tia rsrs torço para que consiga ler em breve!
Ai ficamos todos descontrolados né? Pelo menos em leitura! kkkkk
ExcluirBjs
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirOwm que livro mais fofo.
Realmente parece ser uma fica maravilhosa especialmente para se trabalhar com o publico mais infanto juvenil. Amei a sua dica e resenha. Parabéns!
Beijos
Olá Faby,
ExcluirO livro é muito fofo mesmo e creio ser uma excelente dica para trabalhar com o público jovem diversas temáticas bem relevantes.
Oii Michele!
ResponderExcluirGostei da sua indicação, parece ser um livro muito bom, assim como percebi em sua resenha. Adoro aventura e principalmente esse mundo cheio de magia, isso mesmo, adoro esse mundo de fofura rsrs. Adorei os pequenos quotes que colocou, fiquei ainda com mais vontade de ler esse livro.
Amei sua resenha!
Abraços;**
http://FebredeLivro
Olá Maria,
ExcluirFico feliz que tenha gostado da indicação e espero que faça a leitura e goste tanto quanto eu.
Gosto muito de tudo que envolva magia e Lavínia é muito agradável de ler.
Que livrinho mais amor menina, fiquei bastante interessada mesmo e adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, gosto de livros com essa temática e com ilustrações.
ResponderExcluirAbraços
Olá Morgana,
ExcluirMuito feliz que tenha se interessado tanto e espero que tenha sim a oportunidade de fazer a leitura, pois ela é muito agradável e nos faz voltar a ser criança!
Olá!
ResponderExcluirSou apaixonada pela pequena Lavínia...este livro é um amor e eu sempre indico ele para todas as idades. Muito lindo e sua resenha ficou maravilhosa.
Beijos
Cássia Pires
Olá Cássia,
ExcluirConcordo que é uma indicação para todas as idades e também fiquei encantada com Lavínia. Estou bem ansiosa para ler o segundo volume.
Muito obrigada.
Olá! Que resenha mais maravilhosa! Amei me deixou cheia de vontade de ler e saber mais um pouquinho sobre essa história!
ResponderExcluirOlá Marina,
ExcluirFico feliz que gostou da resenha. Espero que faça a leitura e goste tanto quanto eu!
Lavínia é encantadora.
Eu sou apaixonada por livros infantojuvenis. Sempre me fazem recordar da magia que existe no universo infantil. Geralmente são livros que abordam temas pesados de uma maneira sutil e que me fazem refletir bastante. Amei a premissa desse livro e pelo visto essa fada aí "encarnou" um belo de um nordestino! Adorei tua resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro. Beijokas
ResponderExcluirOlá Thaisa,
ExcluirTambém gosto bastante de livros do gênero, mas infelizmente não leio tanto quanto gostaria.
Lavínia me fez voltar a ser criança, a ver o mundo com uma magia a muito esquecida.
E a fada realmente encarnou um nordestino bem rabugento e espero que tenha a oportunidade de fazer a leitura.
Oooi, tudo certinho?
ResponderExcluirAmei essa resenha hein <3
Que livrinho mais amorzinho adoro livros com essa temática <3
Parabéns viu?
beijos
Olá,
ExcluirQue bom que gostou da resenha. O livro é muito fofo mesmo e as temáticas abordadas são relevantes e tratadas de forma bem sutil.
Olá, Michelle!
ResponderExcluirTudo bem?
Adorei a sua resenha, o livro parece ser bem legal e fogo. Gosto muito de literatura infantil e toda a magia que apresenta. Os livros normalmente abordam de formas sutis temas relevantes. Fiquei com vontade de ler o livrinho!
Beijos
Olá,
ExcluirTambém gosto muito de literatura infantil, mas muitas vezes acabo deixando de lado por causa de outros gêneros. Lavínia apresenta pontos muito relevantes para reflexão e é nos apresentados exatamente dessa forma: sutil e leve.
Viver na cidade maravilhosa cercada de solidão não é fácil para um adulto, diga para uma criança. ‘Lorivaldo (Laus), uma fada rabugenta que odiava os humanos e com aparência de um soldado do filme Guerra de Canudos, onde a sua varinha era uma peixeira!’ misericórdia, morrendo de rir, no mínimo, peculiar. Gostei do livro, é diferente, quero ter oportunidade de ler.
ResponderExcluirOlá Lilian,
ExcluirSolidão creio que não é fácil em nenhum lugar e também em nenhuma idade, mas infelizmente com a correria deixamos de perceber o outro e ser percebido.
Lorivaldo é uma fada bem peculiar mesmo e nos tira muitas risadas com seu jeitinho rabugento.
olá, Mii :D
ResponderExcluirjá tinha ouvido falar desse livro lindinho e fiquei bem curiosa com o enredo,parece daqueles que irão me divertir bastante, além de levantar alguns pontinhos de reflexão...
essa capa tá lindíssima...
bjs ^^
Olá Maria,
ExcluirO livro apresenta um enredo bem divertido sim e consegue nos fazer refletir sobre vários temas relevantes de uma forma bem leve e com muita originalidade.
Oi Michele, eu conheço o livro, mas não li. Além da capa ser bonita, o enredo parece divertido e com boas reflexões.
ResponderExcluirBjs Rose
Olá Rose,
ExcluirO enredo é bem engraçado sim tendo em vista uma fada bem peculiar e rabugenta.
Espero que faça a leitura e que goste tanto quanto eu.
Oie! Gente, que coisa mais linda ler algo assim da minha filhinha! rs Sim, a Lavínia é a minha filhinha! Obrigado pelo apoio e carinho! Sem este espaço de profissionais como você, onde eu estaria? rsrs Beijos a todos que curtiram esta resenha e a capa do livro!
ResponderExcluirOlá,
ExcluirÉ realmente lindo de ver tantas pessoas que se interessaram pelo livro!
E onde estaríamos nós, leitores, sem o dom que autores como você possuem com as palavras para criar mundos mágicos para nos aventurarmos?! rsrs
oIII
ResponderExcluirEu acredito que esta seja uma leitura para as crianças (pré-adolescentes) que estão iniciando o hábito de leitura. Parece ser uma história doce, cool, com belas ilustrações e fantasias. Parabéns!!
Olá Thamires,
ExcluirÉ uma excelente opção para quem está iniciando no mundo da leitura sim, mas também não deixo de indicar para outros públicos também pelo fato de abordar temáticas muito interessantes à todas as idades e trazer reflexões bem relevantes.
Oi Michele,
ResponderExcluirAdorei a sua resenha!
Eu já tinha visto esse livro em algum outro blog e achei a história muito boa. Primeiro por tratar de bullying com criança e de uma forma tão irreverente que envolve um fada e o folclore brasileiro e outras aventuras.
Beijos
Blog Relicário de Papel
Olá,
ExcluirQue bom que gostou da resenha. A trama é muito boa mesmo e não só por abordar assuntos atuais como o bullying, mas também por valorizar a nossa cultura e as nossas lendas de modo muito original e cativante.
Olá, esse livro parece ser muito fofo...tenho bastante curiosidade de conferir.
ResponderExcluirVou recomendar para meus primos, acho que vão adorar o enredo.
Abraços
Olá,
ExcluirÉ uma leitura muito agradável e espero que você não fique só na curiosidade ou indicações, mas que tenha esse contato com Lavínia e que goste tanto quanto eu.
Não conhecia a autora nem o título citado, mas após ler sua resenha (que ficou maravilhosa, bem completa e com argumentos convincentes, parabéns) fiquei curiosa para conferir o enredo. Como você mesmo destacou, a utilização dos elementos de nossa cultura / folclore demonstrou a originalidade da escritora. Além disso ela focou em fazer um alerta sobre os comportamentos e relações sociais e seu lado ruim, a questão do bullying. Gostei dessa questão da magia inserida no enredo. Enfim bom demais conferir suas impressões dessa leitura que deixa uma sementinha boa em quem a ler.
ResponderExcluirLeituras, vida e paixões!!!
Olá Aline,
ExcluirFico feliz que tenha conhecido tanto o autor quanto a obra aqui pelo blog e espero que você faça a leitura, porque é um enredo muito bem desenvolvido e original contendo vários elementos da nossa cultura. E sim, ela nos faz refletir bastante sobre vários aspectos das relações interpessoais.
Que resenha mais linda! Ainda não li os livros do autor, mas o acompanho mas redes sociais e gosto muito do jeito dele. Espero um dia ler...Bjs
ResponderExcluirOlá,
ExcluirFoi o primeiro contato que tive com a escrita do Lucinei e gostei bastante. O jeito dele é único e espero que tenha a oportunidade de ler sim.
Ser um adulto solitário já é ruim quem dirá criança, ai que dó kkk. Achei o livro fofinho apesar do conteúdo meio triste poq solidão é complicada, fiquei curiosa em ler.
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirgosto muito de livros infantis e parece ser uma leitura bem gostosa, educativa e com mensagens ótimas para crianças e adultos, gostei da resenha
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem? Conheço o autor por nome já de outros lugares, e sempre que vejo esse livro, volto a infância e tenho muita vontade de folheá-lo. Já conheço a história por trás, mas ainda não tive oportunidade de realizar a leitura. É um livrinho que ultrapassa a questão de idade. Adorei!
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com
Olá,
ResponderExcluirEu gosto de livros infantis, mas este não me chamou tanto a atenção. Não sei se pelo tema, ou pelas ilustrações que não gostei tanto. Mesmo assim boa indicação pra fãs do gênero.
http://euinsisto.com.br