terça-feira, 23 de agosto de 2016

[Resenha] Sangue e Areia (O rei dos malnascidos Vol.01) - Elias Paixão

Descontrolados,

          Hoje trago para vocês a resenha o primeiro livro que recebi como parceria com o autor Elias Paixão. Então vamos nos aventurar em um mundo cheio de magia e fantasia!





Título: Sangue e Areia - O rei dos malnascidos Vol.01
Autor: Elias Paixão
Gênero: Alta Fantasia

Sinopse: Nos tempos antigos, o primeiro dos magos derrotou os deuses, conquistou toda Ãh Rahresh e dividiu a sociedade. Durante milênios a soberana casta dos magos governou o mundo através do Conselho Doszil e agora, quando menos esperavam, foram desafiados. Após matar um poderoso sultão, Fahrak, que no passado desertou da academia de formação de magos, torna real o sonho de luta pela igualdade. Os rumores de que os magos não conseguem vencê-lo aumenta a cada dia e a esperança começa a surgir no coração dos malnascidos. Enquanto isso, Aisha, uma adolescente diante da inesperada morte da mãe, descobre seus poderes e decide enfrentar o terrível e perigoso teste de admissão na Academia Doszil. Longe de apenas querer ser aceita na poderosa casta, Aisha pretende provar que é digna do reconhecimento do pai, mas quando mergulha de cabeça nesse mundo de preconceitos e intrigas, percebe que está mais envolvida com o destino do continente do que pode imaginar.


          O livro nos capítulos intercalados nos apresentando seus personagens e nos mostrando como eles chegaram em determinada situação. O primeiro que conhecemos é Fahrak, o desertor da acadêmia Doszil de que tem por objetivo formar magos vindos das mais prestigiadas castas de Ãh Rahresh. Ele não concorda com os costumes impostos pelo Conselho que preza a desigualdade entre renascidos (descendentes de Doszil) e os malnascidos (não ter um pai ou mãe Doszil e ainda assim possuir afinidade com a magia) e diversas mutilações ritualísticas que denominavam a superioridade de determinadas castas. 


— Aberrações como você e sua casta gastam fortunas até que seus palácios fiquem bonitos e charmosos. Habitam no ouro, mas vivem como tolos.


          Ele é um personagem audacioso, poderoso e destemido que assassina um dos sultões de Ãh Rahresh, toma suas terras para si e se prepara para a guerra. No início do livro, não sei porque mas a nítida visão de que Fahrak seria um vilão mesmo lutando pela igualdade entre as castas devido a uma certa arrogância de sua parte. Porém, no decorrer dos capítulos, conhecendo-o melhor, vi que ele apresenta uma humildade incrível e uma preocupação com o bem estar de seu povo sem contar com o senso de justiça na tomada de decisões.

          Depois nos deparamos com Aisha, possuidora de magia e filha de uma beduína e de Ofíris, um grande sultão de Yaati e Doszil. Devido seu pai não ter reconhecido a paternidade, Aisha é considerada um malnascida. Ela acabou perdendo sua mãe e tornou-se órfã. Aisha se submete a diversos testes para entrar na academia Doszil para tentar uma vida melhor e também para mostrar à sua meia irmã Milah que ela é capaz, já que vivia na miséria, não tinha mais nada a perder e não aguentava mais passar pelas humilhações de Milah.


— Não me faça rir, sua malnascida — abriu o leque novamente e se abanou mais forte. — A Academia não é para a tua laia.

          Durante as provas para ingresso na academia, Aisha conhece Iris (manifestação dos sentimentos em formas de animais), Talif e Hakin que, como ela, são malnascidos e juntos irão enfrentar de tudo para sobreviverem ao Grande Verão e aos Dois Sois. Será que uma malnascida é capaz de tal feito? Os obstáculos são terríveis e essa é a experiência mais mortal que a jovem já enfrentou.



                                 Iris                                   Ofíris                            Alamar (esposa de Ofíris)


          É difícil dizer mais sobre o enredo do livro sem prejudicar os futuros leitores da obra, mas o que posso dizer é que esse livro é extremamente envolvente, com uma leitura rápida (levei apenas um dia para concluir) e muito bem escrito. Não havia lido nada parecido antes em relação ao cenário e todos os adereços que compunham os personagens. Sempre que chegava a algum ponto do livro que descrevia as vestimentas e jóias, vinha a seguinte imagem à minha cabeça:


          Um ponto que, para mim foi negativo na leitura, é que o nome dos personagens eram muito complexo e eu não consigo memorizar com facilidade e, muitas vezes, via um nome e tentava associar qual personagem era e acabava tendo que voltar um pouco na leitura ou mesmo em determinado capítulo que eu lembrava que o personagem havia sido introduzido. Particularmente, gosto de nomes mais fáceis e memorizo rapidamente. O interessante é que ao final do livro, contamos com um glossário que explica diversos termos utilizados em relação às castas, aos fenômenos, materiais e objetos.
          Mesmo assim achei a leitura agradável, a escrita bem feita e uma forma muito criativa de discutir o tema da desigualdade social.
          Recomendo a leitura e mal posso esperar para ler o segundo volume de título Filha do Segredo (O Rei dos Malnascidos Vol.02) que tem previsão de lançamento para o e-book em 10 de Setembro.


Bjux e até a próxima Descontrolados.

49 comentários:

  1. Também gostei muito do livro! Me deixou com gosto de quero mais. Quero ver até onde Ofíris consegue ajudar Aisha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele, tudo bem?
    Apesar de a premissa não chamar muito a minha atenção, gostei muito da sua resenha! Deu para ter uma noção boa do enredo e da construção dos personagens.
    Também tenho dificuldade de assimilar nomes muito complicados, tenho que ficar voltando a leitura, prefiro nomes mais simples!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá
    adoro o gênero de fantasia, e essa premissa me pareceu interessante, apesar de que a capa não chama muito a minha atenção. Nomes de personagens complexos são difíceis de memorizar mesmo né?! Sua resenha ficou ótima e realmente fiquei com vontade de ler!
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Eu não tenho o costume de ler livros desse gênero específico, porque muitas vezes fica difícil acompanhar as descrições, os nomes, entre outras características que aparecem nas fantasias. Quando mistura um pouco com a realidade me sinto melhor localizada. Mesmo assim, achei interessante.

    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Raramente leio obras desse gênero, mas confesso que este de certo modo me encantou e fez com que meu interesse surgisse com total certeza, parabéns pela resenha linda, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha ficou ótima, mas eu não consigo gostar de livros de fantasia 😕 não mé prenem...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gosto de livros de fantasia e mitologia, e a egípcia é uma que me agrada demais!
    Realmente imagino que seja difícil lembrar dos nomes dos personagens. Passei por algo parecido recentemente quando li uma livro de mitologia celta. Era cada nome difícil! E o pior é que estava lendo no Kindle, então era muito complicado ficar voltando o tempo todo para lembrar quem era quem.
    A história me parece ser bem interessante. Irei colocar na minha lista!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. oie, achei a premissa apresentada aqui bem interessante, ainda mais pelo tema da desigualdade, e gostei de saber sobre as descrições dos objetos e etc, mas confesso que o livro como um todo não me chama atenção porque não gosto muito de fantasia. também achei os nomes complicadinhos enquanto você mencionava e acho que eu me perderia um pouco até acostumar. Esspero que você goste tanto do segundo livro quanto desse.

    ResponderExcluir
  9. Gênero "Alta Fantasia"??? Sério, nunca tinha ouvido falar, mas também, como já não curto a fantasia normal, acredito que por isso, não sabia da existência desse.
    O livro não me interessou, mas vou passar o link do seu post para as amigas que curtem o estilo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi, tudo bem? Eu gosto bastante de fantasia, mas algo que também me incomoda em alguns livros do gênero são os nomes difíceis hahahaha. Geralmente eu nem leio e pronuncio o nome da forma correta. Invento um outro nome mais fácil na minha cabeça e associo com aquele amontoado de letras que é o nome original hahahha
    E você gostou mesmo né? Leu em um dia :)
    Eu não conhecia o livro, mas gostei de ver ele aqui. Essa capa é maravilhosa <3
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Michele,
    Adoro livros de fantasia, mas nunca tinha ouvido falar em Alta Fantasia e bem confusa em relação a isso o.O
    Voltando ao livro, achei a premissa dele bem interessante e curti muito. Também achei o nome dos personagens difícil e me pergunto porque a maioria dos livros de fantasia precisam de nomes difíceis. Normalmente, eu nem leio direito os nome.
    Mas, apesar desse ponto negativo, acho que a história é muito boa, envolvente e rápida e anotei a dica de leitura sem dúvidas.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Gosto muito de livros do gênero, mas menina não conhecia esse tipo de mitologia e confesso que fiquei bem confusa, com essas manifestações de animais, natureza e etc. Ainda assim a obra parece ter seguido um ritmo muito bom e me deixou me interessada na premissa e na possível reviravolta na história. Vou pesquisar mais a respeito sobre essa Alta Fantasia e vou anotar a dica para me aventurar futuramente.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  13. Acho legal livros que tratam um pouco de mitologia, mas te confesso que pra mim é uma leitura bem confusa.
    Muitos personagens, detalhes mil e isso deixa a minha cabeça num nó.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a história bem interessante!
    Gostei de saber que a obra possui uma narrativa envolvente, sendo uma leitura leve e bem escrita.
    Achei bem legal ter ao final do livro um glossário que explica os diversos termos utilizados.
    Também não decoro nomes com facilidade, e os nomes parecem complicadinhos mesmo. Ainda assim achei a obra bacana, darei chance quando tiver oportunidade.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, o livro me pareceu bem interessante pela sua resenha, parece ter um pano de fundo/cenário/mitologia bem escrito, bem criado, com toda essa coisa da magia, certamente leria.

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto de ler fantasias e geralmente saio pegando qualquer um que apareça para fazer a leitura esse poderia estar entre eles, assim como você eu tenho dificuldades em gravar nomes de personagens agora mesmo lendo sua resenha tava me embolando toda, e olha que as vezes consigo manter o foco e atenção kkk.
    Enfim adorei sua resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Menina adorei, não conhecia o livro mas gosto do gênero e adorei a forma como fez seu artigo. Dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu já conhecia o livro mais ainda não o li. Eu até gosto do gênero mas algumas coisas na trama não me agradam muito, então eu não sei bem te dizer se eu gostaria da leitura ou não, só lendo mesmo para saber. Sobre nomes complexos.. também fico irritada com isso.

    ResponderExcluir
  19. A ideia geral me lembrou alguns livros, mas outros detalhes que você comenta me deixou pensando que tem bastante coisa diferente no enredo e que deve ser muito interessante a leitura. Histórias com Mitologia e tal me encantam embora eu leia bem menos do que gostaria - é tão pouco tempo para tantos livros desejados...
    Mas esse ganhou minha atenção e espero ter a chance de logo descobrir esse mundo - que me pareceu incrível!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  20. Simplesmente impossível acompanhar o estouro de tantos autores nacionais. Muito bom ver esses autores se lançando no mercado brasileiro! Curto bastante livros de fantasia e achei muito legal a premissa do livro, bem como ser uma leitura fluída! Quem sabe eu não tenha a chance de prestigiar o autor Elias, lendo sua obra? A vontade está presente! Um grande abraço!
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  21. Ei!
    Não conhecia nem o livro, nem o autor, mas essa história me pareceu bastante interessante :)
    Não costumo ler muitos livros de fantasia, mas gosto do gênero. Essa série em especial parece ser bem bacana, vou procurar saber mais!

    Com Amor, Isa

    ResponderExcluir
  22. Olá! Parabéns por prestigiar a literatura nacional! Esse tipo de leitura para mim não funciona, não apenas pelo gênero, mas pela quantidade de detalhes e pelos nomes complexos que mencionou! Mas fiquei feliz que tenha curtido a leitura e que aguarda com ansiedade pela continuação! Gostei também de o personagem ser destemido, adoro personagens marcantes, de personalidade forte! Vou repassar a recomendação aos amigos que curtem esse tipo de leitura.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Michele.

    Achei sua resenha bem interessante, pois não conhecia o livro. Os personagens parece que são marcantes pelas imagens que você selecionou, ficou impossível de não adicioná-lo na lista de desejados.
    Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Ooi!
    Acho que já vi o livro em algum blog, talvez tenha sido por aqui mesmo. Mesmo com sua ótima resenha, confesso que não me interessei pela leitura. Gosto bastante de fantasia, mas não curto muito mitologia, acho que por isso ele não chamou muito minha atenção.

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi oi,
    Eu não gostei muito da história do livro. Acho que foi o enredo que não me agradou.

    Os personagens são bem construídos e isso me fez admirar o autor, mas o livro não faz o meu gênero.


    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  26. Eu acho a mitologia egípcia fantástica, mas não conheço muitas obras com o tema. Gostei de saber sobre esse livro, fiquei bem interessada em fazer a leitura. E super te entendo sobre nomes complexos, não gosto de não lembrar também... :(
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  27. Hey! E aí, tudo bom?
    Puxa, parabéns pela parceria ☺
    Bom, o livro parece ser interessante para quem curte esse genero, e a capa tem uma edição bem legal (eu sou muito atraída pela capa dos livros, hahaha), mas sinceramente acho que nao faz o meu estilo, então acho que deixarei essa dica passar. Beijos! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  28. Oie, não sou muito fã de fantasia, imagine alta fantasia KKK, isso é bem novo para mim, mas achei fabuloso a capa e os personagens, parece ser tudo cheio de detalhes, para os fãs de fantasia é um prato mais do que cheio, mas irei passar a dica, bjs

    ResponderExcluir
  29. Curti bastante a premissa do livro, ainda mais sabendo que é de autoria nacional. Parabéns pela resenha, me instigou bastante à ler a obra. Seguindo o blog ;)
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Michele, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro livros que abordem magia em seus enredos. E achei diferente falar de magos em um sistema de castas. Fiquei curiosa para saber que testes serão esses e sobre o Grande Verão e seus dois Sois. Parece uma boa leitura, leve, para ler em uma ressaca literária. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Que ilustração maravilhosa, arrasou!
    Fantasia não é muito pra mim. Costumo dizer que minha imaginação não colabora. kkkkk
    Mas depois dessa resenha, eu me arriscaria essa leitura, com toda certeza!
    Pelo que tu disse tem uns fatores históricos que devem ter sido bem elaborados. Mitologia é sempre interessante, pena não me prender tanto em livros como prende em filmes...
    Dica anotada, passarei para o namorado que adora esse tema e quem sabe no futuro tbm leio...
    bjs
    www.eupraticolivroterapia.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá!

    Adorei as ilustrações! Apesar de não ser meu gênero favorito, sempre gosto de conhecer novas histórias, principalmente se forem nacionais! Parabéns pela sinceridade na resenha!

    ResponderExcluir
  33. Nacional \o/
    Adorei, olha, só pela sua resenha e pela sinopse do livro consigo ter alguma ideia do quanto o autor se esforçou, não só pelos detalhes, mas a pesquisa que ele deve ter feito...
    Um trabalho muito bonito, quero muito ler.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  34. Oiiiii
    Eu gosto muito de fantasia, e a parte da mitologias egipcia estou lendo meu segundo livro com esse tema. Realmente deve dar um trabalhão para eles escreverem sobre isso, devem ter feito muita pesquisa, pelos detalhes dá para ver que a pesquisa foi boa! Fiquei muito curiosa, dica anotada!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  35. Oi Michele.
    Eu já fiquei confusa com os nomes dos personagens só de ler na resenha, imagino lendo o livro inteiro. Acho que esse livro não é pra mim, mas deve ser uma boa opção pra quem já está familiarizado com o gênero fantástico.
    Beijo

    ResponderExcluir
  36. Oi!!
    Eu não conhecia esse livro e já gostei, pois adoro fantasia, mas essa pegada de nomes complicados realmente fazem a leitura ficar confusa, acredito que esse seria o ponto negativo para mim também.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Não conhecia o livro mas gostei dele pela sua resenha. Achei os personagens bem interessantes, só espero lembrar o nome de todos e não me atrapalhar. Vou procurar o livro, aparentemente o autor deve ter feito uma bela de uma pesquisa para poder ter a obra final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Oie
    acho que não conhecia o livro mas parece ser bem legal para quem gosta muito desses gêneros, não é o meu caso então vou deixar a dica passar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Olá!

    Geralmente, costumo gostar bastante de livros sobre mitologias, e apesar de sua resenha ser bastante positiva, esse livro não conseguiu chamar minha atenção. Não seria algo que eu leria no momento, mas quem sabe no futuro né? Afinal, estou sempre mudando de opinião hahaha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Antes de você ter falado dos nomes complexos dos personagens como algo negativo eu já havia pensado nisso, é o que mais me desanima nesse livro, isso de ter que ficar voltando pra conferir que personagem era aquele com certeza aconteceria comigo, e é algo que me incomoda muito. Que bom que gostou, que achou envolvente, mas acho que não leria.

    ResponderExcluir
  41. Nossa, eu tenho um problema enorme em decorar nomes e acho que teria vários nesse livro, principalmente pelo tema ser bastante complicado. Nunca li nada do tipo, e pela originalidade tenho uma enorme vontade de conhecer. Faz tanto tempo que não leio um livro em apenas um dia que fiquei me mordendo pra saber se essa obra é realmente boa. É muito legal quando uma leitura nos envolve desse jeito.
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oi, tudo bem? Gostei bastante da premissa do livro e sua resenha me instigou. Os personagens principais me pareceram muito interessantes e a história parece muito original. Apesar de concordar que decorar nomes é mais tranquilo quando não são difíceis, creio que não atrapalharia a leitura que você mesma disse ser rápida. Ótima dica, bj.

    ResponderExcluir
  43. Olá, tudo bem?

    Confesso que não tinha visto ainda livros com este enredo, até pela mitologia passar longe dos livros que costumo ler.

    Achei bastante legal a premissa e os personagens. E até acho que personagens com nomes difíceis são mais legais. Cria uma particularidade incrível na história.

    Parabéns pela resenha! Abraços.

    ResponderExcluir
  44. Oiee ^^
    Magia e fantasia não me chamam muito a atenção...
    Eu ainda não conhecia este livro, mas a premissa não me pareceu tãão interessante, pois não é o que eu estou querendo ler no momento. Também me perco quando os personagens têm nomes complexos, às vezes chego até a anotar os nomes em um caderninho e as características de cada um, para não me perder...hehe'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  45. A capa me chamou atenção e o enredo tbm, ainda mais por que o personagem parece bem legal, e adoro mocinhos. Concordo com vc com nome de personagens de livros serem complexos demais, eu dificilmente gravo. Mas o livro parece ótimo. Bjkas

    ResponderExcluir
  46. Olá! Tudo bem com você? Já tinha lido outros livros do autor, conheço ele e é super gente fina. Sobre o livro resenhado? Quero ler o mais rápido possível. Amei a premissa da obra e é um dos meus gêneros favoritos.

    ResponderExcluir
  47. Oiii!!!

    Eu odeio quando estou começando uma obra e daí não consigo memórizar os nomes. Entendo que por causa da cultura abordada, seja normal, mas mesmo assim... É complicado.
    Nunca li nada no estilo, mas fiquei até curiosa em conhecer o livro e a escrita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  48. Totalmente meu tipo de livros!!! Preciso pra hj!!!!!
    Amei os detalhes, os personagens, as castas. Obrigada por me apresentar.

    ResponderExcluir
  49. já passei por esse problema de não conseguir decorar os nomes dos personagens por serem diferentes e é realmente um incomodo porque sentimos que não estamos indo bem na leitura, de todo modo eu fiquei bem curiosa com esse livro pra ser bem sincera.

    ResponderExcluir