terça-feira, 21 de março de 2017

[Resenha] Eu, o desaparecido e a morta - Jenny Valentine

Descontrolados,

          Vamos de mais resenha?! Não é nacional, mas é uma leitura bem interessante e inusitada. Estou falando do livro Eu, o desaparecido e a morta da autora Jenny Valentine que já pelo título chamou minha atenção e não resisti, comprando por apenas R$ 10,00 em uma feira de livros de um shopping que tive a oportunidade de ir.

Eu, O Desaparecido E A Morta
Título: Eu, o desaparecido e a morta
Autor(a): Jenny Valentine
Gênero: Infanto-juvenil/Literatura Estrangeira
Páginas: 184
EditoraEditora iD 
Sinopse: Ter um pai 'desaparecido' já é uma situação perturbadora, mas a vida de Lucas se complica de verdade quando ele encontra Violet Park - ou melhor, a 'morta' - em uma decadente agência de táxis durante a madrugada. Aquele com certeza não era lugar para uma senhora falecida, e ao buscar um final menos deprimente para os restos mortais dela, Lucas vai descobrir muitas coisas sobre si mesmo. 


          Esse é o primeiro livro da autora britânica e aqui conhecemos Lucas Swan que tem 16 anos e mora em Londres com sua mãe Nick, sua irmã mais velha Mercy e seu irmãozinho Jed. Seu pai Pete desapareceu há 5 anos sem deixar nenhuma pista de seu paradeiro e parece que somente Lucas ainda se importa com isso e fica tentando descobrir o que realmente pode ter acontecido com o pai. Todos levam suas vidas daquele jeito: tentando superar o sumiço do chefe da família e seguir em frente.

"Mamãe o critica por nos ter abandonado, e eu ouço e finjo que concordo, porque assim ela se sente melhor. Mas fico preocupado por ela não estar sendo justa, porque... e se ele foi atropelado por um ônibus, ou ficou preso em um prédio em chamas, ou caiu de um avião, como ele poderia ter nos avisado?"

          Em um dia comum como a todos os outros, Lucas estava na casa de um amigo e passou numa agência de táxis para voltar para sua casa quando se deparou pela primeira vez com uma urna. Perguntou ao administrador sobre o que era aquilo e ele lhe explicou que dentro dela haviam as cinzas de uma pessoa e que a urna havia sido esquecida dentro de um dos táxis da agência e até agora ninguém havia procurado por ela.

"Foi quando vi a Violet pela primeira vez. Digo "Violet", mas estou exagerando um pouco, pois eu nem sabia o nome dela na época e o que vi realmente foi uma urna com ela dentro."

           Logo de cara Lucas já se interessou por saber mais sobre a urna e queria encontrar quem poderia ter deixado-a para trás, sendo que essa busca não só lhe revelaria sobre a urna mas também que teria ligações com seu pai.

"Disse que tinha encontrado as fotos e mostrou-as para mim: pequenas fotos em preto e branco, vinte e quatro em três fileiras de oito. Pequenas Violets e pequenos papais, posando e rindo com óculos de sol."

          Como disse já de início, o que mais chamou minha atenção foi o título inusitado. Ao pegar o livro para dar uma folheada me veio outro grande chamariz: a diagramação! Ela é simplesmente linda, apresentando folhas amareladas, uma fonte extremamente agradável e um efeito de folhas amassadas. Nem preciso dizer que me apaixonei na hora! Eu simplesmente não sabia nada sobre a obra e foi uma leitura que devorei!


          A história é bem original pelo fato de trabalhar em cima de uma urna contendo as cinzas de Violet que o protagonista sequer conheceu e ainda conseguir relacioná-la com a vida pessoal do garoto, sendo que os personagens apresentam características marcantes e logo no começo já fui cativada por Lucas que é adorável, um menino doce que se preocupa demais com todos à sua volta.
          Além disso, a obra também apresenta vários conflitos familiares do cotidiano e críticas também o que o torna bastante verossímil e que nos deixa ainda mais presos à toda a trama. Um desses momentos é quando sua mãe confessa que Pete não é a melhor pessoa do mundo e que ainda na igreja no dia de seu casamento quase desistiu de seguir em frente e só não o fez por estar grávida.
          A narrativa é feita em primeira pessoa e muito bem desenvolvida, nos dando a impressão de vivenciar tudo o que Lucas está passando, sabendo seus sentimentos, dúvidas e receios. Uma leitura despretensiosa e apaixonante que com certeza indico para quem está procurando por uma obra de rápida leitura e inovadora.
          Ahhh, ia quase me esquecendo de comentar sobre o desfecho! É a primeira vez que um final aberto me deixa satisfeita. Isso porque ele nos dá margem para perguntar: será mesmo que ele fez isso?! Muito surpreendente e me deixou boquiaberta e pensativa.
         Vocês já conheciam o livro? Já Leram? Conhecem o trabalho da iD?

Bjux e até a próxima Descontrolados!

27 comentários:

  1. Olá,

    Eu não conhecia o livro e nem a editora, achei a resenha ótima e a apresentação do livro muito bem explicada. Gostei de saber mais sobre a trama e também achei o título instigante, fiquei feliz em saber quer a autora escreveu uma história original o que me anima mais ainda para fazer a leitura do livro! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, assim como a editora que parece que fez um trabalho bem legal com essa obra. Achei o título bem esquisito mas me chamou a atenção de qualquer jeito. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Pera aí, deixa eu ver se intendi, esse livro tem uma sequência? Kkjk. Eu conhecia esse livro apenas assim, por cima, só de capa. E depois d ele sua resenha, fiquei bem empolgado, pois a premissa deu um parecer bem legal. Eu já conhecia o trabalho da iD e é uma pena ela ter fechado as portas (Acho). Irei procurar o livro para leitura. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Realmente, o título é bem diferente e a diagramação é linda ♥
    Não conhecia o livro e fiquei curiosa, mesmo que esteja evitando história com personagens adolescentes. Uma pena essa editora não estar mais lançando livro (ao menos não vejo mais sinal deles em rede social nenhuma), então espero poder encontrar esse livro na feira do livro aqui da minha cidade no meio do ano, normalmente eles tem mts livros interessantes da editora com preços ótimos! Vou anotar a dica.. rs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oi Michele, realmente esse título é diferente a atrativo. Gostei da premissa e pela sua resenha, é um livro que leria sem problemas, pois tem vários elementos que gosto. Adorei você ter trazido para nós esse livro que é pouco conhecido, até agora. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu amei o título e gostei até do enredo, mas vamos comentar, essa capa tá bem sem graça, mas leria mesmo assim, normalmente avalio o enredo e sua resenha ficou ótima!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Não me interessei pelo livro, apesar dos conflitos familiares que deixam a trama mais verdadeira, não foi uma historia que me chamou atenção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que história incrível! O título já desperta um interesse gigante, mas a sua resenha despertou mais ainda a minha curiosidade. Estou louca para saber qual é a ligação que a Violet tem como o pai do Lucas. A diagramação é realmente linda e já vou adicionar esse livro a minha lista, bjss!

    ResponderExcluir
  9. Olá Michele,

    Não conhecia esse livro mas achei a premissa espetacular, os quotes que você separou também me instigaram muito e com certeza darei uma chance para essa história tão peculiar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Não conhecia esse livro também, mas o título me fez rir! Apesar disso a história não me chamou muita atenção, conflitos em casa tô fugindo, já basta os da minha, sabe? Mas adorei a sua resenha. Quem sabe mais para frente não dê uma chance à ele?

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie, não conhecia o livro nem a autora. O ponto de partida pareceu bem interessante. Não sei se leria atualmente, mas é algo instigante para ver onde vai dar. Grata pela indicação! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Uau que livro interessante, não conhecia mas o título também me chamou muito a atenção, parece ser um livro muito bom e intenso! Adorei e irei procurar para ler!

    ResponderExcluir
  13. A editora eu já conhecia, aliás tenho alguns livros dela. Já a história, eu nem se quer tinha ouvido falar. Primeira vez que a conheço e já gostei. Achei bem original e fiquei curiosa com o final - cê podia ter contado, né? Brincadeira, kkk.

    ResponderExcluir
  14. Pelo título também chamou minha atenção. concordo, diagramação é outro ponto que chama atenção na leitura, e também achei a obra original, enredo diferente, não conhecia a autora e vou tentar ler.

    ResponderExcluir
  15. Olá linda,

    Gostei muito do enredo, porque é muito inusitado e original e me deixou muito curiosa para saber desse final aberto e descobri o que aconteceu com o pai do narrador.

    E essas unhas maravilhosas? <3

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro , mas preciso urgentemente!!! Que enredo inovador e bem amarrado é esse!! Tem um tanto de mistério que já me cativou! Sem contar o título muito bem pensado e essa diagramação incrível!! É ótimo quando não conhecemos um livro que lemos e nos surpreendemos com a história!! A dica anotadissíma!! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  17. Olá!! Tenho que concordar, o título é bem diferente! Ainda assim, não me interessei pelo livro, então passarei a dica.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Quanto mistério O.O
    Fiquei com vontade de entender a ligação e conhecer o desfecho.
    Não conhecia o livro nem a autora;
    Dica anotada <3

    ResponderExcluir
  19. Oie
    ótimo saber que é um final mais aberto e o livro sempre me chamou muito atenção tanto pelo título bem instigante e pelo enredo bem diferente com uma pegada mais dark e misterio haahah gostei da sua resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu achei o enredo bem interessante, mas bem parecido com alguns outros que eu já li. Talvez não me prendesse tanto quando eu espero. Ainda assim, acho legal dar uma chance e conhecer outros novos autores.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não sei como me sinto com esta coisa de final aberto, mas a história é intrigante mesmo, o título também me deixaria curiosa. Que coisa estranha falar sobre uma urna, ms abre um leque grande de possibilidades.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  22. A ID tinha bons livros, uma pena que fechou >.< Ela e a underworld eram muito boas, mas fazer o que.
    Sobre o livro, eu concordo com vc sobre o final, ter deixado em aberto foi muito melhor do que definir se ele fez ou não.
    Muito obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e te confesso que me apaixonei pela diagramação tbm! Que diferente! Essas pequenas coisas me chamam bastante atenção na leitura!
    À princípio, não é o tipo de livro que eu escolheria para ler, mas sua resenha foi super positiva. Me manterei aberta para lê-lo no futuro!
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Michele,
    Nunca ouvi falar desse livro, nem da autora. Mas o título também me deixou curioso. Quem seriam essas pessoas?
    Sua ótima resenha me deixou com muita vontade de ler o livro. Vou ficar de olho nas feiras que visitar ;-)
    Beijos, André
    Garotos Perdidos || Participe do sorteio da série Stage Dive no IG do canal

    ResponderExcluir
  25. Olá! Achei curioso o título do livro, lendo sua resenha já me despertou o interesse em ler essa obra. São muitos mistérios e deixa o livro ainda mais intenso, sua empolgação é visivel na resenha. Já vou marcar pra ler.

    ResponderExcluir
  26. Olá Michelle, sua resenha me deixou extremamente curiosa, é muito bom quando o livro tem uma história tão inusitada e deixa a gente satisfeito. Agora quero saber como termina, por que o pai dele sumiu e tudo mais. Parabéns! Bjkas

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bem? Confesso que o título também me chamou bastante a atenção e fiquei curiosa para ler. Uma mistura de suspense com mistério e curiosidade para saber como termina rs Fiquei feliz que a diagramação é boa, acredito que isso ajuda a leitura a fluir. É bom quando o autor escreve tão bem que nos sentimos parte da história. Sua resenha foi muito bem escrita. Beijos, Érika ^.^

    ResponderExcluir