sexta-feira, 7 de outubro de 2016

[Resenha] Natureza Selvagem (Vol. 01) - J. F. Soram

Descontrolados,

         Trago hoje para vocês uma obra que prendeu minha atenção do início ao fim. É Natureza Selvagem gentilmente cedido pelo autor parceiro J. F. Soram. Vamos lá!


Título: Natureza Selvagem
AutorJ.F. Soram
Gênero: Ficção/Suspense
Páginas: 350
Sinopse: Ele tem uma missão... Ela, a luta por seu povo e por seus ideais.
Ele, um oficial apaixonado pelo trabalho, movido pelo perigo e por ímpetos altruístas... Ela, uma cientista apaixonada pela vida e pela floresta. Em plena selva amazônica, um investigador tenta desvendar os segredos de uma mulher. Mas ele já sabia que essa seria uma das missões mais difíceis de sua vida, tendo em vista a rigidez do treinamento e a quantidade de informações que teve de assimilar em pouco tempo. Só que ele não contava que sua maior dificuldade seria, em verdade, ter de ocultar um sentimento que de repente dominou o seu peito, ao conhecer Açucena... Ele sempre acreditou que o peso do compromisso e o apego para com o dever tornavam o seu coração forte o suficiente para mantê-lo a salvo de qualquer relacionamento afetivo mais profundo. Mas não! E isso pode colocar em risco muitas coisas, incluindo sua missão... e a vida daquela que ama.
          Natureza Selvagem nos traz uma aula da cultura, fauna e flora amazônicas abordando de uma forma maravilhosa a biologia, história e geografia dessa parte que ainda é pouco explorada do Brasil. Sem contar que aborda um crime que é pouco conhecido e menos ainda divulgado: a biopirataria. A obra cita alguns grandes casos verídicos do crime como, por exemplo, o início da biopirataria quando os portugueses "descobriram" o Brasil em 1500 e também o famoso caso do botânico inglês Henry Wickham que contrabandeou cerca de 70.000 sementes de seringueiras em 1876 e isso me chamou bastante a atenção. O que nosso país está fazendo para proteger esse patrimônio?


"... Era cada vez mais comum processos que envolviam cientistas estrangeiros que entravam na floresta e roubavam do país plantas, animais e microrganismos valiosos para a indústria farmacêutica, sem dar satisfação ao país."

          A trama se passa em uma pequena cidade do interior do Amazonas, a pacata Maués. Esse é o local onde a tribo Saterés-Mawés vive e de onde Açucena descende. Açucena é cientista e guia turística também. A considero uma mulher forte, determinada e muito arredia. Sua vida é a floresta que tanto ama e ela coloca suas pesquisas em primeiro lugar porque adora desvendar os mistérios desse bioma.


"Havia conseguido captar a essência da moça à sua frente ao ilustrar uma jaguatirica."

          Eduardo Lopez é investigador e está com um caso de biopirataria em suas mãos. Ele precisa se disfarçar de turista e assim acaba tendo contato com Açucena. Muito focado e dedicado a seu trabalho, acaba muitas deixando sua vida pessoal de lado. Porém, durante as investigações ele se vê em conflito entre o que sente e seu dever.


"Açucena era dona de uma beleza natural que provocava seus sentidos desde a primeira vez que a viu, o que tornou sua missão bem mais difícil."

          No decorrer da trama, é impressionante a ambientação feita pelo autor. Ele nos leva a acreditar que estamos realmente em meio à floresta com suas descrições da paisagem e a beleza do lugar. A escrita de Soram é agradável e nos prende do início ao fim com tamanha propriedade que discorre. Acredito que a obra foi fruto de grande pesquisa e extremamente enriquecedora.
          A obra é narrada em terceira pessoa e vejo o romance entre os protagonistas como pano de fundo para discussões sobre um tema inusitado e de extrema importância para o meio científico e digo isso sendo formada em Química. A cura e prevenção de muitas doenças podem estar escondidas em meio a essa biodiversidade surpreendente que temos, mas é imprescindível o respeito e a conservação, ou seja, uso sustentável dos recursos para que desfrutemos da melhor forma possível e sem prejuízos ao bioma local.
          


          Gostei muito da leitura, com certeza indico a obra e já estou acompanhando Natureza Selvagem 2 no Wattpad, que promete ser bem mais sedutor e perigoso. Segue abaixo a sinopse:

Natureza Selvagem 2  #Wattys2016
Título: Natureza Selvagem 2
AutorJ.F. Soram
GêneroFicção/Suspense
Sinopse:  Ele: um oficial apaixonado pelo trabalho, movido pelo perigo e por ímpetos altruístas, que sempre acreditou que o peso do compromisso e o apego para com o dever tornavam o seu coração forte o suficiente para mantê-lo a salvo de qualquer relacionamento afetivo mais profundo. Mas não fora! E aquele anseio que dominou o seu peito, apesar de toda a sua relutância, havia mudado muita coisa lá dentro, e se assentado de forma constante e inabalável. E ele fora obrigado a tomar decisões que mudaram os rumos de sua vida... Ela: uma cientista apaixonada pela vida e pela floresta, que sempre se considerou uma mulher forte, independente, realizada. Mas não fora forte o suficiente para resistir àquele sentimento que dominou todo o seu ser, desde a primeira vez que seu olhar se cruzou com o de Eduardo. Em Natureza Selvagem, o primeiro livro da série, o destino uniu os caminhos de Eduardo e Açucena. Mas eles nem imaginam os perigos que se envolveram, a partir do momento que decidiram ficar juntos... E além de ter de enfrentar as imensas diferenças de suas personalidades no dia a dia, eles terão de aprender a confiar um no outro. Do contrário, não só o destino de ambos estará ameaçado, como também suas próprias vidas. Muito mais sedutor. Duplamente perigoso!
          Confesso que pela minha formação, esperava um pouco mais da parte científica e também acredito que mais para o final da trama Açucena tenha perdido um pouco de sua personalidade, ficando muito dependente de Eduardo. E vocês já leram Natureza Selvagem? O que acharam?


Bjux e até a próxima Descontrolados.

49 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Adorei conhecer essa obra através do seu blog! Parece ser uma leitura ótima, quero muito ler.

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 3 KITS

    ResponderExcluir
  2. Já tive o prazer enorme de conhecer J. F. Soran e sou admiradora assumida de seus trabalhos, e claro que nao seria diferente em Natureza Selvagem. Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Particularmente, adorei a ambientação e não senti falta de detalhes adicionais, pelo contrário acredito que o desenvolvimento foi bem complexo e ao mesmo tempo especial. Essa questão da ambientação realmente conduz o leitor a sensações envolventes, além do romance que se desenvolve em meio a discussões importantes.
    Ate
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Esse livro está na minha lista, e sua resenha me deixou bem curiosa, fiquei instigada a saber a saber mais da ambientação feita pelo autor. Sua resenha foi bem esclarecedora.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? O fato do livro se passar na floresta Amazônica já me fisgou. Estou tentando fugir um pouco de livros que tem o mesmo tema, ou mesmo cenário, ou mesmo estilo, enfim... Obrigada pela dica. Vou ler sim.
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá quando eu vi a capa do livro achei que era uma coisa meio bope, uma ação meio estilo 007, mas quando eu comecei a ler amei saber que é um livro que dá uma aula sobre a floresta amazônica. É bom ver livros brasileiros que contam histórias sobre o Brasil. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia nenhum dos dois livros, mas gostei de saber das sinopses, e principalmente por se passar nesse cenário. Nunca li um livro parecido, não que eu me lembre pelo menos rsr. O romance deles para ser bem desenvolvido, vou guardar a dica!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. História parece ser bem interessante, hein?
    Fiquei bem curiosa para ler.
    Sua resenha também está ótima.Parabéns!!


    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Michele.

    Não conhecia o livro e realmente sei quase nada sobre biopirataria. Achei bem interessante o tema! E achei bem interessante o cenário no Amazonas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. oie, eu nunca tinha ouvido falar nesse livro mas já fiquei interessada principalmente por trazer esse cenário inovador, que pouco vemos nas obras. Acho que a amazônia tem muita coisa a ser explorada e é bacana os autores perceberem isso

    ResponderExcluir
  10. olá
    Uia que legal, adoro quando o autor consegue passar essa sensação de estarmos no local onde desenrola a trama, também acho essa coisa de bioterrorismo super interessante, e parece um suspense muito promissor. Uma pena que a moça acabou ficando um pouco de lado no fim do livro, mas mesmo assim vou anotar a dica.

    ResponderExcluir
  11. A capa é linda, eu tenho problemas com livros que se passam em um único ambiente... acho que o excesso de verde talvez me canse um pouco, mas o enredo parece bem interessante. Espero conferir mais pra frente.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  12. Oi Michele, sua linda, tudo bem?
    Eu soube que existem plantas que podem até curar o câncer, mas que infelizmente nunca nos permitirão ter acesso a elas. E não só essa doença como outras também. Iria contra a uma das maiores indústrias que existe no mundo hoje: que a é farmacêutica. Eu já tive a oportunidade de ler o livro e gostei muito, principalmente por causa do tema: biopirataria. São pouquíssimos os autores que falam sobre isso, infelizmente. Ah, tem um mistério no livro que torna a leitura mais emocionante, risos... Estou louca para ler a continuação. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sabe que eu imaginava outro tipo de história? não sei o que eu estava pensando, mas achei super interessante o fato de se passar por aqui e de se tratar de um assunto importante e pouco comentado. Por isso, o livro me ganhou. Mas, confesso que fiquei triste em saber que a Açucena se perde para o final, ficando dependente do cara... Por que os autores fazem isso com personagens que podem ser ótimas se continuarem fortes? Tudo bem se apaixonar, tudo bem querer dar uma prioridade também para o amor, mas porque não pode continuar sem a dependencia?
    Enfim...
    Mesmo assim, o assunto me chama a atenção e pretendo dar uma chance!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  14. Como eu não conhecia esse livro? Achei demais sem ambientado na Amazônia, gostei muito da premissa, só fiquei meio encucada pela parte mais científica, mas como não sou da área talvez nem repare, né? rsrs Se tiver oportunidade, com certeza lerei!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Para ser bem sincera, não gosto muito de livros assim, sou urbana demais e essa aula de cultura, flora e fauna amazônicas dificilmente me agradaria. Mas o que realmente me incomoda é o que você disse quase no fim da resenha, que a Açucena perdeu um pouco da sua personalidade e se tornou dependente do Eduardo, não tenho muita paciência quando algo assim acontece, então não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Que escolha de tema inusitada pra ambientação de um livro, nunca vi uma história que ao menos citasse a biopirataria e fiquei curiosa pra saber mais sobre o assunto, mas fiquei desanimada com o que você disse sobre a Açucena ficar dependente do Eduardo pois detesto quando um personagem perde a sua personalidade então por isso não sei se seria uma leitura que eu faria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas estou curioso para ler... Vou anotar aqui para em breve se der ler. Gosto de blogs que me instigam a querer ler um livro que me chamou bastante atenção.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Michele!
    Amei a premissa do livro...
    Fiquei super interessada em saber como o autor conduz essa história dentro de um cenário tão interessante.
    Temos poucos livros nacionais que enfocam desta maneira em paisagens e regiões nossas.
    Com certeza irei ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Achei a premissa interessantíssima, aliás, nunca li nenhum livro que tem como tema a biopirataria e fiquei mega interessada, aliás, acredito que uma leitura assim enriqueça em muito nosso conhecimento.
    Dica anotada ;)

    ResponderExcluir
  20. Olá Michele,
    Ainda não li esse livro, mas vejo muitos elogios para a obra pelo tema e pela ambientação. Quando estava lendo sua resenha, fiz uma pausa para pesquisar um pouco sobre a biopirataria e gostei do que encontrei. Pelo que notei a obra parece ter sido bem construída e o livro parece ser interessante.
    Vou anotar a dica, com certeza.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  21. Oi Michele, tudo bem? Eu não conhecia esse livro mas achei a proposta de falar sobre biopirataria MUITO interessante. Realmente não me lembro de um único livro que fale sobre isso... E a ambientação dele também me deixou curiosa. É diferente, gostei.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Michele.

    Não conhecia a obra e nem a autora. Pela sua resenha eu achei bastante interessante a história citar alguns casos verídicos da biopirataria. Isso chama atenção e deixa o leitor mais interessado no assunto.
    Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Olá, Michele.
    Eu achei incrível a forma como o autor aborda a questão da biopirataria, assunto muito importante e pouco divulgado. Fiquei impressionada com o tanto de embasamento colocado no livro e já vou adicionar o segundo no Wattpad.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  24. Oii!

    Adorei sua resenha. Vi por estes dias uma outra resenha sobre o livro e fiquei bem curiosa sobre ele :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Fechei parceria com ele também lá no blog, a resenha esta para sair, fico feliz que gostou da leitura quem vai ler ele será minha colunista ela que está animada, falarei para ela suas impressões.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oi Michele, parece ser um livro bem interessante, não conhecia. Ao contrário de você se a obra fosse mais científica eu não iria me conectar muito com o livro, as vezes fico perdida quando o livro é assim. Bom, de qualquer forma não é o tipo de livro que me atrai então esse eu passo!

    ResponderExcluir
  27. Oi
    Parece um livro bem interessante. Ver essa parte que o Brasil foi abusado por pessoas de fora, mais em compensação não é um livro da minha tematica então provavelmente eu não leria.

    Beijos
    Biblioteca Desajeitada

    ResponderExcluir
  28. Oie!
    Como tem uma continuação e ela ainda está sendo publicada, vou esperar para ler esse livro. Eu não gosto de ler histórias sem a continuação ao lado rs Achei a trama bem interessante, e vou anotr essa dica.
    Bjks!
    Histórias sem fim

    ResponderExcluir
  29. Olá, não conhecia essa obra e achei bacana saber que tem continuação, adoro.

    Parabéns pela parceria com o autor!

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Olá! Adorei a resenha do livro, deu para perceber quanta pesquisa precisou ser feita na sua escrita. Adorei ter um romance na trama, que aborda tantas outras questões interessantes e importantes para reflexão de todos. Parabéns pela parceria! Desejo sucesso ao autor e ao blog!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá, Michelle! Já havia lido obre o livro em outro blog e, apesar de não ser do meu gênero literário preferido, fico feliz por ser uma obra nacional bem constrída e que aborda a nossa cultura. Parabéns pela resenha!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Gostei bastante da temática e do fato de se passar aqui no Brasil. Vamos combinar que se livros nacionais são excassos, mas ainda são aqueles que tem como cenário nosso amado país. Não sei porquê.
    Temos acesso a uma variedade de culturas aqui que dariam uma ótima história.
    Gostei bastante da Açucena. Admiro personagens femininas fortes.
    Pena que você tenha dito que ela perdeu um pouco da essência.
    Mesmo assim, me vejo tentada a conhecer essa história. Me deseje sorte.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem? Bom eu não conhecia o livro e na verdade nem conhecia o tema abordado nele, acredito que nunca ouvi falar, e se por acaso ouvi acabei me esquecendo... Confesso que fiquei bastante curiosa e senti uma vontade imensa de ler o livro e descobrir mais sobre o assunto, sua resenha ficou instigante na medida certa, e espero em breve me encantar ainda mais com ele.

    ResponderExcluir
  34. Oi Mi, tudo bem?
    Eu lembro de ter visto esse livro aqui no seu blog, acredito que seja na parte de divulgação.
    Apesar de a capa não me chamar a atenção e não sei minha preferida, é bom saber isso tudo sobre a trama, principalmente referente a ambientação e deve ser fantástico, né?
    Só uma pena que faltou mais ficção científica e que quanto a parte de Açucena, mas percebi que foi uma leitura boa, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Olá ! Que legal conhecer um livro ambientado na Amazônia que tem suspense e romance. Vou com certeza colocar na minha lista de leitura. Adorei a dica ! Abraços!
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Oi, tudo bem com você? Não conhecia a obra, mas gostei de saber que tem uma tema inusitado com uma ambientação diferente do que estamos acostumados a ler por aí. Muito bom conferir suas impressões acerca da obra e uma pena que houve considerações negativas a respeito da parte científica e também a perda de personalidade de uma personagem que me pareceu forte. Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Olá, gostei muito do autor ter se dedicado à um tema que o Brasil tem deixado de lado, que é a preservação da Amazônia. Gosto de livros com este intuito, foram que ele conseguiu desenvolver um bom romance no meio disso. Boa Dica!

    ResponderExcluir
  38. Olá! Realmente é uma premissa bastante interessante. É muito difícil mesmo obras onde o cenário é nossa bela Amazônia. Só não gostei de saber que a protagonista perde sua personalidade no final da trama, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  39. Ooi! Confesso que fiquei bem interessada pelas histórias e gostei muito da ideia de trazer uma cultura que faz parte da nossa, mas que muita gente nem faz ideia sobre, realmente.
    Beeijos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  40. Olá, galera!

    Em primeiro lugar, quero agradecer a Michele pela parceria e bela resenha. Fiquei realmente muito feliz por saber que ela gostou do livro Natureza Selvagem. Esse trabalho foi fruto de muita pesquisa e dedicação, e me sinto honrado pelo reconhecimento disso.

    Estou acompanhando todos os comentários e, após prévia-autorização da Michele, gostaria apenas de fazer dois apontamentos/esclarecimentos ao público do blogue:

    => Quanto à questão científica = O livro não é sobre "ficção científica", trata-se de um romance policial, cujo foco principal é a investigação do crime de pirataria.

    => Quanto ao fato de Açucena ter perdido ou não "um pouco de sua identidade", essa é uma impressão que, acredito, irá variar muito de leitor para leitor, e isso eu respeito acima de tudo! Gostaria apenas de salientar que quando o livro estava disponível no Wattpad, um dos pedidos mais frequentes que eu recebia era "facilitar" a vida do protagonista, Eduardo, tendo em vista que a galera considerava Açucena bastante arredia. Ou seja, ela realmente não facilitou nem um pouco a vida dele. ��

    Um grande abraço e obrigado por tudo!


    JF Soram

    ResponderExcluir
  41. Oie
    não é um gênero que me atrai muito mas mesmo assim boa dica para quem curte e desejo sucesso para o livro

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oiii!!!
    Achei a história bem interessante pelo que eu li na sua resenha.
    Gosto desse tipo de livro e o tema chamou bastante a minha atenção. Todos nós sabemos que o Brasil foi e é roubado todos os anos quando se trata das nossas riquezas naturais. Espero conseguir ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. a história parece boa, mas não sei se leria porque não me animou muito.

    ResponderExcluir
  44. Oi!
    Eu não conhecia a obra e o autor, confesso que não fiquei muito tentada a ler :/
    Mas, parabéns pela resenha! Ficou ótima!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  45. Ola Michele lindona muito bacana a ambientação do livro hein, gostei do tema explorado no livro, não conhecia o autor e já irei procurar para acrescentar a lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  46. Oie!!
    Nossa eu não conhecia esse livro, mas gostei muito da sua resenha. A história me chamou a atenção e gostei também da continuação, já quero também haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  47. Olá, tudo bem?
    Só por você ter falado que o livro traz uma aula de cultura já fiquei curiosa, ainda mais quando vi que também tem história (faço faculdade de História) e que se passa na Amazônia <3
    Espero poder ler essa obra.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  48. Oi!!
    Quando li a sinopse não me imaginei lendo esse livro, mas conforme li a tua resenha, vou confessar que a curiosidade começou a tomar conta de mim, gostei de saber que o autor detalha o ambiente fazendo a gente se sentir mesmo em meio a ele, gosto disso.
    Gostei da dica.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  49. Nossa, eu tinha uma visão completamente diferente desse livro. Não tinha a menor ideia de que ele se passava na Amazônia, muio menos que tratava sobre biopirataria. Gostei de ficar sabendo e gostei, também, da sua resenha <3

    ResponderExcluir