quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

[Resenha] Armamentista (Trilogia Vera Cruz Vol.02) - Joe de Lima

Descontrolados,

          Quem acompanhou minha última resenha sabe o quanto eu gostei da escrita do autor parceiro Joe de Lima e, como tal, não poderiam esperar outra coisa senão a resenha do segundo volume da Trilogia Vera Cruz. Vamos falar sobre Armamentista!! E para quem não leu minhas considerações sobre o primeiro volume, não deixe de ler a resenha de Arcanista!!

Armamentista

Título: Armamentista (Trilogia Vera Cruz Vol.02)
Autor: Joe de Lima
Gênero: Ficção Científica/Literatura Nacional
Páginas: 378
Sinopse:  A conspiração era só o começo. Com a sombra da guerra civil pairando sobre Vera Cruz, Arcanum, Guarda Nacional e Voz Verde mostram suas armas. Meses após o Assalto ao Trem Regencial, Marcel se vê longe de Camilla enquanto busca compreender qual é seu papel no confronto que se aproxima. Ao perceber que já não pode confiar no diretor Cecil, ele decide voltar-se contra a Arcanum, mergulhando num cenário cheio de segredos, onde é difícil saber quem é amigo e quem é inimigo. Encurralado por todos os lados, Marcel irá se lançar numa corrida contra o tempo para proteger aqueles que ama. Segundo Volume da Trilogia Vera Cruz, Armamentista traz de volta o mix de narrativa cinematográfica, aventura, conspiração e romance, numa trama que fala sobre família, confiança e amor.


          Já vou avisando que, por se tratar do segundo volume, a resenha pode conter algum spoiler do primeiro.
          Após ter conseguido cumprir a missão de proteger Camilla Noble, porém com diversas sequelas tanto físicas quanto psicológicas, Marcel Seeder se vê em conflito com os ideais que alimentava sobre o que é ser um arcanista e o que descobriu a respeito da organização. Resolve então procurar por verdades não ditas enquanto se empenha cada vez mais em dominar sua gema e também em melhorar suas habilidades de combate, mas mantendo segredo de tudo pelo que passou.

"— Muito bem. A primeira lição de energização é parar de pensar que você tem um relâmpago. Ao invés disso, seja o relâmpago, Marcel. Pode fazer isso?"
“Rápido como um raio, forte como um trovão.”

          Agora a guerra está declarada! Arcanum, Guarda Nacional e Voz Verde. De que lado Marcel irá ficar? Qual a decisão certa a tomar? O que isso irá implicar na vida de seus familiares e amigos? Para saber as respostas será preciso ler!!
          Por ter gostado muito do primeiro volume, nutria algumas expectativas sobre Armamentista. Fico feliz em dizer que elas não só foram supridas, como também superadas. De maneira nenhuma consegui imaginar que o caminho traçado por Joe para Marcel seria dessa forma e a partir de um determinado momento do livro, a cada página lida fui surpreendida e acabei soltando várias exclamações e palavrões até o seu desfecho por causa das milhares de reviravoltas que esse volume possuí. E que desfecho impactante!! Ele nos deixa ávidos por querer imediatamente ler o terceiro e último volume da trilogia que me deixou eletrizada na madrugada de um domingo imaginando o que viria a seguir! Mas temos que ter calma nessa hora porque a previsão é de que ele só seja lançado por meados do 2º semestre de 2017.
          Armamentista com certeza entrou para a lista de favoritos e é uma das melhores leitura do ano também por diversos pontos positivos. Um deles é que, da mesma forma que o primeiro, mesmo sendo ficção consegue abordar aspectos reais me lembrando muito o período histórico de 1964 no Brasil por causa dos conflitos e jogos de poder entre governo e militares, sem contar na preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Outro apontamento positivo é que também encontramos a valorização das relações interpessoais entre familiares e amigos.
          Com certeza meu personagem favorito é o protagonista Marcel, que evolui drasticamente tanto em poderio quanto em senso de liderança sem perder sua essência, com um pouco menos de insegurança. O que me incomodou um pouquinho é que ele nunca conseguia enxergar o quão forte ele é. Outros personagens também amadurecem e isso é bem perceptível no desenrolar da trama.

"— Não sou nada disso. Posso ter um relâmpago na mão, mas não sou um."

          A ambientação futurística também foi muito bem feita, detalhada na medida certa para a compreensão e sem ser cansativa, despertando e facilitando nossa imaginação no cenário criado. Aqui encontramos uma ficção científica nacional de grande qualidade. Quanto à capa, fico muito feliz que tenha seguido o padrão do primeiro volume e achei condizente com a trama, já que é um dos uniformes utilizados pelos personagens e, tenho que dizer, me lembrou muito Iron Man. Já em relação à diagramação, da mesma forma que o primeiro livro, li em formato digital e também seguiu o padrão do primeiro: simples, com tamanho da fonte agradável e com ínfimos deslizes na revisão que em nada atrapalham a leitura ou o entendimento.
          Não tenho reclamações a fazer quanto à escrita de Joe, que foi cativante e envolvente do início ao fim e isso fez com que a leitura durasse apenas um dia. Não consegui parar enquanto não terminei de ler. É claro que indico a obra para todos os fãs de uma boa distopia, com muita ação e com uma pitada de romance sutil que estou bem intrigada para saber que rumo irá tomar no terceiro volume. Para quem se interessou, os livros podem ser adquiridos na forma impressa ou em formato digital.
          Me digam: ficaram curiosos para fazer a leitura? Já conheciam o autor? Pretendem se aventurar?

Bjux e até a próxima Descontrolados.

41 comentários:

  1. Oiii...
    É muito bom saber que temos bons escritores de ficção cientifica.
    #euapioioaliteraturanacinal
    O livro já está na minha listinha para próximas leituras.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fico feliz que apoie a literatura nacional e espero que ao fazer a leitura que goste tanto quanto eu.
      Obrigada.

      Excluir
  2. Acho que a literatura nacional está pau a pau com o estrangeira e isso é sempre motivo de orgulho, não li a resenha toda com medo dos spoilres, mas quero ler o primeiro livro da serie.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu acabei de conhecer esse escritor, vi um post de parceria e acho que foi no seu blog, rsrw, não sei. Enfim, eu lendo sua resenha achei um tanto quanto legal a obra! Apesar de se tratar do livro 2 o livro conseguiu me interessar um pouco mais. Sobre a capa continuo com a opinião de não gostei kjkk SORY. Que bom que a escrita continua tão cativante quanto antes. Até mais vê
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Não é um tipo de história que me anime a ler, Porém acho bacana quando um livro consegue superar nossas expectativas.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Oie! Não conhecia literatura brasileira desse gênero - que eu amo - e amei conhecer e saber. Acho lindo quando encontro brasileiros investindo na literatura <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, já é o segundo volume e eu ainda não li o primeiro???? Já conheço o autor ehá algum tempo eu quero ler o primeiro volume. Gostei bastante de conhecer um pouco sobre o segundo livro e espero ler ambos em breve.

    ResponderExcluir
  7. oie, eu não sou fã de distopias, por isso não sinto vontade de ler, mas gostei de saber que te surpreendeu e que os caminhos que você imaginava acabaram sendo ainda melhores. ALém disso, achei interessante isso de ter a valorização do ambiente e das relações inter pessoais, e confesso que deu um pouquinho de curiosidade em relação a essa semelhança com o período histórico de 1964

    ResponderExcluir
  8. Você leu em um dia? Meu D'us! Gostei da sua resenha, mas confesso que são poucos livros desse gênero que eu curto! Até me arrisco de vez em quando, mas não é sempre que consigo realmente gostar do livro. Porém, vou tentar ler esse assim que possível!

    ResponderExcluir
  9. Eu li a sua primeira resenha sobre esse livro. E vi o quanto gostou. Uma pena que não faz meu tipo de leitura pois da para ver o quanto você gostou. Sua resenha como sempre está muito boa. Adoro a forma como você expõe s livros. Parabéns, mas irei deixar passar a dica por hoje.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu acompanhei sua outra resenha desse livro, mas a obra em si não me agradou, mas fiquei tão contente em ver que tu gostou de uma maneira sem igual, parabéns pela resenha querida.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  11. Olá!! Já havia lido sua resenha sobre o livro anterior à esse e fiquei muito interessada! Agora só aumentou ainda mais o meu interesse! Parabéns pela ótima resenha!! Obrigada pela dica! bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Nossa, sua resenha ficou ótima, e depois dela com certeza vou anotar a dica aqui, afinal foram tantos elogios. Não conhecia a obra, mas ela parece ser bem interessante, vou deixar a dica anotadinha aqui haha

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Tudo bom?
    Fiquei meio perdida, pois não li a resenha do primeiro, mas pelo que entendi vou gostar da história por ser tratar de um gênero que estou apreciando.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ola, tudo bem?
    Owmm ese livro parece ser muito bom, mas vou deixar a dica passar. Não curto muito ficção cientifica e tenho uma lista enorme de romances para ler. Desejo muito sucesso ao autor, fiquei ainda mais feliz por saber que é nacional. Estou muito orgulhosa dos nossos escritores. Beijos

    ResponderExcluir
  15. E maravilhoso quando uma sequência não só atinge nossas expectativas, como as supera. Estou adorando acompanhar a evolução desta trilogia e estou imaginando como você vai ficar até o próximo lançamento. Eu estaria roendo as unhas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro mas pela capa e pela sinopse duvidei se leria ou não! :) ahah Ainda bem que gostaste da leitura! :)

    A verdade e que depois de ler a tua resenha fiquei super curioso, porque adoro ambientes futurísticos (bem construídos claro!) e uma escrita cativante! :)´

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o autor nem essa trilogia, mas já fiquei curiosa pra ler pois adoro tramas futurísticas!
    Adorei saber que a escrita do autor é cativante.
    Obrigada pela dica, viu? Sua resenha ficou maravilhosa <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  18. Oi Michel, sua linda, tudo bem?
    Que bom saber que o segundo livro é tão bom ou melhor do que o primeiro. Dessa vez, o que chamou minha atenção foi o conflito do personagem, a escolha que ele tem que fazer. Acho que a parte política deve estar mais acirrada. Se já estava animada para ler, agora fiquei ainda mais!!!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. É tão bom quando um livro conquista a gente do início ao fim, né? Faz com que a leitura flua rápido e o leitor acabe apaixonado.
    achei bem interessante a premissa do livro, e fiquei um tanto interessada já que o segundo consegue ser melhor do que o primeiro, mas não é muito o meu estilo então não sei se colocaria o livro na lista. Se bem que ando arriscando muito e saindo bastante da zona de conforto, então, quem sabe...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  20. Michele fui correndo conferir a resenha do primeiro livro e já comentei. Gostei demais e fiquei curiosa, quem dera ter tempo para embarcar nessa aventura agora. Estou mega sobrecarregada esse fim de ano.
    Muito bom saber que o enredo fica ainda melhor nesse segundo livro e que os personagens amadurecem com as experiências adquiridas. Ótimo saber que a Distopia e ficção científica se misturam. Enfim amei a dica. Beijos linda!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Que bom que o segundo foi ainda melhor que o primeiro, achei a história bem interessante, lembro que vi muitas semelhanças do primeiro livro com um jogo que gosto muito o Final Fantasy 7, e isso já me deixou bem animada, agora temos um livro mais focado nas intrigas, outra coisa que sempre me anima o//

    ResponderExcluir
  22. Olá, não conhecia a trilogia...mesmo gostando bastante da resenha esse não é o tipo de leitura que me atrai logo de cara, mesmo assim vou anotar a dica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  23. Olá, adoro quando alguém resenha livros de autores nacionais assim cheio de elogios pela qualidade da obra. É muito comum, encontrarmos que simplesmente não dá chance para a literatura nacional e torce o nariz para quem o faz. Adorei conhecer o livro, e com certeza vou conferir a resenha do primeiro. Bjz

    ResponderExcluir
  24. Olá, geralmente não leio ficção científica e nem distopias, meu caminho sempre foi para outros estilos literários. Não conhecia o autor e graças a sua primeira resenha soube da série. Ficarei atenta às novas experiências do caminho! Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Olá!!
    Que legal! Eu gosto muito de distopia futurista... ficou apaixonada! Ainda não tinha visto sobre a trilogia, mas me interessei..
    bjss
    :)

    ResponderExcluir
  26. Oieee
    Eu já conhecia o livro 1 da série, ela parece ser bem interessante, mas não é uma série que me desperte tanto o interesse de lê-la, mesmo assim guardo a indicação para uma futura oportunidade de leitura.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  27. OOOI!
    Como FÃ de distopias claroooo que me interessei pela obra!
    Gostei bastante da premissa, e esses ambientes futuristas me deixam louca. Amo!
    Dica anotadíssima!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  28. Michele, não conhecia nem obra e nem autor e gostei muito da história.
    Pode ser viagem minha mas os nomes me lembraram rpg.
    Fiquei bem curiosa em ler os livros.

    ResponderExcluir
  29. Oii, tudo bem? Eu acho a premissa dessa trilogia mega interessante e acho que iria gostar da leitura também. Minha irmã já leu os dois primeiros e adorou. Sua resenha ficou ótima!! Espero que o terceiro volume seja muito bom também :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi, Michele ^^
    Lendo a sua obra já fiquei categorizando em ficção científica então você pode imaginar a minha total surpresa ao concluir a leitura das suas impressões e ler que o escrito é uma DISTOPIA! AMO DEMAIS ESSE GÊNERO!!! *_*
    Fico muito feliz em ver os autores nacionais apostando nesse gênero que veio para arrazar e que mesmo saindo de cena continua fervendo os corações dos seus leitores.
    Nunca tinha ouvido falar dessa trilogia e muito menos do autor, foi uma delícia poder conhecer mais um autor nacional, amo demais nossa literatura e ela precisa ser valorizada! São através de resenhas como a sua que conhecemos o quanto o brasileiro é criativo em seus enredos.
    Gostei bastante desse seu comparativo da trama com a época da ditadura, só de saber que existe um enredo que trás questionamentos subliminares desse momento triste na história brasileira me deixa extremamente curioso e admirado.
    Não tenho nenhuma opinião formada a cerca dos personagens até porque peguei o andar da carruagem na metade do caminho. Será que me entende? kkk
    Parabéns pela resenha e que você leia o livro que fechada esse trilogia em 2017! ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Olá tudo bem?
    Adoro conhecer novos autores nacionais e eu super apoio quando eles lançam livros e gosto de ficar por dentro das novidades, porém ficção científica não é o meu gênero favorito de leitura. Eu até achei a premissa bastante interessante mas por enquanto tenho optado por ler livros mais leves, mas já anotei a dica e quem sabe eu não dê uma chance futuramente?
    beijinhos

    ResponderExcluir
  32. Eu sou muito curioso pra conhecer a escrita do Joe. Não consigo ler ebooks, realmente não rola pra mim, pois não tenho e-reader, mas espero ler seus livros na primeira oportunidade que tiver pois adoro o gênero.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  33. Apesar de tudo ainda não é uma saga que me chame a atenção pela questão do futurista mesmo. Não sei como lidaria com isto e mesmo lembrando um pouco a questão da ditadura. Mas vi que você realente gostou e é bom quando o autor não perde a atenção do leitor.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  34. Olá, vi a resenha do primeiro livro da série aqui no blog, e simplesmente amei a escrita do autor e todo o enredo distópico que criou.
    Gosto do enredo futurístico, só não sei se teria cabeça para ler tantas páginas em formato digital. Fiquei feliz que você tenha ficado tão animada assim com a série, e que Joe tenha estado tão atento para fazer uma continuação sem igual.

    ResponderExcluir
  35. Olá,

    Eu nunca li nada do autor, mas sempre vejo resenhas de suas obras pelos blogs por aí a fora. Tenho curiosidade em ler os livros dessa série, mas não por agora. Os livros que estou lendo agora são mais romances leves. Enfim, espero ler esse livro e gostar, como foi com você.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Olá. Michele

    Que bom que suas expectativas foram superadas, é muito bom quando isso acontece. E que bom também que ele entrou para sua lista de favoritos! \õ/
    Eu não me interessei muito pelo enredo em si, por isso que não leria, não faz meu gênero, sabe? Mas nunca digo nunca...

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Olá, tudo bom?
    Não conhecia a obra e o autor, mas, mesmo que o livro pareça ser muito bom, não o leria. Não curto obras com pano de fundo futurista, então, passo a sugestão da vez. Entretanto, fico feliz de saber que se trata de uma obra de ficção científica nacional de excelente qualidade e que te agradou tanto. Espero que goste tanto do terceiro volume quanto gostou dos outros.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  38. Oi Michele,
    eu já vi resenha do primeiro livro e fiquei interessada, ainda estou começando a ler distopias (começando mesmo, nem A Seleção eu li ainda!) e tenho cada vez mais interesse em ler livros dentro desse gênero, e ainda mais um que é de um autor nacional me deixou bem mais curiosa. Vou anotar ele na lista sem fim, se não para mim, ele é um ótimo presente para a minha colaboradora, Grazi!
    Bjs
    Talita - Viciados em Leitura

    ResponderExcluir
  39. Oi!!
    Eu não conhecia essa trilogia e gostei do que li aqui, com certeza eu daria uma chance aos livros.
    É tão bom quando estamos acompanhando uma trilogia e nossa expectativa é superada, pois muitas vezes acontece de o segundo livro não ser tão bom.
    Fiquei bem interessada em ir a procura do livro digital.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  40. Olá, apesar de não dispensar nenhuma leitura, no momento esse estilo de livro eu deixando para um momento mais ativo, digo isso por que percebi que ele é bem dinâmico e eu preciso de concentração para ler. Não conhecia o autor, mas já marquei na lista o gênero. Bjkas

    ResponderExcluir