segunda-feira, 12 de junho de 2017

[Especial] Comemoração de 03 anos de Lavínia

Descontrolados,

        O mês de Junho é muito especial para o autor parceiro Lucinei M. Campos, pois é nele que foi lançado a série Lavínia. E em 2017 faz exatamente três anos que seu primeiro volume foi publicado pela primeira vez. Dessa forma, hoje teremos postagem especial sobre os livros que compõem a série e a repostagem da resenha de Lavínia e a Árvore dos Tempos!
          A série é composta, até o momento, por dois livros publicados e o Lucinei está em processo de criação do terceiro volume. Vamos conhecer as sinopses dos já publicados.


Título: Lavínia e a árvore dos tempos
Autor(a): Lucinei M. Campos
Gênero: Fantasia/Infantojuvenil/Literatura Nacional
Páginas: 236
Editora: Independente
Degustação no Wattpad
Sinopse: Se você se visse cercado por seres nunca vistos antes, como uma fada homem rabugenta, que carrega uma peixeira e detesta humanos? Aconteceu com Lavínia, uma menina de nove, quase dez anos, um pouco diferente das meninas de sua idade que teve sua vida transformada, ao receber uma fada distinta a qualquer criatura mágica conhecida. Laus detestava seres humanos, e por esta razão, teria de cumprir pena ao seu lado por todos os males feitos contra os mesmos. O que seria um presente para a menina era um castigo para ele, que para entrar no nosso mundo teve que tocar seu dedo num livro que o transformaria em um típico morador da região escolhida. Mas, por engano, tocou num lugar bem oposto à terra da menina. Assim, seu nome, sua varinha, suas roupas, se modificaram completamente. Laus passou a ser Lorivaldo, e sua varinha, uma peixeira. Juntos, vão desvendar os segredos da imponente Árvore dos Tempos, que dá pergaminhos no lugar de frutos, e onde surgem nomes de pessoas importantes para a história da humanidade. O que pode revelar traços de coisas misteriosas e em comuns que há entre os dois e o mundo dos quais pertencem.

Título: Lavínia e a magia proibida
Autor(a): Lucinei M. Campos
Gênero: Fantasia/Infantojuvenil/Literatura Nacional
Páginas: 267
Editora: Independente
Sinopse: Lavínia está crescendo e com ela as dúvidas e curiosidades. Agora, com 10, quase 11 anos de idade, mais uma vez a menina se verá junto aos seus amigos inseparáveis, Léo e Lorivaldo, em meio a novas aventuras. É que criaturas mágicas de caráter duvidoso estão chegando ao Brasil no momento em que acontece um dos maiores eventos esportivos: a Copa do Mundo de Futebol. Além de seus problemas pessoais com os Valentões e as Marrentinhas na escola e com a loucura de ter uma fada homem e bem rabugenta ao seu lado, a estranha chegada de um bruxo misterioso à cidade trará perigos, principalmente para ela, que corre o risco de ser capturada desde que souberam de seu nome na Árvore dos Tempos. Juntos, os amigos vão descobrir que há muito mais magia em nosso mundo do que possamos imaginar e que nem sempre ela é permitida pelos seres que a rege. Lavínia terá de ser forte para escolher um lado, diante do que encontrará.
          Conhecemos primeiramente Lavínia (Vina) e onde mora: a cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro. Mas por enquanto não há quase nada de maravilhoso na vida da nossa protagonista. Ela é bem solitária convivendo quase que praticamente só com seus pais, Lucas e Gisele, e seu grande amigo Léo. Lavínia é uma menina completamente diferente das que estamos acostumados a encontrar por aí, tanto se falando na parte física quanto sobre sua personalidade.

"No fim da tarde surgia um amigo para visitá-la, um dos poucos, ou um dos únicos. Um menino que morava na rua de trás."

          Os seus companheiros de sala vivem perseguindo-a e também excluindo-a de suas vidas. Sim, Lavínia sofre bullying e a cada dia precisa desenvolver técnicas e planos mirabolantes para não cruzar com seus companheiros, tanto na escola quanto no caminho que leva e traz até ela.

"Na hora da volta para casa devia sempre trocar de rua, nunca passar pelos mesmos lugares. Esse era o cotidiano da jovem menina."

          Com o tempo, ela infelizmente constatou que o isolamento acabava sendo sua proteção e sempre procurava estar longe de todos, encontrando alguns cantos por onde se esconder nas imediações da escola. Um desses cantos era uma área aos fundos do colégio, onde sempre fazia suas refeições. Um belo dia após ser mais uma vez perturbada na sala de aula, ela vai para o seu refúgio entristecida e também com muita raiva comer o seu lanchinho e acaba por presenciar um fato inusitado: um passarinho verde que estava com as asas abertas de um modo curioso, aparentando estar machucado.

"A criatura continuou a encará-la, até que seu rosto, ainda úmido com a lágrima que havia rolado rumo a seu queixo, deixou perder uma gota próxima ao pássaro."

         Por determinado tempo, Lavínia acabou esquecendo o que a aborrecera e se sentiu em paz. Mas algo diferente estava para acontecer e culminou na aparição de Lorivaldo (Laus), uma fada rabugenta que odiava os humanos e com aparência de um soldado do filme Guerra de Canudos, onde a sua varinha era uma peixeira!

"Suas roupas agora eram uma camisa de manga comprida, coberta por um colete de couro marrom; uma calça surrada, do mesmo material; e um par de butinas também de couro, só que bege, com trançados até a canela. Em sua cabeça, um chapéu meia lua, com algumas fitas em cada lado."

          Como puderam perceber, Lorivaldo não é uma fada igual as que idealizamos e foi escolhido para passar um ano ao lado de Lavínia por ter aprontado muito. A partir desse encontro não irão faltar aventuras com goblins, boitatás, faunos, ninfas, curupiras, titãs e muitos outros seres míticos e perigosos.
         Essa leitura fez-me sentir criança novamente mostrando o quão mágico pode ser o mundo, basta realmente querermos vê-lo a este modo e não simplesmente manter a mente fechada ao diferente. O livro nos faz refletir sobre diversos temas, dentre eles: a importância das relações interpessoais para conviver em sociedade, bullying, amizade e companheirismo; além de nos mostrar que alguém pode mudar desde que lhe seja concedida uma oportunidade. Ainda enaltece o nosso folclore que muitas vezes fica esquecido em meio a tantos seres sobrenaturais e lendas existentes.
         Lavínia é uma garota forte e de bom coração que teve de enfrentar diversas situações complicadas e mostrou-se muito madura ao tomar suas decisões. Ela e também todos os outros personagens que compõem a obra foram muito bem desenvolvidos, tendo cada um suas particularidades e personalidades. A amizade entre ela e Léo é muito bonita (e rara) de ser vista, gostaria que mais laços assim existissem na vida real.
         A leitura foi cativante e a escrita do Lucinei conseguiu me prender do início ao fim, tentando desvendar os mistérios que circundavam Lavínia. Isso fez com que a leitura fosse muito rápida, levando apenas algumas horas para sua conclusão. A narrativa feita em terceira pessoa me agradou bastante e a diagramação e revisão estão muito bem feitas, sendo que no decorrer da leitura podemos entender mais a fundo e relacionar tanto o título quanto a ligação da árvore que está na capa com a vida de Lavínia.
          O livro faz parte de uma série e em breve trarei também a resenha do segundo volume Lavínia e a Magia Proibida.


SAIBA ONDE ENCONTRAR OS LIVROS DO AUTOR:

Lavínia e Árvore dos Tempos e Lavínia e a Magia Proibida:
- Diretamente com o autor, nas redes sociais
- Na livraria virtual Sanfer Livros
- Em livrarias do estado do Rio: Leitura, no Rio de Janeiro (ParkShopping, Shopping Nova América, Shopping Américas, Shopping Bangu, Shopping Metropolitano); Gutenberg, em São Gançalo (Partage Shopping); Itatiaia, em Duque de Caxias (Shopping Grande Rio) e Café com Letras, em Nilópolis (Centro).


Violeta não Sabe Amar:

- Disponível na Amazon

          E aproveitando que hoje é Dia dos Namorados, o Lucinei também acaba nos presenteando com Violeta não sabe amar totalmente gratuito. Para baixá-lo, basta clicar na imagem abaixo!!

          Indico a leitura para todos os públicos que procuram uma leitura doce, leve, cheia de magia e que quebra alguns paradigmas sobre o que esperamos ser uma fada de modo bem descontraído e inteligente. E vocês, meus queridos descontrolados, já leram alguma das obras do Lucinei? 

Bjux e até a próxima Descontrolados!

Um comentário:

  1. Oi, Michele! Acabei de conhecer essa série e achei sensacional! Ótima pedida para um primeiro livro, e acho incrível a autora conseguir falar de temas sérios com uma linguagem infantil :D

    ResponderExcluir