segunda-feira, 22 de maio de 2017

[Resenha] Bella Mafia - Vitto Graziano

Descontrolados,

          Hoje trago para vocês uma obra que me tirou totalmente da zona de conforto pelo fato de tratar com certa crueza diversas situações bem realistas da nossa sociedade. Estou falando da obra Bella Mafia do autor Vitto Graziano, gentilmente cedida pela Luva Editora para resenha.



Título: Bella Mafia
Autor(a): Vitto Graziano
Gênero: Thriller político/Romance policial/Literatura Nacional
Páginas: 387
Compre: Luva Editora
Sinopse: Sócio majoritário da maior mineradora do Rio de Janeiro, Salvador Lavezzo também é a cabeça por trás de um sofisticado esquema de narcotráfico no eixo Brasil-Suíça; contudo, vê sua fortuna ser ameaçada após a apreensão de dez toneladas de pasta base de cocaína no Mato Grosso. Investigado pela Polícia Federal e jurado de morte por seus superiores, Lavezzo terá 24 horas para virar o jogo a seu favor. A beleza desta obra vem da organização da guerra. No sentido óbvio e explícito, por tratar-se de uma organização criminosa; hierarquizada, regulada por normas rígidas, disciplinares e voltada para o enriquecimento ilegal, mas também no sentido de tudo funcionar como um relógio; as mortes, as ameaças, as palavras, nada está fora do contexto; tudo é necessário lá onde acontece e lá onde aparece. Este livro é uma máquina de guerra, pontual como a engrenagem do fuzil, bem lubrificado como o tanque e delicado como a pólvora.
          Começamos conhecendo Tupinambá que fazia parte dos Amigos (organização formada por ítalo-brasileiros ligados a Riccardo Treviso e também à mafia do tráfico no Rio de Janeiro)  e que estava ansioso por concluir uma missão dada a ele. Havia muito alvoroço entre os Amigos que estavam agindo de forma estranha, como se fossem quadrilha de rua. Após investigações ele chegou na pessoa desejada. Tupinambá está atrás de Guzmán Aguirre por ele dever uma boa quantia em dinheiro para os Amigos. Guzmán tinha uma boca bem grande, enfrentando seus "superiores", o que acarretou em miolos voando.

"Atingido por um bocejo, preparava-se mentalmente para o merecido descanso, ao escutar algumas passadas sobre o espelho d'água, num giro veloz empunhou a pistola. Ao invés do disparo foi surpreendido pelo olho mágico da morte."

          Há também Patrícia e Andressa que trabalham em um hospital sendo, respectivamente, cirurgiã de emergência e pediatra. Estavam em um dia comum, bem cansadas e enfrentando um trânsito de matar voltando para suas casas juntas. Andressa dirigia e acabou se envolvendo em uma briga de trânsito enquanto Patrícia acordava sobressaltada no banco do carona e então ambas passam por uma situação que não tem volta: são vítimas da violência.

"O fio de consciência desfazia - se junto à dor. O chão estava quente. Lembrou -se do filho e do marido até que, sem qualquer explicação, o anônimo lhe alvejou mais três vezes."

         Temos a inserção também de Salvador Lavezzo, um dos peixes grandes. Ele vem enfrentando problemas com a polícia devido algumas investigações onde seu nome é citado. Salvador está tentando dar a volta por cima e limpar o seu nome e então recebe uma ligação de Macedo que o atualiza de algumas novidades.

"- Tirando o Borriello, nenhum velho deu as caras, mas tem outra parada que deve te interessar - Macedo respondeu."

         Riccardo Treviso, um tubarão, convoca os mais importantes membros dos Amigos para uma reunião onde discutem como será resolvida a falha que Salvador Lavezzo cometeu para que não fossem comprometidos também nas investigações. Isso porque Fortunato, um delegado, fez várias alegações em uma reportagem à uma rádio e ninguém havia gostado muito de ouvir certas verdades ali ditas.

"- As últimas falhas de Salvador Lavezzo nos custaram mais de sessenta milhões em matéria prima, contudo, pior que o valor investido para trazê-la ao Brasil é o efeito negativo das últimas operações d Polícia Federal em nossa credibilidade, barateando o serviço ao aumentar os riscos dos investidores - Francesco retomo o raciocínio. Precisamos mostrar ao mercado que somos uma fonte segura... que não permite erros."

          Muitos outros personagens nos são apresentados, cada um sendo uma peça fundamental de um quebra-cabeças que deve ser montado com todas as informações fornecidas para o entendimento da obra como um todo. Será que os Amigos conseguirão se safar das investigações? Qual será o papel de cada um no desenrolar dos fatos? Só vocês lendo para descobrirem!!

          Essa obra traz uma mistura de informações bem verossímeis do atual momento do Brasil. Ele aborda sobre tráfico, violência e política, mostrando de forma bem crua a realidade de muitos moradores que convivem diariamente com a violência batendo à suas portas e aquela incerteza angustiante de saber se chegarão sãos e salvos em suas residências, o que também não garante segurança alguma hoje em dia.
         Vitto traz uma linguagem atual fazendo o uso de gírias costumeiras e faz a ambientação da trama toda na cidade do Rio de Janeiro. Ele consegue elucidar muito bem como funcionaria o esquema de uma máfia e quais suas consequências para quem faz parte dela, o que muitas vezes acaba tendo como preço a vida. Há uma hierarquia para que tudo funcione como deve e cada um deve saber o seu devido lugar dentro do grupo. Uma obra bem ousada a meu ver e que eu não havia lido nada parecido. Fiquei feliz por ela me tirar da zona de conforto e o livro nos dá alguns tapas na cara pelo fato de mostrar coisas que estão na frente dos nossos olhos mas que não queremos enxergar.
         É meu segundo contato com uma obra da Luva e em ambas encontrei um trabalho impecável quanto à revisão. Não posso dizer muito sobre a diagramação porque fiz a leitura no formato digital, mas tive um pouco de problema em relação ao tamanho da fonte e o espaçamento entre linhas. Faço normalmente as leituras no celular (que não é muito grande) no formato PDF, o que não possibilita muitas mudanças (que eu saiba) em relação ao tamanho da fonte e isso acabou deixando a leitura cansativa e lenta.
         Confesso que o tema não conseguiu me prender muito, mesmo Graziano apresentando uma escrita agradável e de fácil entendimento. Devido aos telejornais e todas as notícias que temos estou meio revoltada com tudo isso que anda acontecendo e esse sentimento acabou influenciando minha leitura, de modo que cada vez que tentava me engajar na leitura ficava enfurecida e não conseguia ler muito de uma vez, o que também deixou a leitura mais lenta. Mas isso aconteceu comigo e pode variar de leitor para leitor, o que não me impede de indicar a obra para quem quer sair da zona de conforto com um tema bem atual e também a todos que tem curiosidade e vontade de entender como é o esquema por trás de uma máfia.
         Vocês já conheciam o livro? Se interessaram em fazer a leitura?

Bjux e até a próxima Descontrolados!

40 comentários:

  1. Olá
    Confesso que não fiquei muito interessada em fazer essa leitura, talvez porque essa ambientação não chama muito a minha atençao mesmo. A capa também não me agradou e para mim é algo que conta bastante. Uma pena que o tema não conseguiu te envolver muit, talvez isso se dê por conta da complexidade.. fazendo com que a leitura ficasse lenta mesmo..
    beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oii Michele tudo bem?
    Eu fiquei bastante interessada em realizar a leitura desse livro, principalmente por envolver um dos gêneros que mais aprecio e sou viciada, sua resenha ficou ótima flor e gostei da foto da hierarquia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Adorei a resenha ;)
    Por mais que a obra não tenha te prendido, fiquei com vontade de ler, principalmente, pelo livro trazer essa realidade que enfrentamos atualmente no Brasil. Achei a premissa interessante e pretendo futuramente ler .

    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey,,
    confesso que esse não é o tipo de livro que me atrai ou que eu leria, mesmo que sua abordagem traga um assunto atual e realista, não conseguiria me envolver com a leitura, principalmente porque não tenho muito interesse em conhecer essa realidade tão de perto, pode parecer burrice ou até hipocrisia, afinal estamos falando da realidade nua e crua do nosso país, mas de verdade e de coração não me sinto curiosa e muito atraída por esse tipo de trama.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem
    Bem gostei do tema do livro,mais pelo que percebi deve ser meio confuso de enteder as vezes é por isso que entedo o por que de o livro não ter te agradado tanto ..
    Tenho que dizer que está capa não né chamou nem pouco atenção.
    Quem sabe um dia quando estiver de bobeira de uma oportunidade para livro .

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Não conhecia o livro e apesar de ter uma premissa bem interessante, não gosto tanto do gênero. Achei bem legal o livro trazer um conjunto de situações iguais a que enfrentamos hoje no Brasil e isso foi o que mais me chamou atenção. Uma pena o tema não ter te prendido tanto. Adorei a resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Já li algumas resenhas sobre esse livro e todas muito positivas, com certeza faz o meu tipo de leitura, irei procurar a obra para realizar a leitura, e espero gostar da história como todos que já a leram!

    BJss

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nada da Luva e não conhecia o livro. O enredo me interessou bastante, realmente o fato de ser um tema bem atual e de passar no Rio de Janeiro já é um ponto positivo pra mim e me deixou bastante curioso. Eu evito ler em formato digital pq tb não consigo me prender como quando leio livros físicos, acho que me cansa também, já que fico bastante tempo no pc pra trabalho. Mas eu leria sim, não o digital, mas o físico.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  9. Olá! Desta vez eu passo a diga, o livro me parece legal.Acho que seria um pelo roteiro para uma minissérie. O fato é que quando leio um livro quero fugir da vida real. E está história é muito contemporânea.

    Bia

    ResponderExcluir
  10. Olá, Michele.
    Já li algumas resenhas sobre esse livro e confesso que ele não faz meu estilo. Assim como você, acho que esse tema não iria me prender e acabaria abandonando a obra.
    Trata-se de um livro bem denso e complexo. É um prato cheio pra quem curte obras do gênero.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oiii tudo bem??

    Meu blog também é parceiro da Luva, e a resenha de Bella Mafia vai sair logo logo por la tbm, é um tipo de livro ou se ama ou se odeia ne? Acho o trabalho da luva lindo.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Também somos parceiros da Luva, mas infelizmente esse livro não me chama a atenção... Vou deixar a dica passar dessa vez
    Bjinhos

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá! tudo bom?
    Nossa parece ser realmente interessante, uma premissa muito bacana, mas como você esse livro iria realmente me tirar da zona de conforto, e isso me deixa meio receosa, embora eu fiquei muito curiosa e queria muito ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oiii!
    Não conhecia o livro ainda, e achei o tema abordado bem diferente do que leio normalmente. Me parece ser um livro que requer bastante atenção ao ler. Não sei se eu ficaria empolgada na leitura, também pelo mesmo motivo que você. Talvez esperar um pouco a poeira baixar dos nossos noticiários e ler em outro momento. Mesmo assim, achei o livro bem interessante e me pareceu ser uma leitura bem enriquecedora. Pretendo ler sim, só que mais para frente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Conheci esse livro por conta da parceria com a autora, mas ainda não fiz a leitura. É uma pena que você não tenha se conectado à história, ainda que o autor escreva bem. Esse fatos causa muito problema durante a leitura.
    Também não me agradou muito a inserção de gírias, não acho isso legal em livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu achei a história do livro bem interessante, mas infelizmente esse não é muito o tipo de leitura que eu colocaria na minha estante. Eu não sou uma grande leitora do gênero policial.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Infelizmente não consegui ter interesse por essa obra. A começar pela capa que não é atrativa e a sinopse que não me chamou atenção. Apesar de ser um gênero que me agrada muito, não achei o enredo convidativo.
    Passarei a dica.
    Bjo

    ResponderExcluir
  18. Oii, eu gostei de como descreveu o livro, adorei a postagem, achei interessante os temas,e quero ler um dia.

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bom? Adorei seu blog, amo ler resenhas.
    Comecei a postar resenhas no meu blog também e se você tiver interesse o link é esse:
    https://umapalavrasobremim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Adorei a resenha!
    Gosto de livros com temas mais séries e não mito abordados. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Amo história de máfias, sempre estou procurando algo com essa premissa que vá me interessar, e esse livro me interessou. Só com a premissa dele da para notar o quanto de ação que a história terá, estou bem empolgada para essa leitura, espero fazê-la logo, logo. Que pena que a história não te agradou 100%.

    ResponderExcluir
  22. Oi.
    É a segunda resenha desse livro que leio, e, sinceramente não sei se tenho interesse em ler ou não.
    Por uma lado é um autor brasileiro, e gosto muito disso de ser um quebra-cabeças de fatos que se inter-relacionam. Por outro lado, eu acho que passaria muita raiva também ao ver descritos ali fatos que vemos na TV todos os dias.
    Ainda não sei se é uma leitura que faria.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Essa foi minhas primeira resenha desse livro, confesso que o tema parece interessante, mas eu sinto que não seria um livro que me prenderia, não seria uma leitura proveitosa, mas gostei de ver suas impressões sobre. Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia a obra e nem o autor. Que eu me lembre, acho que nunca li nada no estilo e creio que esta obra seria uma boa pedida. Anotei a dica aqui!

    ResponderExcluir
  25. Oii
    Que pena que o livro não te prendeu muito! Eu acho que iria gostar muito do livro, pois adorei a sinopse e o fato de ter vários personagens ligados.
    Bjus

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro policiais, e este chamou-me imenso à atenção! Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  27. OOi!
    Achei bem interessantes os temas abordados no livro, o gênero também acho legal, porém, acho que não é uma leitura que adiantaria para este momento. Mas, quem sabe em outro. :)

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Oooi tudo bem?
    Eu não conhecia o livro é gostei muito da premissa a resenha é muito boa!
    Eu adorei! Dica anotada beijos 😘

    ResponderExcluir
  30. Oiee Michele ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e até que fiquei curiosa para lê-lo, mas não acho que conseguiria fazê-lo agora. Assim como você, eu ficaria tão revoltada que é bem capaz de jogar o livro pela janela...haha' temas assim me deixam fula da vida, e acho melhor esperar uma época em que eu não esteja tão sensível a temas como violência *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  31. Oi Michele.

    Que pena que a história não conseguiu te prender muito, pois pelas sua informações, eu fiquei bem curiosa com a trama. Vou adicionar na minha lista porque não conhecia o livro e a sinopse também chamou a atenção. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  32. Oiii mii
    Tudo bem?
    Não é o tipo de livro que me chama atenção para leitura futura.nao curti a capa nem a premissa.
    Ando evitando leituras que me revoltem muito rsrd
    Uma pena ele não ter prendido vc na leitura.
    Valeu pela dica

    ResponderExcluir
  33. Oie
    não sei se é um livro que leria por não chamar muito a minha atenção e ser um gênero que não me apetece muito mas boa dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Não é o tipo de livro que chama minha atenção, não curti a premissa nem a capa.
    Hoje eu passo a dica.

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Amei a capa e adoro esse tipo de livro, mas esse não me prendeu. Achei deveras confuso e não me instigou em nada. Dessa vez eu passo.
    Abs
    Nizete
    cia do leitor

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Os temas abordados no livro são bem atuais mesmo. Estamos vivendo em uma sociedade recheada de corrupção e violência. Gostei dos fatos abordados e como a história se desenvolve.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  37. Eu gostei muito da sinopse e de tudo que você pontou dos aspectos do livro. Eu entendo seu sentimento de raiva em relação a leitura, pois parece ser muito próximo da realidade em relação à violência das grandes cidades brasileira.
    Bom, se eu tiver oportunidade, lerei com certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Oie.

    Estou com este livro para ler, foi enviado pela editora, mas ainda não consegui ler. Estou tão enrolada com faculdade que não estou conseguindo ler tanto quanto antes. Estou até ansiosa para ler o livro, espero gostar. Estou torcendo!

    ResponderExcluir
  39. Então... Máfia não está dentre meus temas preferidos em livros. Nunca assisti Poderoso Chefão... Sei lá, li recentemente um livro que retrata a máfia e não gostei. Talvez fosse diferente se tivesse contato com essa obra, mas não sei... Acredito que para mim seria o mesmo que você: não me prenderia.

    Passo a indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  40. Oi Michele.
    Acho que já tinha ouvido falar nesse livro sim, mas acho que não conseguiria me envolver com ele pelo que você comentou no final da resenha: ficaria tão enfurecida pensando nas coisas que acontecem no mundo que não ia nem prestar atenção direito no que estava lendo.
    Que bom que o trabalho de revisão foi bem feito! Ultimamente ando vendo muitos livros mal revisados. Uma pena que tenha tido esse problema com a diagramação no formato digital
    Beijos

    ResponderExcluir