quarta-feira, 30 de novembro de 2016

[Divulgação] Publicação de livro - Marcelo Sousa

Descontrolados,

          Hoje trago uma postagem completamente diferente de tudo já apresentado aqui no blog sobre a grande conquista de um ícone importante na área acadêmica.
          Muitas pessoas acho que nem sabem, mas sou formada em Química e gosto de ficar por dentro de trabalhos que são desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e um desses trabalhos me chamou bastante a atenção pela relevância na área da saúde: luz como forma de aliviar dores. Um dos principais responsáveis por esse estudo é o Marcelo Sousa (Marcelo Victor Pires de Sousa) e acaba de publicar um livro tratando do assunto. A princípio parece estranho, mas vamos conhecer um pouco mais sobre ele e seus avanços nos estudos! Senta que a postagem é um pouco extensa, mas impossível ser diferente com tanto conteúdo a mostrar!!

SOBRE O MARCELO:

Nasci em Fortaleza – CE, no dia 23/07/1986. Desde que consigo me lembrar, sempre gostei de brincar de cientista. Quando tinha quatro anos queria ser paleontólogo, depois astrônomo (e não astronauta como os outros garotos!). A escola me entediava, até que aos treze anos tive minha primeira aula de Física no colégio Antares (Fortaleza – CE) e tive um insight muito claro: o mundo não é caótico; existem motivos baseados em princípios básicos para todos os eventos. Obviamente, essa racionalização veio muito depois, mas claramente eu “senti” a Física desde o começo. Participei das Olimpíadas Brasileiras de Física e Matemática. As aulas preparatórias para essas olimpíadas foram meu primeiro contato com a Física e a Matemática universitária e foram os principais motivadores para prestar vestibular para Física.

VIDA ACADÊMICA:

          Fiz bacharelado em Física (2007) na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde tive meu primeiro contato com pesquisa durante três anos como bolsista de Iniciação Cientifica (IC). Em 2008 me tornei professor substituto da UFC e ministrei disciplinas dos cursos de Física, Química e Engenharia.
          O bacharelado e a IC foram muito teóricos e eu queria aprender e gerar conhecimento com aplicações mais claras. Por isso, decidi estudar Física Médica ao ler o Livro “Física para Ciências Biológicas e Biomédicas” da Profª. Drª. Emico Okuno. Fui selecionado para o Mestrado no Instituto de Física da USP (IFUSP) no segundo semestre de 2008. Durante o Mestrado tive o primeiro contato com a Fotomedicina – aplicações de luz na área de saúde. Depois de dois anos de aprendizado muito intenso e interdisciplinar escrevi e defendi minha dissertação “Estudo e desenvolvimento de simuladores de tecido humano para utilização em fototerapia”.
          O Mestrado em Fotomedicina me motivou para continuar buscando conhecimento nessa área que é por natureza transdisciplinar – permeia várias disciplinas; e translacional – permite levar conhecimentos básicos de ciência diretamente para a aplicação mercadológica. Com isso em mente e com muita motivação comecei o Doutorado dois dias depois que defendi o Mestrado! Desenvolvi o Doutorado em Física aplicada à Neurociência no IFUSP, com Doutorado sanduíche no Wellman Center for Photomedicine - Harvard Medical School. A pergunta chave do meu Doutorado foi: "como é possível usar luz para aliviar dor?”. A aplicação clínica da terapia com luz para aliviar dor ainda fica restrita a um grupo reduzido de profissionais da saúde e enfrenta certo grau de descrença por falta de conhecimento sobre os mecanismos de ação desse processo. A tese “Interação de laser com neurônios: óptica de tecidos e Fotoneuromodulação da dor” focou principalmente em demonstrar: 1) como a luz se distribui dentro do tecido biológico, quantificando a fluência de luz nos neurônios; 2) quantificação da atenuação da dor em camundongos; 3) elucidação dos mecanismos bioquímicos decorrentes da Fotoneuromodulação – modulação da atividade neuronal usando luz.
          A pesquisa decorrente dessa tese foi disseminada em quatro artigos publicados em Journals e anais de congressos como: Journal of Neuroscience Methods, SPIE Photonics West, SPIE Photonics Europe. Recebi os prêmios Student Travel Grant SPIE 2012 e Scholarship Lemann Foundation para pesquisar em Harvard. Sou revisor dos periódicos: PlosOne, Journal of Photochemistry, Journal of Photobiology, American Journal of Sport Science. Autor do livro Handbook of Low Level Laser Therapy. Sou professor de Física das imagens médicas, para médicos residentes, entre outras atribuições como: palestrante, inventor e divulgador de ciências.


ATIVIDADE ATUAL:

         Atualmente sou fundador e Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na empresa que eu mesmo fundei: Bright Photomedicine (http://brightmed.com.br/). Essa empresa tem forte ralação com a minha tese de Doutorado, “Interação de laser com neurônios: óptica de tecidos e Fotoneuromodulação da dor”, uma vez que a empresa se presta a desenvolver produtos e serviços baseados nos efeitos biológicos decorrentes da Fototerapia. O rigor científico estabelecido na tese de Doutorado e o renome das instituições envolvidas na pesquisa (Instituto de Física da Universidade de São Paulo e Wellman Center for Photomedicine – Harvard Medical School) trazem credibilidade ao projeto junto aos colaboradores, parceiros e investidores. A minha decisão de empreender surgiu no ano de 2013 visando desenvolver a minha invenção/patente Light-Aid: “Fonte de luz multifuncional, portátil e flexível para tratamentos e terapias com luz”, BR 10 2013 000547 9. Em 2014 fui contemplado com bolsa PIPE-FAPESP para o projeto voltado para os ensaios clínicos com o Light-aid, que obteve, por sua vez, a aprovação dessa mesma agência. O projeto Light-aid me rendeu uma indicação para o Prêmio MIT Inovators under 35 years. Fui contemplado com o 3° lugar no Concurso Nacional de Startups 2014 e 18° lugar no Inovativa 2014.

SOBRE O LIVRO:

Handbook of Low-Level Laser Therapy book cover
Título: Handbook of Low-Level Laser Therapy
Autor(a): Michael R. Hamblin, Tanupriya Agrawal, Marcelo de Sousa
Gênero: Livro acadêmico
Páginas: 1170
Sinopse:  Low-Level Laser Therapy (LLLT) also known as photobiomodulation is almost 50 years old, and recently has been getting increasing acceptance from the scientific, medical, and veterinary communities. Discoveries are constantly being made about the cellular and molecular mechanisms of action, the range of diseases that can be treated is also rising, and home use LED devices are becoming common. This book compiles cutting-edge contributions from the world’s leading experts in Photobiomodulation and LLLT. Chapters cover general concepts, mechanisms of action, in vitro studies, pre-clinical animal studies, veterinary applications and a wide range of clinical topics. Edited by Michael Hamblin from Massachusetts General Hospital and Harvard Medical School, aided by two prominent researchers (Marcelo Sousa and Tanupriya Agrawal), this book will appeal to anyone involved in the basic science, translational aspects and clinical applications of LLLT. 

ENTENDENDO O CONCEITO:

          Sei que muitos podem estar se perguntando como isso é possível. Bem, o processo é um tanto complexo mas vamos lá! O princípio é relativamente simples: luzes especiais atravessam os tecidos biológicos até serem absorvidas no interior dos neurônios pelas mitocôndrias. Nesse local, a luz otimiza o Ciclo de Krebs (corresponde a uma série de reações biológicas que ocorrem na vida da célula e é responsável pela nossa produção metabólica), o que acaba aumentando a produção de ATP (trifosfato de adenosina, ou seja, energia). Quanto maior a energia, maior será a facilidade da célula liberar anestésicos endógenos, tais como endorfina, serotonina e marcadores anti-inflamatórios. E isso tudo sem qualquer efeito colateral. Para isso, os cientistas envolvidos desenvolveram um aparelho chamado Light Aid. 
          Para mim, é um estudo genial de extrema importância para o meio científico e tenho o Marcelo como exemplo de pesquisador único e com grande competência, afinal ele mesmo é o responsável por tornar sua área de conhecimento uma fonte de renda de grande potencial fundando sua própria empresa e lançando o Light Aid como peça principal para o desenvolvimento de seus negócios. A previsão é que ele seja lançado em larga escala no mercado em 2017. E suas ambições não param por aí, sendo que um de seus maiores sonhos é fundar no Ceará, sua terra natal e da qual tem grande influência em sua história, o Institute of Technology.



          Bom gente, acho que todos saímos da nossa zona de conforto hoje após ler essa postagem. O que acharam desse estudo? Conheciam alguma coisa sobre essa novidade?

Bjux e até a próxima Descontrolados!

70 comentários:

  1. Olá Michele
    Realmente é mesmo um assunto diferente, mas vale a pena a divulgação mesmo por conta de sua importância. Fiquei bem curiosa e intrigada em relação ao conceito do processo. Realmente, é genial! E claro, saímos mesmo de nossa zona de conforto, mas por essa obra, vale a pena sim. Desejo sucesso na trajetória do autor.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      É um assunto muito importante mesmo, afinal diz respeito a uma grande descoberta para o setor da saúde. Muito genial mesmo e é um orgulho que seja um pesquisador nacional!

      Excluir
  2. esse livro eu nunca tinha visto, é bom se arriscar em novas temáticas não é?

    http://literandototal.blogspot.com.br/2016/11/stranger-things-e-todas-as-suas-coisas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      É um lançamento e de grande importância científica!
      Muito bom mesmo arriscar em novas temáticas.

      Excluir
  3. Não conhecia sobre o assunto, e sim, acho legal sair de nossa zona de conforto, e com certeza a postagem serviu para isso. Muito sucesso para o autor.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Vivo sempre pesquisando sobre novas descobertas do tipo e adoro! Tira qualquer um completamente da zona de conforto! E essa era a intenção também.

      Excluir
  4. Oie,
    Já vi algumas coisas sobre o assunto mas achei legal saber do livro. Muito bacana tua postagem.
    Beijinhox e sucesso pro autor com o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fico feliz que já tenha visto algo sobre o assunto e saber do livro é muito importante na área acadêmica.

      Excluir
  5. Caraca!!! Que trabalho suuuper!
    Sou formada em ciências, e assim como você, também fico de olho nas publicações na minha área. Eu ainda não conhecia o trabalho do Marcelo, mas já tô pirando aqui e procurando pelo trabalho na internet!

    Fascinante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Que bom encontrar alguém do meio por aqui!!
      Fico feliz que tenha aguçado sua curiosidade e espero que se aprofunde no assunto, que é de tamanha importância para o setor da saúde.

      Excluir
  6. É um livro curioso. Acho que Marcelo usou bem a criatividade, espero que tenha um bom sucesso com o livro. E o trabalho de Marcelo é excelente.
    Parabéns.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Realmente é um trabalho excelente e de grande importância para a área acadêmica.
      O Marcelo teve grande ousadia em seus estudos e fico feliz que esteja prosperando!

      Excluir
  7. É sempre bom saber sobre pessoas que dão o seu melhor em busca de melhorias para todos. Parabéns ao trabalho do Marcelo e que boa sacada a sua em divulgar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fico feliz que tenha gostado da divulgação.
      Quando vi sobre o trabalho simplesmente não consegui pensar em outra coisa, entrei em contato com o Marcelo e ele foi muito gentil e me passou vários links sobre seus trabalhos. É ótimo que existam pesquisadores como ele!

      Excluir
  8. Oiii tudo bem?
    Estou realmente fascinada com essa sua divulgação é um tipo de obra que eu leria mesmo, por curiosidade, ele tem uma criatividade e tanto <3
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fico feliz que tenha gostado tanto e espero que tenha a oportunidade de se aprofundar sim nos estudos através da leitura do livro.

      Excluir
  9. Nossa, bem diferente o assunto não é? Não imaginava que era formada em química. Tenho uma amiga que está estudando essa área tem paixão por ela. Irei encaminhar esta postagem para ela. Parabéns pelo trabalho.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Uma área completamente diferente para alguém apaixonada pela literatura não?! rsrs
      Fico feliz que sua amiga goste tanto. Também sou apaixonada pela área e me sinto em casa quando estou entre as vidrarias e experimentos! Espero que ela se interesse pelo assunto e quem sabe possa até contribuir para a pesquisa no futuro!

      Excluir
  10. Olá
    Nossa que cara em? A UFC é uma faculdade bem concorrida e ver que ele conseguiu chegar a custar o custo que fez e ainda lecionar no instituto é de grande gratificação. Fiquei mais feliz em saber que o mesmo tem um trabalho tão grande sobre o seu amor. Adorei conhecer o autor, e até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      É muito orgulho ver alguém que consegue trabalhar com o que tanto gosta e ainda buscar melhorar a condição de outras pessoas. Ele é um exemplo de pesquisador para mim e só espero que ele prospere.

      Excluir
  11. Bom, eu não sou da área mas sem sombra de dúvidas a qualidade é excelente, para quem se interesse pelo ramo é um prato cheio para os estudos. Meu filho nasceu de 7 meses e durante 10 dias fez a fototerapia, me dava uma agonia por que ele precisava ficar com os olhos vendados mas eu sabia que era para o bem dele, mas é difícil ver um RN prematura ter que ficar 10 dias sem poder ver nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não sou mãe, mas posso ter uma pequena noção do sofrimento que deve ser acompanhar o filho que acabou de nascer por tal tratamento.
      Para quem é da área com certeza é um prato cheio mesmo e de grande relevância para o setor da saúde também.

      Excluir
  12. Oi Mi
    Caramba, o autor já tem carga viu
    Pessoalmente não me atrai pela leitura, mas desejo boa sorte a ele nessa nova caminhada.

    Abraços
    David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Para quem não é da área realmente é mais difícil se interessar porque é bem específico. O autor já tem uma grande carga mesmo!

      Excluir
  13. Nossa esse é um assunto bem diferente do que é tratado aqui, mas que eu acho bem relevante. O Marcelo parece que vem desenvolvendo trabalhos muito relevantes para a área da saúde e a leitura desse conteúdo só tem a acrescentar. Gostei muito. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      É um assunto totalmente diferente mesmo e por essa relevância que resolvi trazer para vocês.
      Para quem é da área, os estudos do Marcelo realmente tem muito a acrescentar e a inspirar também.

      Excluir
  14. Achei o assunto bem diferente e gostei de ver a diversidade do blog, divulgando o livro. Gostei do vídeo também. Ótimas informações. Desejo muito sucesso ao autor.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fico feliz que tenha gostado da postagem e também da diversidade do blog.
      Achei muito interessante divulgar o trabalho que apresenta tanta relevância e também por se tratar de um pesquisador brasileiro com esses estudos inovadores.

      Excluir
  15. Oi Michele.

    É sempre quando encontramos livros e autores que passam informações pela área que formamos. Como no meu caso é Administração e gosto de ficar por dentro de lançamentos de livros e palestra que ajuda implorar o desenvolvimento.
    Parabéns pela postagem, pois trouxe um assunto bem interessante.

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que trabalho show! Sou da areá da saúde, mas estava totalmente por fora!Adorei esssa postagem, pois é um trabalho que maravilhoso!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que trabalho incrível!
    Sou totalmente leiga no assunto, mas adorei saber desse avanço, e parabéns pelo Marcelo e pra você, por nos informar!
    Bem diferente, mas mega importante e interessante!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Que pena que só tem em inglês, apesar de ser totalmente leiga no assunto. Parabéns ao Marcelo que contribui com seus estudos nesse livro escrito a seis mãos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro, mas achei interessante as ferramentas que o autor utiliza na obra, toda a temática sobre as luzes especiais que atravessam o sistema biológico. Sem falar no fato interessante de sair do comodismo. Sucesso para o autor!
    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Nossa que legal a sua postagem. Adorei a ideia de abordar o tema. Não conhecia o autor, mas fiquei honrada em conhece-lo através do seu blog. Sucesso para vocês. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    É muito interessante ver esses posts diferentes, achei muito incrível esse trabalho sobre a ação de luzes especiais no sistema biológico; pena que o livro é em inglês, mas farei um esforço para me aprofundar mais sobre o assunto, pois é muito diferente. Muito sucesso para o autor e para o blog.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Eu não conhecia que isso era possível, mas achei um máximo! Espero que o Marcelo consiga fundar seu instituto no Ceará, e, quem sabe, não leve essa tecnologia e seu trabalho para vários outros países mundo afora.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  23. Oi Michele.
    Achei muito legal o post, desejo muito sucesso ao Marcelo. Apesar de não compreender muito sobre o assunto achei bem interessante.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Hey, Michele!

    Bem curiosa mesmo essa técnica, eu nunca tinha ouvido falar.
    Como eu não gosto de Química - nem de nenhuma matéria de exatas, rs -, se não fosse por você, jamais ficaria sabendo. Muito bacana o Marcelo publicar um livro sobre o assunto.
    Parabéns! Desejo todo sucesso a ele. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Olá!! :)

    Eu não conhecia o autor ou o livro mas devo confessar que não me contro interessado no momento... não faz nada o meu género, sabes? :) ahah

    Mas ainda bem que divulgaste e desejo o maior sucesso a ambos!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, fico feliz pela conquista do autor e deu pra sacar que o cara é muito fera no que faz hahaha. Imagino que seja um grande feito na área mesmo.
    Parabéns para ele e muito sucesso. Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  27. Confesso que não sabia nada sobre o estudo, achei interessante, mas realmente é muito fora da minha zona de conforto, hahaha. Então passaria a leitura, até porque provavelmente não ia entender metade do livro, rs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    To sem entender nada ahaha sou completamente leiga, mas achei muito legal seu post, mas 1170 páginas é muita coisa :o

    ResponderExcluir
  29. Oie!
    Eu ainda não conhecia o livro, e realmente é um título fora dos livros que costumo a ler. Realmente, vai me tirar da minha zona de conforto.
    Uma boa dica, e não conhecia sobre esse estudo apresentado.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  30. Oiii!!

    Livros academicos são muito importantes, eu não imaginava isso até ter que fazer tcc hahahah. Muito legal essa divulgação e mesmo não sendo muito minha area de atuação, deixei anotadinho aqui!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Muito bacana a divulgação, mas não é o tipo de leitura que eu gosto de fazer e nem que faça sentido para a minha área de atuação profissional!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  32. Olá.
    Embora eu não tenha curiosidade em ler o livro, adorei a divulgação que é muito importante para o autor. Fiquei feliz em conhecer mais um livro e espero ler resenha dele aqui.
    Parabéns ao autor e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  33. oie, uau, muito relevante mesmo. O livro do moço é imenso e acredito que tenha muita coisa interessante. Achei muito bacana isso da luz como forma de curar a dor e espero que seja algo que dê muito certo, pois poderá ser uma grande revolução para a medicina. Sucesso para ele e bacana você ter trazido isso para o blog

    ResponderExcluir
  34. Oi
    realmente é um post bem diferente, mas que é muito bom. Divulgações cientificas são complicadas, ficando restritas, geralmente, ao meio acadêmico e escapando do alcance do grande público, o que é uma pena. Eu achei muito interessante o tema abordado pelo autor, e espero de coração que ele consiga fazer o instituto de tecnologia que deseja.

    Talita - Viciados em Leitura

    ResponderExcluir
  35. Oi, tudo bem? Não conhecia nada sobre o estudo, achei bem interessante, bem diferente. É bom sair da zona de conforto de vez em quando e ler posts assim. Desejo todo sucesso ao autor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Olá
    Não fazia noção dê as estudo.E sim, isso merece ser divulgado a cada dia mais os nossos avanços.E totalmente diferente de tudo que ja li, fiquei um pouco confusa com algumas coisas ao longo que fui lendo, mas creio que isso é normal já que nao sei muito sobre o assunto.Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  37. Olá, fiquei meio perdido com este assunto, pois não entendo nada, nada mesmo, rs. Mas é interessante ver a pesquisa feita com tanto cuidado por Marcelo, e que ele tenha grande sucesso em seu trabalho.

    ResponderExcluir
  38. Olá!
    É maravilhoso ver como tem gente que se dá tão bem com física e matemática, apesar de sempre gostar muito dessa área optei por humanas. É ótimo que você tenha mostrado para nos algo tão diferente e interessante, assim saímos do nosso mundinho. Parabéns para o Marcelo e desejo sucesso sempre no seu trabalho e nos que auxiliam essa pesquisa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Não conheço muito a área, mas achei super interessante você trazer esse tipo de novidade aqui no blog, tenho certeza que é um livro que despertará o interesse de várias pessoas!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Olá, Michele.
    Realmente é totalmente fora da zona de conforto. Não sabia a respeito dessa pesquisa e a achei bastante interessante e inovadora.
    Desejo total sucesso ao Marcelo nessa pesquisa dele!

    ResponderExcluir
  41. Eu achei o livro incrível e desejo muito9 sucesso para o autor. Não é o meu tipo de leitura então passo, e passo tbm pelo número de páginas hahahaha, mas, muito sucesso mesmo, se ler isso já deve ser incrível, imagina ter escrito.

    ResponderExcluir
  42. Oi Michele,
    Ainda não conhecia o livro nem o autor, mas acho muito legal sairmos de nossa zona de conforto, como você disse.
    Acredito que essa obra deve ser um sucesso e que foi muito bem fundamentada. Vou deixar a dica anotada, mas acho que não será uma leitura que farei em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  43. Ooi,
    Apesar de não me interessar pelo livro achei super legal essa forma de divulgação! Parabéns pela pesquisa e pela disposição de explicar tudo para 'leigos' do assunto. A pesquisa é mesmo impressionante e muito promissora.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  44. Olá!

    Nossa, o assunto é realmente muito diferente do que eu estou acostumada a ler em blogs, mas achei extremamente importante e válido.
    O autor parece ser um cara genial, hein. Achei sensacional o trabalho que ele desenvolveu e fiquei tentando imaginar como a população teria acesso à isso. Simplesmente incrível!
    Adorei esse tipo de divulgação, parabéns!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  45. Hey!

    Obrigada por compartilhar conosco essa indicação de um tema incomum nos blogs literários, porém corriqueiro na vida de um monte de leitores, porque sempre tem alguém que pode achar útil ou ser salvo por um livro de área específica. Além disso: difundir conhecimento e divulgar autor nacional merece congratulações <3 Obrigada!
    Sobre o autor: queria metade da genialidade, ok?!
    xx

    La Oliphant

    ResponderExcluir
  46. Oi, Mi. Tudo bem?
    Legal saber que você é formada em química :) Eu estava me formando no curso técnico em química, mas acabei desistindo porque realmente não sou dessa área. Então confesso que apesar de ter aprendido muito no curso, meu conhecimento sobre a área é quase nulo hoje. Parece que eu esqueci tudo, sabe? Mas também, já tem um tempo desde que eu desisti de me formar nele hahahha
    Sobre o estudo do Marcelo eu ainda não conhecia, mas achei super bacana. Tomara que tudo dê certo. Nossa medicina agradece :)
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Olá, tudo bem? Tenho que confessar que achei o nome do seu blog bem criativo e único. haha Me identifiquei menina. haha
    Achei super bacana e fiquei curiosa sobre esse lançamento. Vamos ficar na torcida p/ dar tudo certo.


    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  48. Oi, tudo bem?
    Puxa muito bacana você ter postado algo tão bacana como essa descoberta nos explicando conceitos e mais sobre a pessoa que está estudando o assunto. Acho que futuramente se o livro dor traduzido para o português vou buscar Lee pois adoro ficar por dentro dessas terapias alternativas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  49. Olá Michele!
    Você não tem ideia de como amei seu post. Além de blogueira sou professora de biologia e esse livro me deixou super interessada. Como sua indicação, vou comprá-lo. Tenho certeza que será mais uma boa peça para o meu acervo acadêmico.
    Beijos.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  50. Olá, tudo bem? Realmente é um assunto diferente, porém como sou graduanda da área da saúde, adorei o post junto com o livro do Marcelo. Gostei bastante do que se trata e da premissa. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Olá! Adorei o diferencial do seu post muito bom poder divulgar nossos autores nacionais e conhecer sobre esses livros, já me chamou atenção em conhecer e poder desfrutar dessas obras, de inicio achei bem complexo esses conceitos.

    ResponderExcluir
  52. Michele,

    Fotomedicina não conhecia o termo e achei de uma relevância incrível ser apresentado a ele. Achei a postagem super interessante, pois certamente muitas pessoas entrarão em contato com o tema e divulgará esta forma de tratamento com benefício para a qualidade de vida, uma vez que trata a dor e olha o que tem de gente com dores crônicas.
    Parabéns pela iniciativa inovadora.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  53. Oi, Michele!
    Não conhecia nada sobre o assunto e nem sobre o autor. Gostei da sua iniciativa em abordar algo diferente dentro da literatura. Não é uma leitura que me agradaria, mas é uma ótima dica para quem se interessa pelo assunto.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  54. HAHA, que legal você ser formada em química, confesso que sou péssima nessa área e sofria muito no ensino médio com essa disciplina, admiro muito que estuda essa área.
    Adorei a divulgação do livro, realmente um assunto interessante para o avanço da ciência

    ResponderExcluir
  55. Não faz meu estilo, mas boa sorte para o autor.

    ResponderExcluir
  56. Oii, tudo bem?
    Esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, Mas gostei bastante da forma que você expôs o conteúdo do livro. Acho que eu acabaria não lendo por realmente não me interessar por esse tipo de livro. Mas parabens pela parceria.
    Parabéns pelo blog.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mar

    ResponderExcluir